Halo Infinite Capa

Review Halo Infinite (Xbox Series S) – Valeu a espera?

Depois de um trailer bastante criticado lá pra meados de 2020, por conta de sua falta de polimento exacerbada, Halo Infinite finalmente dá as caras e ganha vida nos consoles da nova geração (e Xbox One). Primeiramente tendo seu modo multiplayer online – um grande apelo aos fãs – sendo disponibilizado de maneira completamente gratuita, para fins de teste e verificação da recepção do público, chegou a hora de recebermos a campanha da mais nova página da jornada de Master Chief.

Desenvolvimento: 343 Industries
Distribuição: Xbox Games Studios
Jogadores: 1 (local) e 1-24 (online)
Gênero: Tiro, Ação, Multiplayer
Classificação: 14 anos
Português: Legendas, dublagem e interface
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração10.5 horas (campanha)/25.5 horas (100%)

Master Chief, outra vez

Master Chief voltou para banir os Banished
Master Chief voltou para banir os Banished

Na bola da vez, incorporamos mais uma vez o soldado Spartan de armadura verde de codinome Master Chief, saindo de uma cápsula de refrigeração depois de ter sido desacordado e lançado no espaço para morrer. Aqui, acordamos e somos apresentados a uma assistente holográfica que lembra bastante a famigerada Cortana, figura icônica que fez parte de títulos anteriores desta saga – talvez tão importante quanto o próprio protagonista, eu diria.

Após algumas instruções iniciais, somos colocados na batalha dentro de uma nave recheada de inimigos, equipados apenas com uma pistola e o icônico rifle, enquanto praticamos as mecânicas de combate. Nossa missão principal é salvar a humanidade – ok, nada original – dos planos de Cortana, e isso inclui reviravoltas que não serão citadas ou especificadas aqui para evitar spoilers.

Tiro, pancada, bomba e gancho pra todo lado
Tiro, pancada, bomba e gancho pra todo lado

É engraçado pensar que nunca fui muito fã da franquia Halo por vários motivos, e dentre eles está a falta de agilidade do game como um todo. Sempre achei a movimentação e possibilidades dentro de um tiroteio bastante limitados, sem contar que o personagem nos primeiros títulos sequer corria ou podia aproximar a mira. Depois que a Bungie deixou de ser a desenvolvedora da saga Halo, as coisas mudaram bastante de rumo, o que chegou até mesmo a causar divisão entre os fãs após a tomada da 343 Industries como a responsável pelo desenvolvimento.

Tendo jogado praticamente todos os Halo passados (até mesmo os isométricos), posso dizer com facilidade que Halo Infinite é a junção de tudo aquilo que deu certo nos anos anteriores – ao menos, pra mim -, além de algumas novidades que parecem ser uma tendência no mundo do FPS. Agora Chief consegue correr, deslizar o corpo no chão enquanto ganha velocidade, aproximar a mira de inimigos e até mesmo utilizar um gancho existente em um de seus punhos. Note que muito disso já foi praticado antes, e são coisas para as quais alguns fãs de longa data torceram o nariz, por conta da jogabilidade passar uma sensação de algo mais próximo de Call of Duty e seus derivados.

O combate é um mix de tudo que já foi feito antes
O combate é um mix de tudo que já foi feito antes

A estrela de Halo Infinite, pra mim, com certeza é o novo gancho. Não me lembro da última vez que encontrei um FPS tão ágil assim, mesmo se comparado a DOOM Eternal. Com esse novo apetrecho, Chief agora é capaz de arremessar a si mesmo ao prender o gancho em algum local, o que serve para alcançar lugares mais altos. O acessório também é bastante útil para simplesmente se locomover mais rapidamente, porém mais ainda dentro de batalhas em que possa haver inimigos com escudo. Com isso, deixar o adversário completamente exposto fica bem mais fácil e intuitivo, além de que podemos nos puxar em direção a ele e desferir um soco no meio dos dentes, o deixando imóvel por segundos. Adicionalmente, mas não menos importante, o gancho consegue ser utilizado para pegar objetos a longas distâncias, como armas e uma espécie de caixote explosivo, sem precisar expor o personagem em meio ao tiroteio.

Mesmo assim, é inegável que uma sensação de repetição acaba surgindo aqui e ali. É como se estivéssemos fazendo quase a mesma coisa em todos os momentos, além de resolver elementos de puzzle bastante simples (como “pegue um item aqui e encaixe ali”). Porém, querendo ou não, a essência dos FPS focados em ação geralmente traz essa veia de agilidade somada a tiroteios.

Multiplayer com incentivos justos

O multiplayer online pega fogo
O multiplayer online pega fogo

Como o multiplayer online é gratuito, não há muito o que reclamar. A não ser que você seja alguém que comprou o jogo de maneira desinformada ou acha ruim com todos terem acesso e poderem se divertir sem custos. Mesmo assim, o online está divertido como sempre foi, além de ser um ótimo chamariz para gerar interesse nas pessoas em relação à campanha.

Nas arenas de batalha, podemos utilizar os mais diversos apetrechos da campanha, e outros já vistos nos títulos anteriores. Temos à nossa disposição elementos como veículos, as mais variadas armas dos Spartan e outras alienígenas, além do excelente gancho e outros itens secundários como granadas explosivas e escudos.

Incentivos do online são todos cosméticos
Incentivos do online são todos cosméticos

No multiplayer contamos com eventos e desafios, cada qual com sua linha do tempo de recompensas que são liberadas conforme jogamos partidas e coletamos pontos. Felizmente os itens obtidos são cosméticos e não interferem diretamente no progresso dos jogadores, o que evita desequilíbrios. Quer receber itens mais facilmente? Passe de Batalha Premium.

Para prolongar a vida útil do game, foram criados os famosos desafios diários e semanais, os quais se renovam em seus respectivos tempos e disponibilizam um novo prêmio. Os eventos funcionam de uma forma similar e contam com uma data de início e fim em sua duração, com seu próprio conjunto de recompensas por tempo limitado.

Dentre os modos online, estão os seguintes:

  • Fiesta: aqui, entramos na partida com armas e equipamentos aleatórios, enquanto a loucura é constante.
  • Bot Bootcamp: um modo para iniciantes praticarem contra a inteligência artificial em equipes de até 4 personagens. Os modos ensinados aqui são o Slayer e o Objective.
  • Big Team Battle: times de 12 pessoas se enfrentam em um grande campo de batalha com vários veículos à disposição.
  • FFA Slayer: o famoso todos contra todos. Aqui, vence quem ficar em pé e se manter vivo.
  • Tactical Slayer: neste modo não existem escudos e nem sensores de movimento. É um modo mais exigente com suas habilidades táticas, como o nome diz.
  • Team Slayer: o famigerado modo em que dois times se enfrentam no campo de batalha.
  • Ranked Arena: um modo feito especialmente para elevar seu ranking. Aqui, não existe radar, e o jogador precisará dar o melhor de si.

Vale a pena dizer aqui que a experiência através do Xbox Cloud Gaming (xCloud) também é excelente e casa muito bem com Halo Infinite. Por conta do jogo apresentar uma taxa de quadros por segundo considerada ágil (60 fps), a movimentação e mira ficam bastante fluídas, não devendo nada para a versão do jogo instalada. Assim, virar um Spartan através do seu smartphone é uma opção válida.

O melhor Halo já feito?

Pra mim, com certeza. Halo Infinite não é o jogo mais lindo do mundo, não traz novidades absurdas e muito menos tem cara de geração atual em muitos momentos – até porque é cross gen. Mesmo assim, a diversão é garantida nas quase dez horas de campanha que o game oferece, juntamente a uma jogabilidade extremamente ágil e que traz práticas de tudo que já deu certo anteriormente na franquia. O único ponto negativo é que não existe mais uma campanha cooperativa – até o momento – como antigamente e nem mesmo uma seleção de missão, o que acaba exigindo que comecemos tudo do zero caso queiramos jogar uma fase em particular.

Obviamente que o multiplayer online é o que mais vai chamar a atenção dos fãs de longa data que passavam horas se destruindo nas arenas através da internet, e pode apostar que Halo Infinite cumpre muito bem seu papel nesse quesito. O melhor de tudo, mais uma vez, é a possibilidade de jogá-lo sem pagar um tostão para isso, e nem mesmo uma assinatura do serviço Xbox Live Gold é necessário para tal, o que expande ainda mais os horizontes para a série ao conquistar uma nova legião de possíveis aficionados pela saga de Master Chief. Vida longa a Halo!

Cópia de Xbox Series S adquirida através do Xbox Game Pass

Halo Infinite

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Gancho transforma a jogabilidade
  • Multiplayer online gratuito
  • Incentivos no online são cosméticos
  • Ação desenfreada a todo instante

Contras

  • É inegável que há repetição
  • Campanha cooperativa inexistente
  • Se não jogou os outros Halo, vai ficar um pouco perdido