Muitos tentam conquistar um lugar à sombra de Mario Party, mas pouquíssimos conseguem – quase ninguém. Outro título que tenta embarcar na onda dos jogos 100% party é Marooners.
Anteriormente lançado em outras plataformas concorrentes, o jogo de temática pirata chegou ao Switch neste ano, apesar de sem novidades.
Desenvolvimento: M2H
Edição: M2H
Jogadores: 1-6 (local e online)
Gênero: Party, Multiplayer
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch
Duração: 10 horas (campanha)
Um oceano de águas rasas
Marooners é um jogo no estilo festa/party, onde o foco é disputar campetonatos entre algumas pessoas através de vários minigames. O jogo indie tenta, mas são vários os defeitos que existem por aqui, e o primeiro deles logo que iniciamos o jogo fica por conta dos personagens.
Não são ruins, muito pelo contrário: são até bem criativos e diferentes. O problema é que são completamente desconhecidos. Seria bem útil ao menos algum tipo de background que desse mais personalidade e profundidade aos bonecos disponíveis. Falta carisma!
Não existe sequer um texto descritivo, história… absolutamente nada! Por isso, não consigo encontrar um outro adjetivo para todos eles exceto “genérico” – sim, apesar do design criativo.
Confusão sem motivo
Existem até alguns minigames deveras interessantes em Marooners, porém a execução de quase todos é completamente sem sal e se resume em partidas extremamente curtas.
Os minigames em si tem um vínculo com cada local demarcado no mapa. Se tratando da diversão, os jogos rápidos que Marooners oferece tem sempre um fundamento bastante semelhante, que é o de coletar itens, pegar alguns powerups nada inspirados e atrapalhar seus adversários.
Existem vários locais com diferentes tipos de jogos, que são os seguintes:
- Miners of Mayhem: destruia as rochas e vá descendo na caverna.
- Flower falls: corre sobre plantas aquáticas ao mesmo tempo que estas afundam.
- Stonework Square: quebre mais rochas e não seja esmagado pelas que caem do céu.
- Crushing Chasm: Permanece na luz do mecanismo giratório.
- Twin Temple: mantenha a posse da estátua e fuja dos adversários.
- Crystal Cave: colete os itens no cenário.
- Mount Magma: Corra e pule sem tocar a lava.
- Rocky Road: Corra para salvar sua vida e não seja esmagado pela pedra rolante.
- Icy Isles: Não fique parado em cima da plataforma de gelo que cai depois de alguns segundos.
- Devil’s Drop: escolha uma plataforma para ficar em cima e veja a outra cair.
- Brimstone Basin: Pegue todos os itens e não seja acertado pelas bolas de fogo.
Modalidades
São três formas ao todo de jogar os jogos disponibilizados em Marooners: a linear, a aleatória e a Caos.
Na primeira, depois de finalizado um minigame, o jogo segue para o próximo e assim por diante. Vence quem consegue somar mais pontos no final e só. Na segunda é basicamente a mesma coisa que a anterior, só que sem uma ordem certa.
Na última, o Caos, os mapas ficam alternando entre si e tudo vira uma verdadeira bagunça. Neste modo, quando aquela partida cortada pela metade volta ao foco, é dado continuidade exatamente de onde parou.
Quando um campeonato se encerra, vence quem conseguiu mais pontos. Existe também a chance abrir novos personagens caso você suba de nível. E não, não tem como jogar um minigame individualmente.
Complicações
São vários problemas a serem listados por aqui. O jogo continua rodando mesmo se você pausá-lo, a inteligência artificial não permite ser modificada aumentando ou diminuindo a dificuldade, não existe um modo treino, não podemos personalizar as regras dos minigames, etc.
No fim das contas, se trata de um jogo bem básico e de rápido esquecimento. Talvez os desbloqueáveis te estimulem de alguma forma, porém todos são puramente cosméticos.
Potencial perdido
Marooners é um jogo com potencial, mas limitado. É incrível notar que ele oferece um modo online, tem personagens com um bom design e uma interface bem construída.
Dá até a impressão de que o jogo foi feito às pressas por causa de tantas falhas que possui. Bom, quem sabe numa próxima vez?
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores