Last Days of Lazarus

Review Last Days of Lazarus (PC) – Terror e fantasia numa Romênia noventista

Last Days of Lazarus é um jogo de terror desenvolvido por uma parceria entre os estúdios independentes GrimTalin e Darkania Works. O título oferece uma aventura imersiva que traz uma jogabilidade mediana envelopada em uma trama ruim e inconsistente, mas com uma ambientação e uma contextualização rara nos games.

Desenvolvimento: Darkania Works, GrimTalin

Distribuição: GrimTalin

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Terror

Classificação: 18 anos

Português: Não

Plataformas: PC, Switch, PS5, Xbox Series X|S

Duração: 3 horas (campanha)

Terror na família

Cena da campanha

Na trama, assumimos o papel de Lazarus, um homem que decide retornar à sua casa depois de descobrir que sua mãe foi encontrada morta por sua irmã. O protagonista logo se vê envolvido em uma sucessão de acontecimentos bizarros e horripilantes, precisando pôr um fim a toda essa situação enquanto desvenda o mistério por trás de tudo.

A aventura é situada na Romênia, nos últimos dias de 1999 – mais especificamente, 10 anos após a Revolução Romena, que culminou na violenta derrubada do ditador Nicolae Ceausescu em pleno Natal. Toda a contextualização bélica e política dessa era cria um pano de fundo sensacional para o game, e essas características têm uma relação direta com alguns dos variados e aleatórios eventos da trama. 

Clichês previsíveis

Diálogo do jogo

Last Days of Lazarus aborda temas seríssimos, mas certamente mostra que nem tudo é o que parece. O game tem uma proposta um tanto única em comparação com outros jogos de terror, já que foi adotada uma temática centrada em símbolos religiosos. Porém, a campanha cai em clichês ao misturar o catolicismo com elementos sobrenaturais, o que leva a diversas cenas previsíveis, repleta de sustinhos baratos, que faz com que a campanha falhe em manter a atmosfera de um verdadeiro terror psicológico. Isso resulta em uma constante falta de tensão e urgência na história, algo que um jogo de horror precisa para suceder.

Existem diversas reviravoltas no decorrer da trama, já que depois de certo ponto, Last Days of Lazarus se torna uma ficção científica com temas eróticos e fantasiosos um tanto incompatíveis com a ideia inicial da narrativa. Esses elementos distintos nunca se juntam e se combinam de uma forma que faça sentido, o que leva apenas a uma campanha decepcionante e ruim. 

Complicando o descomplicado

Puzzle do jogo

Last Day of Lazarus tem a jogabilidade típica de um simulador de caminhadas. O foco está na interação com objetos e na leitura de documentos que, juntos, lentamente contribuem para o desenrolar da história. O desafio principal reside na solução dos vários quebra-cabeças existentes na campanha, que, em certos momentos, são meio sem lógica, além de desnecessariamente complexos.

No entanto, existe um grande problema na exploração do título. Nada é devidamente destacado pela ambientação, que é totalmente interativa, mas marcada por várias falhas nas colisões do protagonista com o mapa. Os itens de cada nível são muito escondidos e sem destaque, o que acaba prejudicando o bom andamento da história. Além disso, alterar o esquema de controles também não é uma possibilidade na versão de PC do título, que sofre com algumas teclas que foram programadas para posições pouco intuitivas.

Visuais bons, mas limitados

Um dos mapas do jogo

Desenvolvido através da Unreal Engine, Last Days of Lazarus apresenta bons gráficos e uma performance aceitável, apesar de ter uma distância de renderização dos elementos do cenário baixa. Entretanto, o jogo possui um suporte ruim para telas ultrawide, que opta por cortar os lados verticais da imagem em vez de expandi-la. A cinematografia é travada e estática, e ela não tem sutileza alguma em momentos-chave da história. 

Last Days of Lazarus tem alguns problemas que podem ser creditados ao fato da equipe de desenvolvimento responsável pelo projeto ser minúscula. É possível constatar isso nas animações faciais, que são inexistentes apesar da equipe ter tentado esconder esse defeito ao máximo, ou até nas transições de cenas, que são sempre repetitivas. Não há uma tradução para o português justamente por esse motivo, sendo necessário ter um bom entendimento do inglês para compreender a narrativa apresentada pelo game.

Como um trem descarrilhado

Last Days of Lazarus é uma aventura curta e extremamente linear. Embora o jogo tenha seus pontos positivos, a experiência vai gradualmente deixando de ser interessante devido às mudanças de tom presentes na trama, que são incompatíveis com a proposta inicial do produto.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

5.5

Nota Final

5.5/10

Prós

  • Ambientação boa
  • Contexto intrigante

Contras

  • Jogabilidade ruim
  • Cenas estáticas