review-metal-slug-tactics-capa

Review Metal Slug Tactics (PS5) – Um divertido jogo tático

Metal Slug Tactics é a primeira entrada do gênero para uma das franquias mais adoradas da SNK. O jogo usa todos os elementos clássicos encontrados nos títulos originais e cria algo único, mas com alguns problemas.

Desenvolvimento: Leikir Studio, SNK Corporation

Distribuição: Dotemu

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Estratégia

Classificação: Livre

Português: Interface e legendas

Plataformas: PS4, PS5, PC, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S

Duração: 7 horas (campanha)/13 horas (100%)

Começa e recomeça

imagem da base de metal slug tactics
Uma das bases do jogo

Metal Slug Tactics possui um total de quatro regiões distintas: uma região desértica, uma área inspirada no Egito, uma floresta e uma cidade. Com exceção da última, podemos escolher quais pontos atacar e assim obter uma recompensa. Podemos escolher por moedas, pontos de experiência adicionais, uma recarga de munição e muitas outras. 

A estrutura dos mapas é bastante similar: passamos por quatro fases diferentes e, em seguida, encaramos um inimigo maior. Mas temos um problema: alguns inimigos são muito grandes, o que dificulta identificar quais quadrados do campo podem ser mirados para causar dano. Entretanto, depois de um tempo e algumas tentativas, é relativamente fácil de mirar.

O cerne do jogo é vencer as fases e subir de nível. Com isso, vamos ganhando  novas habilidades que podem ser usadas ao gastar adrenalina. Algumas delas podem aumentar nosso dano, tirar pontos de vida dos adversários e muitas outras coisas. Podemos contar com três heróis no time, e mais deles podem ser destravados ao cumprir determinados desafios. 

O ideal é sempre passar por todas as regiões antes de encarar o grande chefão, já que, ao morrer, perdemos tudo e voltamos para a estaca zero, como qualquer outro roguelike. Particularmente, essa característica me incomoda um pouco.

Um mundo em guerra

escolha dos maps do deserto
É preciso escolher com sabedoria o próximo passo.

A história de Metal Slug Tactics nos apresenta o retorno de Donald Morden. O vilão passou muito tempo arquitetando um golpe e está prestes a se vingar de tudo e todos com seu imenso exército. Isso obriga os nossos heróis, membros do glorioso Esquadrão Falcão Peregrino, a impedir que o general obtenha êxito na sua tentativa.

Como pano de fundo, o roteiro é até bacana, mas acaba ficando um pouco de lado pelo fato de termos que repetir várias vezes as mesmas regiões. Ou seja, pelo menos na minha jornada, acabei pulando quase todas as cenas da história. 

Nó tático

imagem do combate
É importante andar muito pelo mapa para ter vantagem.

A movimentação pelo cenário é uma das mecânicas mais importantes de Metal Slug Tactics. Quanto mais nossos heróis se movimentam pelo mapa, mais pontos de defesa e de adrenalina eles acumulam. Os pontos de defesa são fundamentais para evitar tomar determinados danos, quando possível, ou então reduzir drasticamente o dano recebido. Já a adrenalina é usada para ativar as habilidades especiais dos personagens. 

É preciso ficar de olho na quantidade de balas que temos na nossa arma principal em todos os instantes da jogatina.  Afinal,  é perfeitamente possível gastar toda a munição nos adversários comuns e acabar sem nada na hora da luta contra o chefão. 

No geral, Metal Slug Tactics é igual a muitos outros títulos do seu gênero. Um dos seus grandes trunfos é a inclusão de várias características do game original, já que isso pode gerar uma grande sensação de nostalgia para os jogadores. 

Meia volta, volver!

Metal Slug Tactics está longe de ser um primor técnico, mas diverte dentro da sua proposta, e as legendas em português facilitam bastante a jogatina. Para os fãs aficionados da franquia, o jogo pode ser um prato cheio, já que há diversas referências clássicas, como salvar o senhorzinho de idade no meio das fases, por exemplo. Porém, um ponto que pode desagradar é o fato do game ser um roguelike. Enfim, se estiver a procura de um jogo tático divertido, essa pode ser uma boa pedida. 

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Metal Slug Tactics

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Bom combate
  • Liberdade de escolher o caminho
  • Alta rejogabilidade

Contras

  • O sistema roguelike pode ser um pouco frustrante