MEGA MAN X DiVE Offline é uma alternativa livre de amarras do game online lançado para dispositivos móveis em 2020. Desenvolvido pela Capcom Taiwan, a versão asiática do jogo será desativada no fim de setembro de 2023, e por causa disso, os responsáveis optaram por manter o jogo acessível através desta nova edição. O título é um ode à franquia clássica, com fases inspiradas nos produtos da série, mas não chega a ser uma experiência tão boa quanto poderia ser nos computadores.
Desenvolvimento: Capcom Taiwan
Distribuição: Capcom
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma
Classificação: 12 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, iOS, Android
Duração: Sem registros
Uma proposta simples
Sem um foco narrativo, MEGA MAN X DiVE quebra a quarta parede e coloca o jogador em um lugar chamado Deep Log, que possui dados sobre todas as pessoas que já jogaram algum título da franquia. Só que os dados acabaram sendo corrompidos, e agora é preciso reparar os erros completando novamente as fases icônicas dos jogos. O game segue a fórmula da franquia Mega Man X, misturando mecânicas de plataforma e ação em fases que exigem uma boa mobilidade e ataques precisos. Essa combinação é interessante e funcional, embora as mecânicas sejam um tanto lentas.
Por conta da natureza mobile para a qual o jogo foi originalmente projetado, as fases contém missões que são sempre rápidas e pouco complexas. Elas consistem, majoritariamente, em avançar linearmente até derrotar os inimigos e chefes presentes em cada fase. A edição offline deixa de lado todo o conteúdo multiplayer da versão original, mantendo à disposição do jogador apenas os modos single player e os eventos realizados anteriormente.
Jogabilidade disfuncional
A jogabilidade é simples e tem uma mira automática que torna a experiência de jogo muito fácil, além da disponibilidade de vários personagens distintos. O título foi projetado com telas sensíveis ao toque em mente, e por esse motivo, a gameplay não é tão boa ao usar o mouse e teclado ou até mesmo um controle. Eles simplesmente não funcionam adequadamente nos menus do jogo e nem durante as partidas.
MEGA MAN X DiVE Offline distribui recompensas a todo momento, algo que também faz parte da natureza de um jogo produzido com base nas tendências do mercado de games para celulares. Contudo, as microtransações foram eliminadas desta versão, e a progressão é feita na base da conquista de conteúdo utilizando moedas e itens obtidos dentro do próprio jogo, recompensadas ao concluir cada nível. O título oferece um bom senso de progresso, permitindo que bons equipamentos sejam acessados sem a necessidade de dedicar muito tempo ao jogo.
Conversão ruim
MEGA MAN X DiVE tem todos os aspectos negativos e positivos de um jogo mobile. A interface, pensada para um uso em telas sensíveis ao toque, não faz muito sentido no PC, já que os textos frequentemente instruem o jogador a tocar na tela – algo inviável para grande parte dos computadores. Os produtores não ajustaram a tradução para ensinar as mecânicas corretamente, e a localização nacional é incompleta, com diversos termos em inglês.
Criado por meio do infame motor gráfico da Unity, o jogo exibe cenários em 3D com uma arte pouco inspirada e até genérica, além de visuais simplificados e sem detalhes que sofrem com serrilhados e uma resolução baixa. A taxa de quadros é inconsistente, já que ela flutua a todo momento, o que prejudica a fluidez da jogabilidade.
Essa versão para computadores do jogo não tem compatibilidade com o campo de visão expandido do ultrawide, embora o formato seja semelhante ao adotado pelos fabricantes dos celulares para os quais o jogo foi designado. A equipe de desenvolvimento poderia ter trabalhado mais nesses fatores para melhor adaptar o jogo ao PC, algo que, infelizmente, não aconteceu.
É melhor jogar pelo celular
MEGA MAN X DiVE Offline não é um jogo ruim. Mas também não é um bom título para se jogar nos computadores, já que ele foi completamente pensado para os celulares e não recebeu uma boa adaptação para o PC por parte da Capcom.
Porém, é impossível deixar de notar que a empresa fez algo que raramente é visto na indústria de games. Desativar um jogo de serviço que teve sucesso num mercado tão volátil quanto o de jogos móveis é normal, mas reintroduzi-lo nas mesmas plataformas em uma versão offline, sem DRM e microtransações, é uma coisa que não acontece direto. Por meio desse lançamento, o título está preservado e acessível para todos no futuro, o que é excelente.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno