Mario + Rabbids Sparks of Hope

Review Mario & Rabbids: Sparks of Hope (Switch) – Melhoria absurda

Tendo sua estreia lançada em 2017, ficamos cinco anos sem uma sequência para o grande Mario & Rabbids: Kingdom Battle. Finalmente, no ano passado, um novo título da franquia foi anunciado, com muitas novidades para explorarmos e uma melhoria gigantesca em relação ao último jogo. Vamos, então, mergulhar em Mario & Rabbids: Sparks of Hope e descobrir o que ele tem de novo para nos apresentar!

Desenvolvimento: Ubisoft
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, RPG
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: Switch
Duração: 16.5 horas (campanha)/43 horas (100%)

Enredo novo, mas simples

Agora, a equipe não precisa ter um Rabbid
Agora, a equipe não precisa ter um Rabbid

Desta vez, nosso grupo de heróis se encontra em outro planeta, após Sparks caírem do céu próximo à Mario, e uma delas ser sugada através de uma substância chamada Darkmess, após uma raia gigante aparecer sobre o local e liberar tal coisa. Com isso, nossos heróis vão atrás dela, e assim a história começa. Para fazer tudo isso, contaremos com a ajuda das próprias Sparks, que são estrelas-cadentes vivas com poderes inimagináveis – e tiveram sua primeira aparição em Mario Galaxy, mas aqui elas são modificadas com a intenção de parecer um Rabbid.

Quanto à jogabilidade, tudo parece ter se transformado em uma experiência muito mais fluida. Agora, a funcionalidade de avanço rápido pode ser ativada para sempre ao contrário do jogo anterior, em que precisávamos segurar o botão para que isso acontecesse a cada turno do inimigo. As animações também acontecem muito mais rapidamente, e os personagens podem correr livremente em vez de você ter que selecionar um local para enviá-los para lá. Isso tambem exige estratégia por nossa parte em alguns cenarios, como em no qual o inimigo sopra forte e precisamos ficar atrás de obstáculos para nao ser empurrado.

Cenários influenciam na batalha

Cada personagem também tem seu comando de ataque, uma habilidade exclusiva e a respectiva habilidade do Spark, dependendo de qual Spark você equipou – é possível equipar até 2 por personagem. Os efeitos variam muito, desde habilidades defensivas que basicamente neutralizam qualquer dano causado a aliados dentro de um alcance, até efeitos ofensivos que atingem inimigos próximos.

O Team Jump também aparece novamente, sendo ótimo para obter uma amplitude de movimento mais ampla. Portanto, sempre que você se sentir limitado pela amplitude de movimento atual do seu personagem, você pode usar o impulso de algum companheiro para expandir seus horizontes e, assim, sua estratégia. Além disso, você pode se esconder atrás de obstáculos para evitar ser mirado, mesmo que eles possam ser derrubados pelos ataques dos inimigos quando sua resistência se esgotar.

Em termos de membros do grupo, o número máximo é de até 3 personagens. Desta vez, você pode fazer uma equipe mista entre Rabbids e heróis da Nintendo, não existindo mais a necessidade de ter pelo menos um Rabbid em seu time. Todos os personagens também vêm com uma árvore de habilidades que pode ser nivelada automaticamente ou definida para que as habilidades sejam escolhidas e aprimoradas manualmente, e isso é com você.

Sparks e mudanças

Sparks são uma excelente novidade
Sparks são uma excelente novidade

As Sparks são desbloqueadas à medida que o jogo avança e também podem ser melhoradas para melhorar seus efeitos. Colecioná-los é uma tarefa muito divertida, pois elas vêm em muitas variedades. As skins de armas também estão presentes, embora não mudem nada em termos de efeitos e números de dano. Porém, é divertido colecioná-las e adquiri-las em lojistas locais.

Mesmo que o modo multiplayer tenha sido removido dessa sequência, parece que a equipe teve muito mais tempo para se concentrar em melhorar o jogo geral. A jogabilidade é um grande avanço em relação a Kingdom Battle, sem mencionar que a movimentação livre dentro das batalhas levou as próprias batalhas a outro nível.

Itens diversos podem ser usados em inimigos

A experiência geral parece bem menos burocrática, além da exploração do mundo nos dar um sentimento melhor de mundo aberto, e das missões secundárias que nos favorecem e aumentam a experiência ampliando o fator exploração. Fora que há muitas interações necessárias com objetos em o cenário que são ativados por nossas interações, em adição à resolução de puzzles simples.

Uma grande melhoria em relação ao último

Mario and Rabbids: Sparks of Hope é um jogo incrível e uma experiência brilhantes. Essa sequência torna o anterior completamente “pulável”, ou um título que ao menos vale a sua curiosidade. A mistura entre Mario e Rabbids veio muito melhor, e os resultados são espetaculares em todos os aspectos da jogabilidade.

É realmente difícil encontrar algo para ser chato com, a menos que eu esteja em um dia ruim ou de mau humor para fazê-lo. Dito isto, se você é novo na franquia, basta pular direto para esta sequência e você estará bem servido. Se não for esse o caso, você ainda pode jogar o jogo anterior e verificar por si mesmo o quão grande é a melhoria que os desenvolvedores conseguiram reunir aqui. Por fim, novos DLC já foram anunciados, e podemos esperar alguns heróis da Ubisoft chegando como Rayman, que casa perfeitamente com a proposta de Sparks of Hope e não soa como algo cortado de propósito para faturar mais dinheiro.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Review Mario & Rabbids: Sparks of Hope (Switch) - Melhoria absurda

10

Nota final

10.0/10

Prós

  • Exploração recompensadora
  • Batalhas muito fluídas e divertidas
  • Equipe pode ser mista, dessa vez
  • Animações fantásticas e detalhadas