Capa de Gun Jam

Review Gun Jam (PC) – Audiosurf, só que de tiro

Em 2008, Audiosurf chegou ao mundo trazendo uma inédita experiência rítmica que coloca o jogador no controle de uma nave em percursos com trilhas sonoras criadas dinamicamente, de acordo com os arquivos de músicas do próprio usuário. 15 anos depois, Gun Jam aplica o mesmo conceito em um jogo de tiro, mas infelizmente com uma execução que é notavelmente pobre e decepcionante. Criado pelos britânicos da Jaw Drop Games, o título está disponível para os jogadores de PC por meio da loja da Steam, com uma versão em realidade virtual vendida exclusivamente para os sistemas da Oculus.

Desenvolvimento: Jaw Drop Games

Distribuição: Raw Fury

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Tiro

Classificação: Livre

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: Sem registros

Tiroteio rítmico

Jogabilidade de Gun Jam

O objetivo é sobreviver às adversidades da arena selecionada, derrotando os obstáculos que atacam o personagem principal ao longo de toda a duração da música escolhida. A proposta é simples e fácil de ser compreendida, mas o jogo não faz questão de explicar como tudo funciona, gerando uma frustrante confusão no primeiro contato com Gun Jam.

Só é possível disparar ou se esquivar dos inimigos na batida das músicas, e não é necessário seguir o ritmo, já que é permitido segurar os botões do mouse e realizar as ações automaticamente. A funcionalidade cria uma jogabilidade amigável para casuais, mas falta uma opção para desativar a ajuda e criar um nível de dificuldade maior. Existem quatro mapas disponíveis, cada um com sua complexidade e personagem padrão, sendo impossível personalizar as partidas e ter liberdade para jogar de qualquer maneira. 

Desenvolvido com a Unreal Engine, Gun Jam apresenta bons visuais cartunescos, mas uma performance ruim, com frequentes travamentos que ocorrem durante a jogatina e prejudicam uma experiência cuja precisão é fundamental para completar cada desafio com sucesso. O jogo foi disponibilizado por seus produtores sem uma tradução para o português e com diversos problemas na interface, que nunca corresponde bem aos botões selecionados.

Qualquer música, mas nem todas

Gameplay de Gun Jam

Logicamente, a música é um grande fator para Gun Jam, que inclui dez faixas de vários gêneros que foram compostas especificamente para o jogo. Todas as canções estão disponíveis ao abrir o título pela primeira vez, já que não existe nenhum sistema de progressão ou até mesmo alguma forma de perceber a curva de dificuldade de cada faixa. 

Apesar de toda música já feita ser compatível com Gun Jam, nem todas as canções garantem necessariamente uma experiência divertida. O título se adapta melhor com faixas com 100 a 200 batidas por minuto, ao ritmo do eletrônico e gêneros semelhantes. Seria interessante se produtores tivessem implementado alguma espécie de integração com um serviço de streaming, já que é possível apenas importar mídias locais arquivadas em formatos como o MP3, que caiu em desuso nos últimos tempos. 

Decepcionante

A ideia é bacana, mas Gun Jam é um jogo pouco envolvente por conta da falta de conteúdo e de mapas, além da baixa variedade de oponentes nas fases. O título não aparenta ser um produto completo e finalizado, mas sim uma demonstração de um conceito que ainda requer muito trabalho adicional para se tornar algo que seja realmente engajador por mais de 5 minutos.

Os desenvolvedores prometem atualizações com melhorias baseadas no feedback feito pela comunidade, mas Gun Jam não é um jogo em estado de acesso antecipado, e sim um lançamento que deveria ter sido entregue pelo pessoal da Jaw Drop em um jeito mais polido e completo.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Gun Jam

6

Nota Final

6.0/10

Prós

  • Conceito bom
  • Compatibilidade com "qualquer" música

Contras

  • Sem sistemas de progressão
  • Faltam opções de personalizações