Depois de muitos adiamentos, Inazuma Eleven: Victory Road finalmente chega às lojas. O game que mistura RPG, futebol e anime traz uma grande quantidade de conteúdo em diferentes modos de jogo, além de excelentes visuais e trilha sonora.
Desenvolvimento: Level-5
Distribuição: Level-5
Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)
Gênero: RPG, Esportes
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Switch 2, Xbox Series X|S
Duração: 30 horas (campanha)/153 horas (100%)
A vida de um jovem apaixonado pelo futebol

Inazuma Eleven é uma franquia que começou com um jogo de Nintendo DS em 2008 e se expandiu para animes e mangás, com poucos produtos lançados oficialmente fora do Japão. Victory Road é o quarto jogo principal da franquia, que foi anunciado ainda em 2016, mas só agora foi lançado. Aqui, no modo RPG, acompanhamos a história de Unmei Sasanami (ou Destin Billows: você pode escolher entre ler os nomes japoneses ou ocidentais), um jovem muito fã de futebol, mas que tem uma condição médica que o impede de jogar. Assim, ele se muda para uma escola onde não há clube de futebol, para lidar melhor com esse trauma.
No entanto, o esporte acaba por perseguir o esportista, tanto no mistério do porquê da modalidade ter sido banida da escola quanto na vida de colegas que conhece na instituição. A história é bastante típica de um anime envolvendo esportes e jovens em idade escolar, com a modalidade sendo representada de forma bastante exagerada, emocionante e cômica. No geral, é uma história divertida e carismática, que serve bem para incentivar o jogador a seguir adiante. Além disso, tudo é muito bem ilustrado, com uma grande quantidade de cenas animadas de alta qualidade que desenvolvem o enredo durante a campanha.
Modo RPG é a sua jornada

Porém, o ritmo é um pouco lento, levando algumas horas para o jogo realmente engrenar e termos todos os sistemas ao alcance e começarmos o desenvolvimento real do nosso time. Você controla Unmei e os outros personagens em algumas partes da cidade de Nagasaki, por onde cumpre seus objetivos, encontra personagens, faz compras e realiza outras atividades esperadas em um RPG. Há uma grande quantidade de missões paralelas, que, em geral, são bem bobas, mas servem como forma de coletar recursos para comprar itens e desenvolver personagens.
O modo RPG possui um sistema de batalha extremamente básico, sendo um pedra-papel-tesoura um pouco mais elaborado e que não é exatamente uma batalha em si, sendo mais uma troca de palavras. As verdadeiras batalhas se dão mesmo no campo de futebol, seja em partidas pequenas de 5×5 ou no tradicional 11×11.
O foco é o esporte

As partidas são bastante diferentes de jogos tradicionais do esporte, pois aqui os personagens possuem níveis e atributos de RPG, além de técnicas mirabolantes para ataque, defesa ou drible. Você pode utilizar uma habilidade que tranca um adversário no lugar, uma que faz um chute poderoso do outro lado do campo ou uma que aumenta muito as chances do goleiro defender. Há confrontos diretos de drible, tempo lento e outros elementos que se adicionam à fórmula. É um sistema de jogo divertido e com muita profundidade, pois há muitos atributos e mecânicas entrelaçados. Ou seja, você pode escolher um time pronto e sair jogando, mas se quiser se aprofundar, terá muito com o que se distrair.
Um problema, portanto, é que não basta pegar um time qualquer e enfrentar outros, pois é necessário desenvolver os jogadores e obter suas técnicas. Por exemplo, se você começar o jogo e já quiser entrar em uma partida ranqueada, há muita chance de cair contra um adversário que está dezenas de níveis acima de você, o que faz com que não tenha chance de vencer (e sequer de se divertir), não importando as suas habilidades como jogador. Ou seja, o ideal é entrar no online quando você já tiver um time maximizado, ou no modo em que os times são nivelados igualmente.
Muito, muito o que se fazer

Além do modo RPG, temos outros. No modo Crônica, podemos usar nosso time contra times clássicos dos jogos anteriores da série e de algumas temporadas do anime. Também podemos recrutar milhares de jogadores desses títulos para montarmos nossos times. Em Estação Kizuna, podemos montar uma pequena cidade, selecionando edifícios e jogadores para passear. Em Competição, usamos nosso time em partidas livres, contra a CPU ou online. E em Baía da Batalha, podemos controlar times famosos de jogos anteriores e do anime, pré-montados, para partidas únicas ou para encarar uma temporada.
Em suma, trata-se de um jogo com uma quantidade realmente significativa de conteúdo, que nem tudo pôde ser descrito nesse espaço. Você pode, por exemplo, jogar apenas partidas e montar seus times, sem sequer encostar no modo história, como se fosse apenas um jogo de futebol. Os modos online funcionam bem, com partidas sendo encontradas sem dificuldade e rodando no geral sem lag. Contribui o fato do jogo ter crossplay entre todas as plataformas, o que aumenta a base de jogadores.
Muitos públicos-alvos
Inazuma Eleven: Victory Road é um prato cheio para fãs de futebol, RPG e/ou animes, permitindo que cada um aproveite no game o que mais gostar – ou, claro, jogar todas as possibilidades. Tudo isso ainda é complementado com belíssimos gráficos em cel-shading e uma trilha sonora com músicas originais do lendário Yasunori Mitsuda.
Cópia de PS5 fornecida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro




