Adol Christin é um dos meus personagens favoritos no mundo dos games. Em Ys 9: Monstrum Nox nosso herói está visitando a cidade de Balduq, mas nada nunca é tão simples, e ele acaba sendo enviado para a prisão. A versão para o PlayStation 5 melhora o que já era muito bom.
Desenvolvimento: Falcom
Distribuição: NIS America
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG, Ação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch
Duração: 27 horas(Campanha)/41 horas(100%)
O homem que muda o mundo
Adol é o cara do seu mundo. Tudo acontece quando ele está envolvido. Ele acaba conhecendo figuras lendárias, encontra armas divinas e muitas outras coisas que só ele é capaz. Tudo muda quando ele chega em Balduq, e acaba indo para a prisão. Ao tentar fugir, acaba sendo pego por Aprilis, e se transforma em um Monstrum. A partir daí sua missão é enfrentar os Monstrum Nox e ir embora daquela cidade.
A história aqui tem uma boa progressão, ainda mais por conhecermos mais sobre o passado dos outros Monstrum. Cada capítulo é focado em um deles, e isso é extremamente divertido. A forma como os acontecimentos progridem é excelente. Adol é como uma pequena engrenagem que move tudo no mundo, tudo acontece por sua causa e não vejo hora de conhecer ainda mais suas aventuras. Um novo jogo está para ser lançado ainda em 2023, mas, por enquanto, somente no Japão. Porém, veremos uma versão mais jovem do nosso herói.
Melhora o que já era bom
Ys 9 não traz nenhum conteúdo adicional, mas apenas uma melhora gráfica e mais rapidez nas telas de carregamento, que são praticamente inexistentes. Essa versão basicamente deixa melhor o que já era muito bom.
A cidade de Balduq é viva e cheia de coisas para fazer, isso sem falar nas longas cavernas que temos para explorar. Com o tempo vamos liberando os dons de cada um dos Monstrum, o que nos abre novas áreas para explorar, isso sem falar no combate, que fica mais legal a cada vez que liberamos novas habilidades. Há dezenas de coisas escondidas em todos os cantos, e muitas coisas para ver. Ainda assim, podemos deixar muita coisa passar se não prestarmos bastante atenção.
Contudo, Ys 9 é fácil, pelo menos para quem já está acostumado com a franquia Ys. Tudo é muito dinâmico, e é possível se aproveitar da esquiva e da defesa para ganhar segundos e assim destruir os adversários. Para deixar o jogo ainda mais divertido, por várias vezes deixava de comprar armas e equipamentos de defesa novos para ter um maior desafio, mas ainda assim, tudo é muito fácil.
A trilha sonora é uma das melhores que a Falcom já fez até hoje. Ela é totalmente animada, divertida e marcante. A dublagem dos personagens é muito boa e a escolha dos atores foi totalmente acertada.
O melhor dos melhores
Ys 9: Monstrum Nox é muito bom e nos mostra um pouco mais das histórias do Império, além de trazer muitas novidades para o mundo. Adol é um herói que faz o mundo se mover. Sempre que ele chega em algum lugar, tudo muda de figura, e isso que me deixa cada vez mais fascinado com ele.
O combate é rápido e divertido, mas acaba sendo fácil para quem já teve algum contato com a franquia, então pode ser legal colocar nos níveis mais difíceis. Conhecer Balduq, a prisão e os outros Monstrum é um prazer, ainda mais por conta de suas histórias serem legais e fugirem de alguns clichês.
Caso esse seja o seu primeiro contato com a franquia Ys, não há melhor ponto de entrada. Todas as histórias são conectadas, mas totalmente independentes, então é possível entender tudo sem precisar dos outros títulos. Adol é um bom protagonista e recomendo muito o seu jogo e a sua aventura.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong