Inspirado nos jogos de tiro em primeira pessoa dos anos 90s, Fashion Police Squad é uma experiência diferente do esperado. O game une jogabilidade tradicional com muito bom humor. É hora de combater o mau gosto e deixar os criminosos bem vestidos neste game cheio de referências da cultura pop.
Desenvolvimento: Mopeful Games
Distribuição: No More Robots
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5
Duração: 4.5 horas (campanha)/6 horas (100%)
A polícia da moda
Fashion Police Squad é um jogo que oferece um prazer extra àqueles que gostam do mundo da moda ou de se vestir bem. Sua narrativa, e mundo em si, foca na ideia maluca de que se vestir mal é um crime da mais alta ofensa, com a polícia da moda agindo para impedir que criminosos estraguem o bom nome da cidade de Trendopolis.
No controle do sargento Des, o objetivo do jogador é explorar a cidade e parar com os crimes contra a moda. Contando com o apoio de sua parceira, a oficial Harley, Des vai enfrentar uma conspiração que planeja transformar Trendopolis na cidade mais feia do mundo.
Diversos são os criminosos que Des deve impedir. Trabalhadores com ternos bagunçados, usuários de patinetes com roupas chamativas, turistas que usam chinelo com meias e banhistas com roupas apertadas. Estes são alguns dos inimigos que o sargento deve ajudar a ficar na moda, e, para isso, Des conta com um arsenal bem variado.
Você tem o direito de ficar bem vestido
Sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, Fashion Police Squad oferece ao jogador tipos diferentes de armamentos. No total, são cinco armas de fogo e uma de curta distância. O arsenal, limitado se comparado a outros do gênero, é variado e utilizado de uma maneira até que interessante.
Des começa apenas com uma arma, a espingarda 2-DYE, com o resto do arsenal sendo desbloqueado conforme a aventura vai acontecendo. Cada arma possui função de tiro normal e uma alternativa. Além das armas de fogo, o sargento também pode utilizar um cinto para ataques de curta distância ou superar desafios de plataforma.
Cada inimigo do jogo só pode ser derrotado utilizando uma das armas diferentes que o sargento Des tem a disposição. Assim, os duelos podem ser vistos como quebra-cabeças, com os jogadores precisando pensar rápido e alternar equipamento para conseguir se livrar dos criminosos que atacam sem piedade.
Tal decisão acaba sendo boa e ruim ao mesmo tempo. Um dos problemas do título acaba sendo a questão de precisar utilizar certas armas para derrotar os oponentes. De início, é fácil lidar com esse problema, graças a pouca variedade de inimigos introduzidos. A reta final de Fashion Police Squad, contudo, adiciona bastante tipos variados de oponentes, tornando os duelos em um problema, especialmente quando você é forçado a ficar alternando rapidamente entre armas para lidar com ameaças.
Para ajudar a se manter em moda no meio de tantos ataques, é possível recuperar a saúde de Des com drinks chamados de Mocktails, que estão espalhados pelo mapa. Jóias funcionam como armadura, sendo possível adquiri-las para aumentar a proteção do sargento. No geral, é o que se espera de um jogo de tiro em primeira pessoa que estava disponível na década de 90.
Fashion Police Squad é um jogo bem linear, oferecendo pouco em questão de exploração. Existem alguns poucos segredos para descobrir, como imagens com o personagem vestido com alguma outra roupa. O game fica marcado mesmo é pelo estilo gráfico utilizado e seu bom humor cheio de referências.
Fabulosamente criminoso
Sendo inspirado por jogos da década de 90, Fashion Police Squad possui um estilo visual que mistura elementos visuais de clássicos como Doom e Duke Nukem, com uma pintura de jogo moderno. Com cenários 3D e modelos 2D, o game faz uma combinação muito boa dos dois mundos.
Todos os inimigos são sprites 2D, que são adaptados para o mundo 3D, bem similar ao que foi utilizado em Doom e Duke Nukem 3D. Apesar de não serem incríveis, os personagens possuem belos detalhes e boas animações. O time de arte foi com tudo, cada inimigo possui suas próprias animações e uma versão “correta”, que aparece após cada oponente ser derrotado.
Efeitos sonoros são limitados, sendo um dos pontos negativos do game. O bacana, contudo, é que os inimigos são dublados, mas eles repetem demais a mesma frase, o que pode ser irritante em certos momentos da aventura.
O que chama a atenção é o humor do jogo. Fashion Police Squad possui muitas referências à cultura pop em geral. Um dos duelos contra um dos chefões ativa uma tela igual ao codec de Metal Gear Solid, vários diálogos referenciam memes da internet e alguns momentos da aventura são similares ao encontrado em outros jogos. Por ser um jogo que busca mostrar um lado fabuloso, é óbvio que existam referências a série JoJo Bizarre Adventure, o mangá que ficou famoso por suas poses e aparência extravagante de seus personagens.
A polícia da moda está aqui para salvar o dia
Fashion Police Squad é um bom título que vai agradar aqueles que curtem jogos de tiro em primeira pessoa clássicos. Oferecendo uma mistura de desafios de plataforma com duelos em arenas contra vários inimigos, o game consegue divertir bastante. A falta de variedade nos efeitos sonoros é um ponto negativo que poderia ter sido melhorado com o lançamento para consoles.
Sua mecânica de forçar a utilização de certas armas para derrotar os inimigos é interessante de início. Conforme a jornada vai continuando e diferentes tipos de inimigos são introduzidos, contudo, a mecânica se torna um problema, aumentando demais a dificuldade em certos momentos, especialmente quando há muitos oponentes ao mesmo tempo e existe pouco espaço para desviar.
No geral, Fashion Police Squad vale ao menos uma jogatina. Sendo um jogo curto com muito bom humor, o título diverte bastante. A polícia da moda pode ser bem efetiva quando o assunto é melhorar os outros.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno