Explore as cenas de crime, junte as pistas corretas, conecte-as umas às outras e teste suas habilidades de dedução em oito investigações complexas neste instigante jogo de investigação com visão isométrica.
Desenvolvimento: Blazing Griffin
Distribuição: Microids
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS4, PS5
Duração: 8.5 horas (campanha)/18 horas (100%)
Seja um detetive
Aos que sempre sonharam em ser um detetive e resolver casos de homicídios, Murder Mystery Machine traz os benefícios e as dificuldades do cotidiano de um detetive desta área. Desenvolvido pela Blazing Griffin e publicado pela Microids, o jogo de investigação com visão isométrica aposta no trabalho pesado de investigação como mecânica de gameplay.
Nossa protagonista, Cassandra, acabou de sair da graduação e, graças às suas ótimas notas, foi rapidamente designada para a DCA, District Crime Agency e deve trabalhar com o rabugento e suspeito detetive Nate para resolver os crimes designados pela agência. Murder Mystery Machine traz oito episódios, recheados de cenas de crimes e entrevistas com prováveis suspeitos, e cabe ao jogador explorar profundamente cada cena de crime apresentada para recolher evidências e liberar diálogos que o permitam avançar no enredo.
Enquanto a exploração da cena do crime não difere muito da maioria dos point-and-click, no qual o jogador explora o cenário e interage com alguns objetos destacados. O diferencial de Murder Mystery Machine vem após a coleta de evidências, quando interagimos com a Área de Trabalho, um grande quadro no qual figuras que parecem post-it, representando cada evidência ou informação importante são adicionados à medida que a cena do crime é investigada e cabe ao jogador conectá-las umas às outras para desbloquear novos diálogos ou novas evidências.
A área de trabalho é um dos ambientes em que passamos uma considerável quantidade de tempo, pois é nela que se respondem as perguntas importantes de cada caso: a autoria, o método e a motivação. Cada episódio se subdivide em quatro ou cinco localidades ou níveis que precisamos visitar, iniciando em geral com a descoberta do corpo e investigação dos arredores e cada localidade levanta questões na área de trabalho que devem ser respondidas pelo jogador para prosseguir ao próximo nível do episódio.
Arrastando as evidências
Murder Mystery Machine emula o formato episódico das séries de crime televisivas, em que cada crime se inicia e encerra dentro de seu próprio episódio, e traz o bônus narrativo de um enredo envolvendo o passado de seu rabugento parceiro ligando alguns casos entre si. A narrativa e o desenvolvimento dos casos é um dos pontos fortes aqui.
Infelizmente, o mesmo não pode sempre ser dito da sempre presente área de trabalho ou área de dedução. Para quem jogar no PC, armados com teclado e mouse, é algo que não deve impactar muito, porém, no PlayStation 4, conectar as evidências pode ser uma luta. Devemos clicar em uma evidência e utilizando o analógico traçar uma linha vermelha conectando-a à outra evidência escolhida, algo que, à medida que a tela vai se enchendo de evidências, pode levar a uma bagunça de proporções extremas.
Os controles também não são tão responsivos como poderiam ser, o que levou a diversas ocasiões nas quais a personagem simplesmente não interagia com algum objeto ou personagem que estava bem em sua frente.Não é algo que quebre a gameplay, mas pode se tornar irritante ao longo do tempo.
Uma boa pedida
Uma ferramenta que tem o potencial de salvar muitos jogadores é a Dica. Durante a fase de dedução, caso você se encontre sem saber quais evidências conectar para prosseguir, pode usar uma dica que aponta quais evidências podem ser conectadas. Evidentemente, o uso das dicas tem um preço, pois a utilização de muitas dicas afeta a pontuação geral do jogador, afastando-o do rank máximo da cena. Cabe a você sacrificar sua pontuação ou insistir um pouco mais até resolver o quebra-cabeça em questão.
Apesar de alguns problemas nas mecânicas, Murder Mystery Machine é competente no que se propõe, e traz um bom jogo investigativo com bastante potencial aos fãs do gênero. Intrigante e com puzzles bem elaborados, é uma ótima experiência para maratonar em um fim de semana e mergulhar nos mistérios e na turbulenta vida de um detetive.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong