miasma capa

Review Miasma Chronicles (PS5) – Um futuro não muito distante

Jogos de RPG táticos podem vir em uma miríade de temas, mas um dos mais comuns é ver um futuro pós-apocalíptico, e Miasma Chronicles não foge disso. Os fãs mais puristas de RPG vão se deliciar nessa nova aventura e mesmo os novatos não terão tantas dificuldades em dominar o game. Mas vamos por partes.

Desenvolvimento: The Bearded Games
Distribuição: 505 Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia
Classificação: 16 anos
Português: Sim, legendas
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: 24 horas (campanha)

Os EUA caíram, de novo

Imagem do jogo Miasma Chronicles
Os gráficos são um show a parte em Miasma Chronicles.

A história nos mostra um Estados Unidos da América totalmente destruído pelo que os moradores chamam de Miasma. Essa força arrebentou o país e fez com que a civilização regressasse consideravelmente. Nosso herói é o jovem Elvis. Ele foi criado pelo seu irmão, Diggs, um simpático robô. A dupla é levada até a cidade de Sedentary pela mãe do menino, que deixa um presente antes de desaparecer: uma luva que pode controlar o miasma. 

Então começa a nossa jornada em busca de desvendar os segredos desse mundo. Podemos explorar livremente os ambientes e assim obter documentos e conversar com eventuais robôs caídos para descobrir mais coisas sobre o passado. Elvis e Diggs também precisam cumprir missões para o prefeito de Sedentary. 

Os mapas são, em sua grande maioria, bastante lineares, mas há bastante espaço para explorar. O robô Diggs consegue quebrar paredes de madeira, e nos ajudar a liberar novas áreas e assim procurar mais itens ou documentos. Essa parte é bem legal, apesar da lerdeza com que os personagens se movimentam. Por mim eles poderiam ser um pouquinho mais rápidos. 

Tiro, miasma e bomba

imagem de uma floresta em miasma chronicles
Os ambientes são muito bem feitos.

Elvis e sua luvas possuem controle sobre o miasma, o que dá certo poderes para ele. Para isso precisamos seguir a história e ir absorvendo novos focos de miasma. Além disso, é possível utilizar uma série de armas diferentes, podendo ter espingardas, metralhadoras, rifles de precisão e muitos outros. 

Antes de começar o combate, podemos andar livremente pelo cenário, até ser visto por inimigos. Ainda há a possibilidade de deixar os companheiros para trás e andar com apenas um deles. Caso esse personagem esteja com uma arma com silenciador, podemos executar o inimigo sem alarmar os outros. Ou seja, podemos limpar o mapa antes de começar a luta efetivamente.

O combate é separado em turnos entre jogador e inimigo. Cada personagem pode fazer 2 ações por turno. Isto é, podemos usar dois itens, seja de cura ou bomba, andar e atacar, ou andar e recarregar a arma, e por aí vai. Andar pelo mapa é uma das principais coisas a se fazer, já que precisamos manter uma cobertura para evitar ser alvejado pelos adversários.

A nossa posição indica a porcentagem de acerto que temos, o que pode indicar se vamos dar um tiro de sorte ou não e causar mais dano. É preciso sempre saber usar os turnos e se aproveitar bem de tudo o que os mapas nos dá, do contrário estamos perdidos e a derrota será certa.

Um mundo nada acabado

Miasma Chronicles é um jogo de RPG extremamente competente. O gráfico é excelente e muito bonito, com muitas partículas na tela, ficando ainda melhor durante alguns acontecimentos. Os ambientes são muito legais, seja na cidade, nas florestas, minas ou qualquer outro que possamos explorar. As habilidades são boas e o desenvolvimento é legal, incentivando a exploração do mapa. Os mais puristas fãs de RPG com toda certeza vão adorar esse título, já que há bastante coisa para fazer. A minha sensação foi a de jogar um RPG de mesa, mas com tudo acontecendo de forma gráfica na tela. 

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Miasma Chronicles

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Bom combate
  • Ótimos gráficos
  • O jogo incentiva a exploração

Contras

  • O personagem podia correr um pouco mais rápido