A franquia de caçar monstros da Capcom é um daqueles clássicos casos de amar ou odiar um jogo. Monster Hunter Rise está mais para o lado bom que o ruim, nesse caso. Em poucas palavras, esse é um daqueles games onde podemos passar horas produzindo um único tipo de equipamento e melhorá-lo ao máximo, ou então só sair por aí destruindo monstros.
Desenvolvimento: Capcom
Distribuição: Capcom
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: RPG, Ação
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Switch, Xbox Series X/S, PC
Duração: 22 horas (campanha)/148 horas (100%)
Caçando em Monster Hunter Rise
Monster Hunter Rise até tem uma história, mas sejamos bastante sinceros: ela não importa. Começamos como um caçador iniciante que tem por missão crescer na profissão. A partir daí, é chegada a hora de ir aos mais variados tipos de mapas e caçar as mais variadas formas vivas.
Uma das melhores coisas de Monster Hunter Rise é a grande quantidade de armas disponíveis. Podemos escolher entre 14 tipos diferentes de equipamentos, que são completamente diferentes uns dos outros. A jogabilidade muda totalmente de uma arma para outra, e é possível testar para ver qual se adequa ao seu estilo. Particularmente, a espada e o escudo foram as minhas escolhas. Mas há espadas grandes, arcos e muitos outros.
Cada monstro caçado derruba partes, como cascos, couro, cauda, chifres e outras coisas. As chances de cair cada uma das partes é aleatória, ou seja, é preciso derrotar várias vezes o mesmo monstro para poder criar os equipamentos e armas.
Mapas de caça
Cada mapa pode ser acessado através de missões. É possível escolher qual será o alvo principal e, a partir daí, ir para o bioma onde a criatura está localizada. Há diversos tipos de cenários disponíveis, como florestas, desertos, terras alagadas e outros. Assim que começamos a missão, temos um tempo limite para cumpri-la. Além disso, há criaturas pequenas para serem caçadas e também outras maiores, mas que não são o grande foco.
Dependendo das criaturas, elas entram em conflito, e podemos montá-las para causar mais dano no adversário. Os monstros possuem fraquezas específicas, sendo elementais como fogo e água, além de terem partes do corpo com maior ou menor defesa. Isso faz com que tenhamos que ficar procurando as melhores maneiras de dar dano nos inimigos.
Uma coisa a se ficar de olho é na afiação das armas, já que sempre que as usamos um pequeno pedaço é usado. As lutas são divertidas, mas em alguns momentos a coisa mais fácil do mundo é sair batendo em nada, e errar todos os golpes. Para sanar esse problema, é preciso realizar mudanças nas configurações. Durante as lutas, o que senti falta foi uma barra de vida para os monstros. É possível notar quando eles ficam raivosos ou cansados, já que mudam de expressão.
Por fim, há um modo luta chamado de Frenesi, ou Hordas de Monstros. Esse modo consiste em lutar contra diferentes tipos de criaturas ao mesmo tempo, e é possível montar balistas ou canhões, e assim causar dano.
Tanto as caçadas comuns como o Frenesi podem ser jogados online com outros jogadores. Devo confessar que durante os testes tudo funcionou extremamente bem, não houve nenhum sinal de lag, engasgo ou o que quer que seja. Contudo, os monstros ficam mais fortes, e é preciso um pouco mais de dedicação para destruí-los. No mais, tudo é muito bem feito.
Caçando eternamente
Monster Hunter Rise é um daqueles jogos que podem ser jogados para sempre. Seu combate é bastante divertido, e o ato de criar armas e equipamentos de defesa podem te prender por várias horas. É satisfatório quando criamos algo que nos dá vantagem sobre os monstros, seja atacando ou defendendo. Além disso, os gráficos são muito bonitos e os ambientes são muito bacanas de se explorar.
O fato de o game possuir legendas em português ajuda e muito, contudo, há muita coisa para ler. Muita mesmo. A jogatina online é extremamente satisfatória, e funciona muito bem. Caso esteja procurando um game para se investir horas, pegue Monster Hunter Rise. Ou até mesmo, caso esteja atrás de algo mais simples, somente para matar algumas criaturas, jogue-o agora mesmo.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong