Se tivesse que escolher uma categoria de jogos amada por mim, essa definitivamente seria as do party/casuais. Sempre me apaixonei por todos os títulos que possuem o cooperativo local, party ou algo parecido em seu gênero, e é por isso que Overcooked sempre será um dos meus top 5 mais jogados de todos os tempos. Dito isso, tenho procurado títulos que me satisfaçam tanto quanto os Team17, e acredito que os encontrei – apesar de alguns problemas existentes aqui e ali.
Desenvolvimento: 2BIGo, ARP GAMES.
Distribuição: ALL IN! GAMES
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação, Multiplayer, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Switch
Duração: 4.5 horas (campanha)
Um dia na vida de um lenhador
Lumberhill é um indie feito por dois pequenos grupos de desenvolvedores chamados 2BIGo e ARP Games, cuja premissa é realizar – de certa maneira – as tarefas do dia-a-dia de um lenhador, com muitas variações oferecidas em termos de cenário, contexto e objetos interativos. No começo, temos um monte de personagens iniciais para escolher, estes que variam apenas em relação à sua aparência, não tendo mais nada em termos de habilidade para diferenciar um do outro.
Entre as tarefas a serem cumpridas estão o machado para derrubar árvores (que ressurge uma vez que é feito), ovelhas para serem coletadas e levadas para o celeiro, além de coisas extras como pontes quebradas que precisam ser reparadas para pular para o outra borda sem cair do penhasco. Novas tarefas continuam aparecendo o tempo todo, da direita para a esquerda na parte inferior da tela, o que significa que as da esquerda devem ser concluídas primeiro.
Ao terminar uma tarefa, você ganha 50 pontos para compor sua pontuação final, resultando em uma classificação geral dentro dessa etapa que vai até 3 estrelas simbolizando seu desempenho. Quanto mais estrelas você conseguir, mais chances você terá de obter uma recompensa interessante (novos personagens, versus estágios, etc).
Ao longo dos estágios disponíveis, novas coisas são desbloqueadas à medida que avançamos. De acordo com o contexto do respectivo mundo em que estamos atualmente, há novos elementos inseridos nesse sentido. Por exemplo: no mundo da China, as ovelhas são substituídas por ursos panda, que vêm com uma mecânica um tanto nova de seguir o jogador uma vez que ele segura um tronco de bambu. Além disso, novas coisas são adicionadas à jogabilidade principal, como trovões atingindo árvores e fazendo-as pegar fogo (o que exige um balde de água para apagar as chamas); a plataforma móvel controlada por uma alavanca, a rede de pesca, etc.
Diversão para um jogador
Se você é um jogador solitário, não se preocupe, porque Lumberhill funciona muito bem mesmo quando você não tem ninguém para jogar. O modo de um jogador é um problema em alguns jogos de grupo quando eles não têm equilíbrio em relação à dificuldade, fazendo com que as coisas fiquem fora de controle e desabem sobre o lobo solitário. Aqui, a mecânica de jogo faz um ótimo trabalho tanto no modo single player quanto no modo cooperativo, mas você terá que aguentar algumas das tarefas frenéticas que passam pela tela o tempo todo ao jogar com os amigos. Felizmente, nenhuma penalidade é aplicada ao perder uma tarefa, apesar dos pontos não serem computados.
Quando se trata do modo online, Lumberhill está praticamente morto, o que é uma pena. Os servidores estão totalmente vazios e, por algum motivo, não posso mudar minha região da Ásia para outra qualquer. Se eu não tivesse um amigo para testar o jogo online comigo, estaria perdido. Felizmente, podemos criar servidores e continuar jogando até que alguém decida se juntar à nossa sessão, o que nos poupa de ter que sentar nos lobbies – mas ninguém nunca se juntou a mim. Dito isto, pelo menos a comunicação online é livre de lag, considerando que joguei com uma pessoa do mesmo país que eu.
Além disso, se eu fosse os desenvolvedores, eliminaria o movimento flutuante dos personagens, já que muitas vezes parece que estamos surfando no chão, o que me dá uma enorme impressão de falta de precisão. Além disso, a ação de pegar elementos no cenário parece meio confusa, e isso piora quando há muitas – por exemplo – ovelhas ou porcos ao lado de uma tora, causando uma situação confusa que nos leva a pegar o elemento errado.
Um divertido party game para reunir amigos
Lumberhill é um jogo composto por altos níveis de diversão cooperativa de sofá e momentos engraçados. A mecânica pode parecer complicada e até imprecisa às vezes, mas basta alguns minutos para você pegar o jeito. O elemento de adicionar coisas novas à medida que os estágios avançam é excelente e adiciona muitas camadas extras à jogabilidade principal, resultando em mais diversão e coisas novas para aprender. Se divertir sozinho e com amigos é incrível, exceto que, quanto mais jogadores, mais caos é instaurado. Também é um prazer que o jogo ofereça um multiplayer online para jogar com outras pessoas pela internet, mas os servidores vazios desmotivarão todos que comprarem este título com o objetivo de jogá-lo apenas online. Se esse for o seu foco, você terá que pedir a um amigo para comprá-lo também, já que não há crossplay entre PC e Switch.
Cópia de Switch cedida pelos produtores