MySims Cozy Bundle capa

Review MySims: Cozy Bundle (Switch) – Nostalgia, mas com controles e missões frustrantes

MySims Cozy Bundle é um pacote que traz dois jogos da franquia adaptados para o Nintendo Switch. Desta vez, ambos os títulos da era Wii perderam o suporte aos sensores de movimento e giroscópio do console original, substituídos pelo controle do cursor por meio dos analógicos. Mas será que essa conversão para a plataforma atual da Nintendo foi bem-sucedida?

Desenvolvimento: Visceral Games
Distribuição: Electronic Arts
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Simulação
Classificação: Livre (violência fantasiosa)
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch
Duração19 horas (100%)

MySims: Uma experiência básica

Podemos criar nosso Sim
Podemos criar nosso Sim

MySims, o jogo sem subtítulo adicional, foca principalmente na construção de casas e móveis para outros Sims. Essa versão mais amigável da franquia se diferencia bastante da série principal, como eu esperava, mas traz uma certa peculiaridade que me surpreendeu.

A trama conta a história de um criador que era a alma da cidade, mas desapareceu sem explicação. Agora, o personagem customizável e novo protagonista chega à cidade com a missão de revitalizá-la, convencendo novos moradores a se mudarem para lá.

Os controles de construção aqui são horrendos
Os controles de construção aqui são horrendos

Para atingir esse objetivo, é preciso manter contato constante com a prefeita, que dará tarefas e favores. Entre as ações disponíveis estão colher recursos e cortar árvores para coletar “Essências”, um material com diferentes tipos (Fofa, Divertida, Assustadora, etc.), que será usado para personalizar as criações na oficina. Muitas vezes, essas combinações não fazem o menor sentido visualmente. Sério, quem pede para construir uma cama decorada com rosas?

Falando em criações, elas serão solicitadas constantemente. Você precisará construir casas para os novos moradores, combinando o estilo de vida deles com os materiais disponíveis. Por exemplo, um chef de cozinha fornecerá itens temáticos como decorações de pizza, fornos e outros elementos de inspiração italiana. Felizmente, a mecânica de construções possui peças pré-definidas que agilizam as coisas.

MySims Kingdom: Uma evolução modesta

MySims Kingdom tem muito mais personalidade
MySims Kingdom tem muito mais personalidade

O segundo game do pacote é bastante parecido com o primeiro, mas traz mais elementos de RPG. Você coleta recursos para criar novos itens, enquanto novas missões aparecem constantemente no caderno de tarefas. A narrativa é um pouco mais desenvolvida e tem mais personalidade: aqui, você é um “Wandolier” do reino, competindo para obter a maior recompensa que o rei pode oferecer.

Neste título com tema medieval, um grupo de personagens te acompanha pelo mapa, enquanto NPCs pedem que você construa coisas que fazem mais sentido no contexto, como pontes e engrenagens para máquinas. Também existem tarefas mais elaboradas do que o game anterior MySims, com pedidos de criações mais únicas e que irão compor o cenário.

Um port problemático

Aqui, é possível construir itens que interagem com o cenário
Aqui, é possível construir itens que interagem com o cenário

Apesar das diferenças entre os dois games, ambos sofrem com os controles frustrantes no Nintendo Switch. A conversão dos controles de movimento do Wii para os analógicos é extremamente confusa e nada intuitiva. No modo construção, o analógico direito move o cursor, enquanto o esquerdo é usado para aumentar ou diminuir o tamanho dos elementos e girar as peças. Isso torna a experiência cansativa e até irritante. Existe suporte aos controles de toque na tela que, sem o auxílio simultâneo do analógico, não funcionam bem. Ou seja, a conversão tem combinações de ações impensáveis.

Por fim, a repetição se instaura rapidamente. A falta de variedade nas tarefas deixa pouco espaço para novidades na jornada. Dizer que os jogos são “feitos para crianças” não é desculpa, já que até mesmo em seus lançamentos originais, nos anos 2000, eles já eram limitados. Hoje, essa estrutura ultrapassada deixa um sentimento decepcionante, com missões superficiais e sem profundidade.

Dois jogos, abordagens muito semelhantes

MySims é, basicamente, um jogo de decoração de casas com um processo de criação pouco inspirador. Os controles adaptados para o Switch tornam a experiência ainda mais frustrante, com movimentos de câmera contra-intuitivos. Já MySims Kingdom é o destaque do pacote, mesmo que não se diferencie tanto do seu antecessor. A sequência medieval é uma melhoria em relação ao original e possui mais personalidade, mas ainda assim parece datado. De qualquer maneira, se você consegue aturar tarefas repetitivas de decoração e mecânicas de crafting com possibilidades limitadas, posso recomendar o pacote. Do contrário, talvez seja melhor buscar opções mais modernas como Animal Crossing New Horizons.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

MySims: Cozy Bundle

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Personalidade em MySims Kingdom
  • Criações divertidas em certos momentos
  • Elementos de RPG básicos e compreensíveis

Contras

  • Conversão de controles ruim
  • Experiência bem limitada
  • Repetitivo demais
  • Algumas tarefas são bem bobas