Os simuladores esportivos sempre procuraram formas de trazer a ação vista nos campos e quadras da realidade para as telas dos nossos videogames. Cada nova versão traz melhorias que podem ser sentidas tanto pelos jogadores mais aficionados como pelos casuais. Felizmente, NBA 2K26 consegue trazer o melhor desses mundos.
Desenvolvimento: Visual Concepts
Distribuição: 2K Games
Jogadores: 1-4 (local) e 1-10 (online)
Gênero: Esporte
Classificação: 12 anos (linguagem imprópria)
Português: Não
Plataformas: PS4, PS5, PC, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Switch 2
Duração: Sem registros
SLAM DUNK!

A jogabilidade de NBA 2K26 está ainda mais refinada que a versão do ano passado. Executar os movimentos e replicar as habilidades dos gênios das quadras nos demanda um pouco de treino e memorização, e confesso que essa não é a melhor das minhas características. É extremamente satisfatório acertar um drible ou fazer o bloqueio de algum arremesso do adversário.
Contudo, o grau de aprendizado é mais lento do que comparado com outros esportes, principalmente no que diz respeito ao acerto de lances de três pontos. Quanto mais longe do aro, mais difícil é, e fica ainda mais complicado se o jogador com a bola não for especialista nesse tipo de arremesso. Porém, preciso ressaltar aqui que, diferente dos simuladores de futebol, por exemplo, depois que pegamos o jeito e estamos com um jogador bom, como Stephen Curry, é só soltar o botão no momento correto e comemorar o acerto.

Uma coisa que precisa ser exaltada ao máximo é a apresentação do jogo. Os gráficos estão magníficos e de alto nível, e o nível de detalhe nos jogadores mais famosos, como Shaquille O’Neal, LeBron James e outros, é absurdamente alto. Um fator a ser celebrado é o ambiente da quadra, da torcida e tudo mais, porque eles nos dão uma sensação de realmente estar vendo uma transmissão pela televisão.
Além disso, os narradores e comentaristas dão um show e são a pitada extra de imersão que qualquer fã da NBA gostaria de ter. O único contraponto é a ausência de legendas e narração em português, mas nada que atrapalhe muito.
Homens e mulheres
NBA 2K26 nos traz à disposição um arsenal de conteúdo que pode nos manter presos ao jogo por muito tempo. Então, vamos por partes. Além da NBA e muitas eras (mais sobre isso abaixo), podemos jogar com as meninas da WNBA, que ganharam e ficaram ainda mais em evidência com a chegada de Caitlin Clark na temporada passada. Jogar com as meninas é extremamente divertido, já que elas não têm uma parte física muito forte, então dependem muito das jogadas rápidas e das bandejas.

Agora, o show mesmo fica ao jogar a NBA. É possível começar uma campanha nas muitas eras esportivas, como o período de dominação de Michael Jordan, a era LeBron James, a era Stephen Curry, e outras. Ou seja, caso queira, é possível aproveitar inteiramente o que cada um dos períodos pode oferecer e tentar montar super times ou superar as melhores equipes ao usar uma zebra.
Temos toda a experiência de controle de um time, com diversas atividades como realizar trocas, participar de draft e coisas mais específicas, como comandar a restauração das arenas, cuidar dos equipamentos de treinamento e recuperação e muitas outras possibilidades. Além disso, temos um modo em que assumimos o papel de gerente de uma das equipes e participamos de jornadas inspiradas na realidade, como, por exemplo, planejar o futuro dos Golden State Warriors, levar os Chicago Bulls para o patamar que já ocuparam outrora, entre outros focados em cada uma das 30 franquias presentes na NBA.

Por fim, temos o MyCareer, cujo foco é criar um jogador e transformá-lo em um MVP – o jogador mais valioso da liga. É possível usar uma foto real e assim criar um avatar com a aparência que desejar. A partir daí, é vivenciar o modo história e viver na Cidade, que terá uma série de atividades que vão ser atualizadas no sistema de temporadas, isso sem falar nas disputas dos Reis da Rua, com partidas de 3 vs 3, sendo possível recrutar adversários vencidos ou então jogar com outros dois amigos online e conquistar até 40 níveis de recompensa.
Três pontos!
Resumindo, NBA 2K26 é um prato cheio de conteúdo que com toda a certeza demandará muitas e muitas horas. O mais legal de tudo é que ele foi construído pensando não só em quem gosta de disputar online, mas também naqueles que preferem aproveitar uma experiência solo e de alta qualidade. A jogabilidade é excelente e extremamente fluida. Há uma certa dificuldade no começo para dominar os movimentos, mas após um tempo tudo fica fácil. A apresentação é absurdamente boa, e a sensação é de que estamos realmente assistindo a um jogo pela televisão, mas isso só pode ser aproveitado por quem domina o inglês. No geral, recomendo imensamente o game para os fãs de NBA e também quem procura algo recheado de conteúdo.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro




