review-letal-league-blaze-capa

Review Lethal League Blaze (Switch) – Teste seus reflexos

Já pensou em jogar um jogo de luta onde sua principal arma é uma espécie de bola de baseball? Lethal League Blaze é um divertidíssimo jogo de luta com abordagem de esporte onde você derrota os adversários da arena utilizando um taco e uma bola – e isso é incrivelmente prazeroso.

Originalmente o jogo foi lançado em 2014 como Lethal League, anos depois a Team Reptile criou uma versão extremamente completa com o “Blaze” no final do nome. Lethal League Blaze é como se fosse uma versão deluxe, com direito a modo história, vários modos de jogo e muitos desbloqueáveis, ao contrário da original de 2014.

Desenvolvimento: Team Reptile
Edição: Team Reptile
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação, Multiplayer, Party
Classificação indicativa:
 10 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: 2 horas (campanha) / 21 horas (100%)

Apresentação acima da média

O jogo te insere no contexto da história de uma forma bem trabalhada. Simples, através de diálogos em texto em conjunto com cenas desenhadas e numa pegada cel-shading, muito linda de se ver. Muita gente diz que esse estilo gráfico se parece com o jogo Jet Set Radio da Sega (o qual nunca joguei), mas vendo imagens por aí eu realmente achei que houve alguma inspiração – e não que isso seja negativo.

A jogabilidade é simplesmente maravilhosa. Cada vez que você acerta a bola, que é usada aqui como sua principal arma, ela vai ganhando mais velocidade – e você acertar uma delas rápida, meu amigo, é algo extremamente prazeroso. Essa técnica exige um pouco de treino para saber o tempo certo de se apertar o botão com a bola vindo em sua direção, mas uma vez dominado a técnica, o jogo vira uma disputa de agilidade e quem aguenta mais tempo acertando a esfera absurdamente veloz – tudo uma questão de prática.

Além disso você também usar a habilidade de cada personagem apertando duas vezes o botão de rebater, que em seguida surgem num feedback visual e tátil mostrando que você conseguiu – no Switch lite infelizmente este recurso fica sem existir pela falta de vibração que o console tem.

Além das rebatidas normais, às vezes surge uma roleta acima do cenário que, se você jogar a bola lá, ela é engolida e em seguida a roleta a cospe em forma de powerup, ficando como uma segunda opção para acabar com o seu adversário.

Felizmente o jogo carrega de uma forma absurdamente rápida, então não preciso me preocupar em ter que reiniciar uma partida caso haja necessidade.

Online nota mil

O multiplayer é divertidíssimo, lembrando bastante Smash Bros. Apesar de achar meio confuso entender onde meu personagem estava quando joguei em 4 pessoas, foi bem engraçado tentar acertar todo mundo enquanto eu me desviava da bagunça. Pra completar, todos os modos disponíveis tem suas regras completamente personalizáveis, mexendo em velocidade da bola, tempo de partida, powerups ligados ou não, entre outras opções.

Infelizmente não existe uma forma de mandar convite para entrarem em minha partida (alguns jogos atualmente possuem isso), então joguei com algumas pessoas aleatórias junto a um amigo, adicionei estas pessoas e torci pra que elas entendessem que eu estava hospedando a partida para que elas entrassem, mas infelizmente não rolou. Bom, levando em consideração que é possível jogar com alguém da sua lista de amigos + pessoas alheias na internet, está ótimo.

Por outro, tentar a sorte de cair com seus amigos em salas públicas é uma tarefa meio complicada, por isso gostaria muito que tivessem implementado pesquisa de salas.

O que sustenta um jogo

O jogo tem uma grande incentivo para sustentar e cativar a atenção do jogador. A cada batalha você adquire uma quantidade específica de pontos, e estes pontos podem ser usados como dinheiro para comprar skins para os personagens, personagens novos, fases novas, músicas e até mesmo modalidades extras de jogos que podem ser inclusive jogados no menu do modo online. No total, Lethal League Blaze oferece 5 modalidades de jogo:

– Batalha aberta: o modo “livre”, todo mundo saindo no braço.
– 1v1: o clássico “x1” que a galera BR conhece bem, onde apenas 2 pessoas duelam.
– Equipes: o famoso timinho, onde é possível fazer 2v2 ou todos contra 1.
– Vôlei letal: é exatamente isso mesmo, o baseball vira vôlei por aqui.
– Tiro ao alvo: acerte a bola no alvo do lado adversário até vencer a partida.

É sério, tem muito conteúdo pra você jogar por um bom tempo – aproveita a quarentena.

Fala se não é bonzão?!

Por fim, apenas um detalhe extra, mas que fico muito feliz quando percebo, é que o jogo está em português. Na verdade, melhor ainda: a localização dos diálogos é perfeita! Nada foi traduzido ao pé da letra e sem contexto, e o bom humor nas falas dos personagens é mantida de forma que não tiram a graça em cada frase dita.

Performance 99%, aquele 1% é o Switch lite

No Switch lite o jogo tem inexplicavelmente algumas quedas de FPS ao jogar com 3 ou mais pessoas na mesma tela, e isso é bem estranho porque, na teoria, o console mais barato da Nintendo possui o mesmo hardware. Será que Lethal League foi testado em todas as versões de Switch?

Este relato acima foi de meu amigo que estava jogando comigo, já em meu Switch padrão não tive problemas se tratando de performance.

No hall dos melhores jogos

Lethal League Blaze é um jogo maravilhosamente impecável, bom pra jogar sozinho e simplesmente perfeito para se jogar com amigos no sofá ou no online. Os gráficos são lindos, a jogabilidade é fluida e batante ágil. A história é cativante e os diálogos são excelentes, realmente é um jogo pra ninguém botar defeito. Eu, como um não-fã confesso de Smash Bros, tenho que dizer que este jogo me cativou já nos primeiros minutos.

Este review foi feito com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Lethal League Blaze

10

Nota final

10.0/10

Prós

  • Direção de arte fantástica
  • Jogabilidade viciante
  • Desbloqueáveis aos montes
  • Esforço e recompensa
  • Online absurdamente bom

Contras

  • Performance no Switch Lite
  • Sem opção de pesquisa de salas