Hood: Outlaws & Legends

Review Hood: Outlaws and Legends (Xbox Series X) – Cavernas & Ladrões

Os produtores da Sumo Digital nunca tinham feito algo tão ambicioso com suas próprias pernas. A desenvolvedora, com ajuda de grandes publishers, trouxe jogos grandes para o mercado, como Sackboy: A Big Adventure, Crackdown 3 e a versão de Xbox 360 de Forza Horizon 2. Mas desta vez é diferente, com Hoods: Outlaws and Legends, a Sumo Digital tenta dar um passo sozinha.

Visto pela primeira vez em uma State of Play no mês de agosto do ano passado, o título chega aos consoles e aos computadores com uma premissa simples: Equipes de 4 contra 4 lutando entre si e contra a A.I. em um mapa generoso. Hoods: Outlaws & Legends é um multiplayer com ação e stealth, que possui os contos míticos de Robin Hood como pano de fundo. 

Desenvolvimento: Sumo Digital
Distribuição: Focus Home Digital
Jogadores: 1-8 (online)
Gênero: Multiplayer, Ação
Classificação: 18 anos
Português: Legendas e Interface
Plataforma: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S,
Duração: Sem Registros

A bandidagem em Sherwood

Furtividade é sempre importante

Neste título, temos a missão de pilhar ouro dos poderosos e aparentemente ajudar a população com isso. Podemos escolher um personagem dentre quatro, cada um deles com um estilo diferente e partir a um heist, um assalto para roubar um cofre. Lá, enfrentamos uma outra equipe de gatunos e além destes, a guarda que protege o tesouro, comandada pelo enorme xerife de Sherwood, vindo diretamente dos contos do Robin Hood, sendo uma das partes mais interessantes da gameplay 

O xerife não foi o único personagem tirado da história centenária, além dele, todos os outros quatro personagens que podemos escolher para os roubos também vem dos contos do Robin dos bosques. Os quatro personagens têm cada um sua própria classe, que são bem diferentes umas das outras. 

Podemos optar por uma jogatina mais furtiva se escolhermos a hunter Marienne, que assassina e se esgueira pelo mapa, fugindo dos olhares, ou podemos escolher algo um pouco mais corpo a corpo com John, o brawler. O que eu pude sentir aqui é que, por mais que sejam diferentes, até mesmo o personagem mais tank precisa ser tão sorrateiro quanto o personagem mais stealth. No fim estamos, num jogo sobre roubo com grande foco na furtividade, mas é frustrante não poder dar marteladas com um personagem enorme em minions controlados pelo computador. 

Ao assalto! 

Personagens diversos prontos para o assalto.

O jogo possui dois modos, o principal, chamado Assalto, e  outro modo chamado Treinamento. No Treinamento enfrentamos ao lado de outros 3 players a guarda do Xerife de Sherwood para aprimorarmos nossas habilidades como jogador e aprendermos mais sobre os mapas. Contudo, até no modo Treinamento é preciso ter uma boa comunicação, e quando estamos com outras pessoas que optam (ou não podem) usar o chat vocal, a comunicação falha bastante e até o treinamento se torna difícil e bagunçado. 

O matchmaking mais rápido geralmente nos leva para uma sala com jogadores randômicos, que não vão utilizar estratégia e com quem não temos uma boa comunicação. Desta forma, até lutar contra a inteligencia artificial é complicada, imagine então enfrentar jogadores reais, que podem estar organizados. Este não é um problema do jogo em si, mas acho que as ferramentas que o jogo dá, para aqueles que não querem conversar por voz não funcionam bem e são confusas, mais atrapalhando do que ajudando. 

O prato principal de Hood: Outlaws & Legends é o modo Assalto. É ali que a verdadeira diversão acontece se tudo correr bem. Você terá o desafio dobrado e, se vencer, irá ganhar o ouro e o nível que necessita para comprar itens, que são apenas cosméticos, e desbloquear pequenas habilidades que podem ajudar durante os heists. 

Problemas e falta de vida

Um dos pontos fortes do game, sem dúvidas seus bons gráficos

Apesar de ser bem vistoso, o jogo parece ter uma escassez de personalidade. A falta de uma história deixa tudo muito vazio, apático. O jogo é apenas online e ainda não funciona tão bem. Com apenas um modo de jogo real e poucos personagens, a experiência tende a ser bastante limitada.  Junte isso a problemas pontuais dos servidores do título, hitboxes estranhas e um combate melee um bocado travado e não vamos aproveitar da melhor das jogatinas. 

Pessoalmente tive uma ótima experiência com Hood: Outlaws & Legends, a comunidade dos jogadores não foi em nenhum momento tóxica, achei jogadores facilmente procurando por grupos no Xbox, mas não joguei com nenhum brasileiro, mas é algo que não posso garantir a todos. O jogo precisa de mais, ele foi lançado com pouca variedade em tudo e acredito que isso vá mudar. 

Não temos nada de original nessa mistura de Payday com Robin Hood e toques de O Senhor dos Anéis, nenhum sistema inovador, nenhuma gameplay com algo de novo.Entretanto, o multiplayer online com as pessoas certas pode ser bem divertido. E isso é mérito das pessoas e não de Hood: Outlaws & Legends, que precisa evoluir muito se não quiser cair no esquecimento. 

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Hood: Outlaws and Legends

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Bons gráficos
  • Multiplayer pode ser divertido
  • Crossplay entre consoles e PC

Contras

  • Carência de conteúdo
  • Problemas de comunicação nas partidas
  • Combate melee confuso
  • Nada de novo