review-horizon-chase-2-ps5-1

Review Horizon Chase 2 (PS5) – Um dos melhores jogos de corrida, agora no PlayStation e Xbox

Após ser lançado inicialmente no Apple Arcade e posteriormente para PC e Switch, Horizon Chase 2 finalmente chega às demais plataformas atuais, trazendo um dos melhores jogos de corrida atuais para um amplo público.

Desenvolvimento: Aquiris Game Studio
Distribuição: Epic Games
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 4 horas (campanha)/21.5 horas (100%)

Baseado na nostalgia, mas indo muito além

São poucas cores para cada carro
São relativamente poucos carros mas todos com estilo e personalizáveis

Horizon Chase 2 é a continuação de Horizon Chase e Horizon Chase Turbo, elogiado lançamento de 2019 (2015 nos celulares) que, baseado na nostalgia da série Top Gear nos anos 90, trouxe a corrida no estilo arcade ao redor do mundo para a atualidade. Horizon Chase 2 pega tudo de bom do anterior e melhora muito, entregando um dos melhores jogos brasileiros já lançados.

O modo principal de Horizon Chase 2 é a campanha ao redor do mundo, em que você deve obter bons resultados em cada país para liberar o próximo. Cada país apresenta diversas corridas e alguns desafios contra o tempo. Ao longo da campanha, você também vai recebendo dinheiro para aprimorar o visual do seu carro, além de experiência para melhorar os atributos do carro que estiver usando. Novos carros também são liberados à medida que avança no game.

Jogabilidade ainda melhor

As corridas são projetadas para se chegar no primeiro lugar geralmente perto do final
Cenários são incrivelmente bonitos

No geral, a jogabilidade é semelhante à do jogo anterior, mas melhorada. Ainda que relativamente simples, a gameplay é extremamente prazerosa e refinada. As corridas são curtas, variando de 1 a 3 minutos, o que é perfeito para pequenas jogatinas e incentiva muito o replay de cada pista para conseguir o melhor desempenho no tempo ou coletar todas as moedas azuis. Você sempre parte da última posição e deve enfrentar outros 19 carros para tentar chegar em primeiro lugar.

Além da corrida em si, em cada pista da campanha estão espalhadas moedas que você deve coletar para receber mais recompensas, adicionando uma camada a mais de desafio e diversão no jogo, além de incentivar ainda mais o fator replay. Para conquistar o troféu máximo em todas as pistas, você terá que rejogar algumas pistas diversas vezes, principalmente no modo contra o tempo. Uma mudança é que, dessa vez, não há a mecânica de combustível, que me parece uma decisão acertada, pois realmente não faz falta. Em suma, os controles são muito bons, as pistas bastante variadas e o conteúdo apresenta bastante desafio, criando uma excelente experiência de corrida.

Multiplayer local e online

Vencê-los normalmente libera uma nova pintura para um carro
São diversos torneios, onde diferentes pistas são agrupadas de acordo com algum conceito

Além do modo de campanha, temos o modo online e os torneios. Os torneios são relativamente simples: quatro pistas são agrupadas em sequência e são distribuídos pontos de acordo com a posição de cada corredor ao final da corrida. Vencer os campeonatos também libera diferentes recompensas, e eles são divididos em três níveis de dificuldade.

O modo online oferece corridas com outros competidores, com crossplay entre as diversas plataformas (PC, Switch, Xbox, e PlayStation). Ele pode ser jogado em salas fechadas com amigos ou em partidas com desconhecidos ao redor do mundo. O modo online funciona bem, ainda que pequenos “teletransportes” dos outros jogadores sejam comuns em algumas partidas com mais lag. Também existem eventos com desafios específicos como, por exemplo, vencer uma corrida sem bater ou sem usar nitros, de forma a ganhar recompensas e destravar mais cores para os carros e outros itens. Em quase todos os modos, é possível jogar também em multiplayer local de tela dividida para até 4 pessoas.

Visual que enche os olhos e músicas para acelerar

Número de referências a cada cidade e atenção a detalhe é incrível
Quem já visitou a usina de Itaipu já passou por aqui

O visual de Horizon Chase 2 é fantástico, apresentando um enorme salto de qualidade em relação ao anterior. Enquanto em Horizon Chase Turbo o que caracterizava cada localização no geral se resumia a imagens no background e alguns elementos em volta das pistas, os cenários dessa continuação são muito detalhados, envolvendo os carros e mudando drasticamente ao longo da volta completa. O número de referências a cada uma das cidades é enorme e, quem conhecer algum dos lugares em que alguma pista se passa, irá identificar várias.

As músicas, mais uma vez compostas por Barry Leitch (o compositor dos Top Gear clássicos), fecham o pacote com uma ambientação perfeita. Podemos notar que o jogo tem menos países e carros que no anterior. Porém, dado o salto da qualidade visual e de jogabilidade das pistas apresentadas nesse jogo, é compreensível essa diminuição no conteúdo, ficando a torcida para o título receber expansões no futuro.

Um excelente jogo, agora disponível para todos

Horizon Chase 2 é um exemplo de continuação, mantendo a essência e aprimorando tudo do game anterior. Estando agora disponível para praticamente todas as plataformas atuais, é obrigatório para todos os fãs do gênero – e mesmo quem não for, provavelmente também se divertirá.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Horizon Chase 2

9.5

Nota final

9.5/10

Prós

  • Jogabilidade prazerosa e divertida
  • Gráficos belíssimos e com inúmeras referências
  • Alto fator replay

Contras

  • Menos pistas e carros que no jogo anterior