horizon-chase-turbo-capa

Review Horizon Chase Turbo – Top Gear ficaria com inveja

É possível um não-fã de Top Gear gostar de Horizon Chase? Venho aqui para mostrar para todos que mordi minha língua: Horizon Chase Turbo é um jogo INCRÍVEL! Tudo aquilo de principal em sua inspiração, que sempre me afastou, faz bem melhor no jogo da Aquiris. Aliás, estamos falando de um jogo feito pelo pessoal do Brasil sillll, galera! O jogo foi lançado originalmente para celulares em 2015, depois para consoles (Xbox One e PS4) e PC em 2018, e agora em 2019 chegou ao Nintendo Switch.

Ano: 2015/2018/2019
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Corrida, Arcade
Classificação indicativa:
10 anos
Português: Apenas legendas
Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch, Android, iOS
Duração: 11 horas (campanha)/ 36 horas (100%)

Isso sim é que é um arcade de corrida

Um Top Gear bem melhor do que Top Gear

Bem, como dei a entender acima, acho importante dizer que nunca fui fã de Top Gear, sinceramente sempre tive um certo desprezo pelos jogos, e o maior motivo disso é porque ele tenta simular um 3D que obviamente não era um 3D como temos nos dias de hoje (e isso sempre me incomodou muitoooo). Nunca fui com a cara de jogos que utilizavam o recurso de bitmap rotacionando, como Mario Kart do SNES (ARGH), Duke Nukem, Wolfenstein, Star Fox (pior de todos), etc. Todo esse 3D fingido me passava a sensação de estar jogando algo malfeito ou que não funcionava muito bem, e sei que muitos discordarão de mim, é uma questão de opinião. Confesso que joguei Horizon Chase Turbo com todo o preconceito que eu tinha por ele ser inspirado na série Top Gear… e vou dizer que mordi minha língua. O jogo é divertido demais do início ao fim, tem aquela sensação de velocidade que gosto num jogo de corrida e, o mais importante: consigo VER O QUE ESTÁ À FRENTE NA PISTA. E pros fãs da trilha sonora de Top Gear, pasmem: o mesmo autor dela fez as músicas de Horizon Chase Turbo.

Jogar com amigos é muito divertido, mas senti falta do online

Múltiplos modos de jogo

Agora deixando um pouco o aspecto técnico e pessoal de lado, Horizon Chase Turbo possui uma campanha longa pra caramba, a qual vai te render várias e várias horas de adrenalina em corridas frenéticas. Sabe o mais legal e que achei que foi muito bem pensado? A campanha (chamada de World Tour) pode ser jogada em modo coop para até 4 jogadores. Ou seja, você se diverte com amigos e ainda progride na história. Tem coisa melhor do que isso? Muitos jogos de corrida normalmente atrelam o multiplayer ao modo mais arcade possível, o que na maioria das vezes te dá a sensação de estar jogando uma espécie de party game onde só tem aquilo ali pra você fazer sem recompensa nenhuma. Também temos torneios separados por nível de dificuldade, além disso existe o modo playground, que dá uma sobrevida para o jogo fazendo com que sempre existam desafios que vão se renovando ao longo dos dias – porém este modo exige conexão com a internet.

O DLC não faz diferença para o jogo, é realmente só um extra

DLC Summer Vibes rasa

Tenho uma crítica em relação ao DLC Summer Vibes que é o fato dele não adicionar nada de muito interessante. Você simplesmente abre skins/peles de um único carro extra e tem um listão de fases para jogar e ficar com sua pontuação registrada… e é isso. Por ser um DLC pago eu esperava mais conteúdo, como uma nova campanha ou até mesmo uma história sobre cada uma das skins do carro, já que cada uma delas apresenta um par de personagens diferente dentro deste carro.

Aprendendo a dirigir da forma mais icônica possível

O jogo continua sendo atualizado

Não dá pra negar que a campanha principal do jogo pode ser meio difícil para pessoas menos acostumadas com jogos muito rápidos, mas mesmo depois de meses após seu lançamento, a Aquiris resolveu lançar um DLC gratuito que possui dificuldade reduzida para qualquer um conseguir ter acesso ao jogo e se divertir. Foi algo notável, na minha opinião, e ainda de bônus você ganha o “carrinho da autoescola”.

Finalmente: Horizon Chase Turbo vale a pena? Com certeza, digo isso sem sombra de dúvida. É um jogo extremamente divertido, acessível, com fator replay muito grande e um multiplayer local sem igual – mais uma vez fico sentindo falta do modo online.

Prós

  • Nitro limitado pra não ficar fácil demais
  • Desafio justo e divertido
  • Atualização com DLC gratuito, mesmo após tanto tempo de lançamento
  • Sensação de velocidade absurda
  • Modo de jogo pra até 4 jogadores, até mesmo a campanha
  • Podemos usar todos os carros (até os dos DLC) na campanha principal
  • Até quem não gosta de Top Gear vai amar este jogo
  • Trilha sonora fenomenal
  • Sistema de progressão viciante, sempre te fazendo querer mais
  • Campanha de duração longa

Contras

  • Não dá pra ver atrás do carro (retrovisor)
  • Dificuldade única na campanha principal e no DLC Summer Vibes
  • Sem modo online (muito triste por isso)

Este review foi feito usando uma cópia para Switch cedida com carinho pela Aquiris