Lunistice é o tipo de jogo indie que deixaria Sonic com inveja. Desde o início da era dos Sonic 3D, tenho tido dificuldade em prender a minha atenção nesta nova abordagem do ouriço azul. É quase indiscutível que os jogos 2D do mascote da SEGA são muito melhores, pois você não precisa se preocupar com uma câmera de 360 graus. No entanto, nunca pensei que teria a chance de me deparar com algo notavelmente semelhante a uma experiência de Sonic 3D, mas não poderia estar mais errado. Até porque, acima de tudo, este jogo funciona em ambiente com visão de 360º.
Desenvolvimento: A Grumpy Fox
Distribuição: Deck13
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC, Switch
Duração: 2 horas (campanha)
Não é o ouriço, mas é melhor
Diferentemente da maioria dos jogos do ouriço azul, nosso objetivo principal aqui é atravessar todo o palco e chegar à sua linha de chegada, representada por um círculo translúcido. O material colecionável está espalhado por todo o cenário, assim como os inimigos estão esperando para nos atacar e nos pegar desprevenidos. O protagonista pode correr ou caminhar o tempo todo, e isso é 100% configurável através do menu de opções.
Eu diria que o maior desafio aqui se resume a controlar o personagem com precisão. Essa não é a tarefa mais fácil do mundo, já que a mecânica e os elementos da plataforma parecem ter sido todos projetados com nuances para dificultar o seu trabalho.
Algumas plataformas “pisáveis” são apertadas e têm apenas uma pequena área para você ficar acima delas, além de bolas flutuantes que são usadas como trampolins e que também têm apenas uma área estreita. Sem mencionar que alguns saltos exigem que você diminua a velocidade e mantenha pressionado o comando de caminhada para diminuir a aceleração no ar.
Além disso, as mecânicas de deslizar em barras marcam presença aqui e funcionam exatamente como nos jogos do Sonic, exceto que exigem o equilíbrio por parte nossa. Você pode usar trilhos para fazer o protagonista deslizar sobre eles até o próximo, então você tem que pular o vão entre eles para alcançar o outro trilho. Adicionalmente, também temos as pistas aceleradas que elevam a velocidade da personagem às alturas.
Também existem bolas nas quais podemos pular para sermos lanados, e sermos transportados para a próxima área através de um forte empurrão que te manda para o alto. Isso faz com que você tenha, novamente, que controlar sua posição no ar para cair dentro da próxima bola.
Por fim, ao finalizar a fase recebemos uma classificação para cada coisa cumprida dentro do cenário. Isso vai de objetos coletados até quantidade de vidas perdidas e tempo investido do início ao fim da fase em questão. Infelizmente, não existem grandes recompensas ou motivos sólidos para revisitar o jogo, uma vez finalizado.
Um incrível jogo de plataformas 3D
Considerando tudo, Lusnitice é um produto surpreendentemente bom que presta uma grande homenagem à era PS1 (por causa de seus visuais low-poly) e aos jogos 3D do Sonic. Ambos os aspectos do indie são feitos soberanamente, e tudo em termos de jogabilidade combina perfeitamente com sua proposta principal: entregar uma divertida experiência de plataforma 3D. Porém, nem tudo é perfeito, e o único defeito do jogo é ser muito curto, durando em torno de 1 hora e meia, além de que não oferece um incentivo grande para revisitá-lo senão o sistema de rank.
Cópia de Switch cedida pelos produtores