Quando Wonder Boy: Asha in Monster World foi anunciado oficialmente ao público, também foi divulgado que uma versão física estaria disponível. A surpresa, neste caso, era que quem comprasse esta versão receberia uma cópia digital do jogo original, lançado para Mega Drive originalmente. Esta é a segunda vez que o jogo é disponibilizado no ocidente, já que ele foi um exclusivo japonês por quase 20 anos e só teve sua primeira localização para PS3 e Xbox 360.
Desenvolvimento: Studio Artdink
Distribuição: ININ Games
Jogadores: 1
Gênero: Ação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, Switch
Duração:7.5 horas (campanha)/9 horas (100%)
O começo de tudo
As aventuras de Asha se iniciam quando ela recebe um chamado ecoado dos ventos, pedindo por ajuda para impedir uma catástrofe que está por vir, amaldiçoando todos que estão na Terra. Após o recado, a jovem decide abandonar sua família e seu vilarejo para partir em busca de respostas, parando na cidade de Rapadagna.
Já na cidade, ela conhece um pouco mais sobre a maldição que as antigas inscrições mencionam e sobre a existência dos Pepelegoo, criaturinhas simpáticas que protegem a Terra do mal por eras. Ao visitar a rainha, ela realiza o juramento para receber o título de guerreira e recebe um dos quatro medalhões antigos, que abrem uma passagem para os reinos abandonados a fim de libertar os quatro espíritos que protegem estes lugares.
Bem-vindo a Monster World
Todo jogo da série Monster World compartilha do mesmo estilo clássico de jogo: uma mistura de ação, RPG e plataforma em duas dimensões. A diferença do quarto jogo da série é que há apenas uma cidade utilizada como área conectada a todas as outras pelo templo sagrado, sendo cada uma destas áreas tematizadas com os elementos principais da Terra. O jogador deve adentrar a todas elas e resolver uma série de quebra-cabeças para prosseguir e derrotar o chefe principal e liberar os espíritos aprisionados.
O jogo é bastante desafiador e vai exigir que o jogador aprimore seu ataque e defesa, comprando novos equipamentos em Rapadagna. Espadas mais fortes permitem que Asha dê um golpe crítico em alguns momentos, escudos melhores têm chance de anular dano e as armaduras aumentam a vida máxima da protagonista. Além disso, é possível aumentar sua vida coletando Life Drops, o único coletável do jogo. Ao juntar 10, eles são convertidos em um ponto a mais de vida, representado na barra de corações azuis.
Seu companheiro de aventuras
Um momento bem importante do jogo é quando Asha se encontra com seu Pepelegoo. A criaturinha azul, fofa e misteriosa ajuda de diversas formas durante sua aventura, sendo a sua principal mecânica a planagem, pois ele carrega a heroína o quanto puder e permite alcançar locais mais distantes, além de a permitir pular novamente no ar e atravessar obstáculos mais altos.
O jogo no começo não deixa exatamente claro quem ou o que é o Pepelegoo, mas aos poucos o jogador consegue informações mais detalhadas, fazendo de tudo para que o veja como uma peça-chave e de forma bastante orgânica, além do vínculo que Asha e Pepe criam.
O grande porém
Monster World IV é basicamente uma versão emulada da versão de Mega Drive com textos em inglês. Há uma customização bem avançada de filtros e resoluções que o jogador pode optar, como os filtros de scanlines para diminuir o efeito pixelado da imagem e muito mais. Porém, não há nenhuma forma de Save State, sendo assim somente o save próprio do jogo a única forma de manter seu progresso.
Por fim, apesar de ser um jogo bastante divertido e recomendado, ele infelizmente está disponível apenas na versão física do jogo e não em lojas digitais, mesmo sendo apenas um código. É uma pena e esperamos que seja lançado futuramente, pois a localização ainda é pouco acessível e muitos sequer souberam da existência dele em sua época.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Kiefer Kawakami