NBA 2K22 é uma fantástica simulação de basquete, oferecendo uma apresentação que se aproxima da realidade e faz com que jogadores se sintam como atletas dentro da quadra. Porém, algumas das decisões da 2K em relação a uma velha controvérsia dos games acaba por atrapalhar o que poderia ser uma experiência fantástica do esporte de bola laranja.
Desenvolvimento: 2K Games, Visual Concepts
Distribuição: 2KGames
Jogadores: 1 (local) e 1-10 (Online)
Gênero: Esporte, Simulação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataforma: Switch, PC, Xbox One, PS4, Xbox Series X/S e PS5
Duração: Sem Registros
Basquete bem feito

Já faz alguns anos que a série NBA 2K é a única no mercado dos jogos de esporte que representa o basquete nas quadras virtuais. O sucesso da franquia é graças à paixão dos seus desenvolvedores em recriar o desporto perfeitamente e oferecer uma incrível simulação do que é ser um atleta na NBA. E a fórmula funciona muito bem, visto que o sucesso de 2K eliminou rivais como NBA Live da EA.
Dentro da quadra, NBA 2K22 é um fantástico jogo de basquete. A jogabilidade é boa, contudo, existem alguns problemas que estragam a diversão a se ter com o título. O game oferece um novo sistema de ataque, que, apesar de ser uma novidade que não irá atrapalhar os veteranos, quem for novo na série terá problemas para se adaptar.
O novo sistema de ataque oferece uma barra de arremessos que influencia no resultado final da jogada. Enquanto anteriormente tal barra servia apenas para ajudar o jogador a identificar como melhorar seu timing, em NBA 2K22 é vital alcançar o ponto perfeito na barra para conseguir marcar pontos.
Jogar com um personagem fraco acaba sendo frustrante, pois o resultado pode ser ficar refém desta barra para poder jogar bem. Passes e dribles acabam sendo a principal vantagem para conseguir render bons resultados dentro das quadras. Tirando isso, a jogabilidade é realmente boa e não há erros ou bugs que atrapalham a experiência, ao menos não com o controle em mãos.
Apresentação digna da NBA

Jogos que emulam uma única liga ou categoria esportiva costumam investir pesado em recriar a apresentação e os mínimos detalhes da competição de forma perfeita. NBA 2K22 atinge este objetivo, recriando uma partida de basquete e sua apresentação perfeitamente.
As preparações para as partidas mostram a cidade onde o duelo acontecerá, jogadores se exercitando, comentaristas fazendo seu trabalho, etc. Ao longo dos embates, temos propagandas de Gatorade, narradores conversando naturalmente sobre o jogo e coisas adversas, show de intervalo e a torcida reagindo a cada jogada. De fato, é quase impossível não confundir a jogatina com uma partida de verdade.

Esse carinho especial aos detalhes certamente agradará bastante os fãs do esporte. Apesar disso, existem algumas coisas recicladas entre as animações nos estádios, como as lideres de torcidas, por exemplo, e outros menores detalhes, como a arena e o comentarista do time que são geralmente exclusivos.
Não é apenas visualmente que NBA 2K22 surpreende os jogadores. O game também busca recriar os efeitos sonoros presentes em uma partida de basquete, além de oferecer uma lista de músicas que combina com todo o submundo do esporte.
My Career: O alto e baixo de NBA 2K22

Um dos pontos mais altos da franquia NBA 2K, é o seu interessante modo Carreira. Desde que a série começou a ser lançada para o PlayStation 4 e Xbox One, a 2K tem criado verdadeiras histórias que todos podem aproveitar enquanto tentam se tornar um dos melhores atletas da categoria.
Em NBA 2K22, assumimos o papel de MP, um YouTuber famoso pelas suas jogadas durante o colegial e que deseja entrar na NBA. Após jogar em uma universidade, o atleta é contratado para jogar na competição principal do basquete americano. A partir deste ponto fica em suas mãos como ele seguirá a sua carreira.
Ao longo da jogatina, existem diversas decisões que devem ser tomadas com consequências que afetam diretamente o rumo da história. O técnico da equipe não gosta do fato de que MP é um YouTuber, e por isso o jovem recebe poucas oportunidades de jogo, o que o irrita, sendo assim possível forçar a entrada na equipe – gerando assim um clima ruim com todos – ou trabalhar duro para alcançar a posição. Interações com a imprensa também acontecem e precisamos saber como reagir à críticas e perguntas pertinentes.

O MyCareer é bem bacana e os desenvolvedores tiveram bastante atenção aos detalhes para oferecer a recriação da vida de um atleta novato. Porém, enquanto podemos considerar o modo como um dos melhores do game, o MyCareer também mostra a pior parte de NBA 2K22: as microtransações.
Para evoluir as habilidades de MP, é necessário gastar VC, a moeda virtual do título. Enquanto as partidas recompensam com um certo valor de VC – um salário que pode aumentar eventualmente conforme o atleta ganha contrato melhores – o necessário para aumentar os status é muito alto e nos força ao grinding intenso até termos um atleta de alto nível. Caso não queira perder tempo com isso, é possível comprar VC com dinheiro de verdade e NBA 2K22 faz bastante propaganda para isso, especialmente na parte online.

O My Ship é o modo online de NBA 2K22, e é ligado diretamente ao MyCareer, utilizando seu próprio personagem para encarar outros oponentes reais. Contudo, no online não há separação de nível entre jogadores, então é possível acabar caindo em partidas contra pessoas com personagens extremamente habilidosos, atingidos graças à compra de VC. No dia do lançamento, por exemplo, encontrei e joguei contra atletas de overall 80, enquanto eu ainda estava 60.
O My Ship também é extremamente vital para o MyCareer, pois nele é possível adquirir acessórios, tatuagens e novas vestimentas para o personagem. Como tal, só é possível jogar o modo carreira se estiver conectado à internet. Essa é uma decisão extremamente controversa em minha opinião, pois, trancar um dos modos mais divertidos através de uma necessidade de ficar online, pode ser bem chato para quem não possui a melhor das conectividades.
Boa experiência, mas não tão sólida

NBA 2K22 é um bom jogo de basquete, com uma jogabilidade simples e bons modos. Além do My Career, podemos aproveitar disputas normais com os times da NBA, jogar o My Team – equivalente ao famoso FIFA Ultimate Team, em que montamos uma equipe, adquirimos atletas e disputas online contra outras pessoas – jogar suas próprias competições no My League e até disputar partidas com times femininos.
Infelizmente, metade destes modos sofrem do mesmo mal do My Career, só podendo ser aproveitados online. Se você não possuir uma conexão ativa no momento que se inicia o game, ele fica com cerca de 50% do conteúdo do inacessível.
Outros problemas apresentados durante a jogatina foram alguns bugs e glitches bizarros. Em certos momentos alguns dos NPCs sumiram enquanto animações aconteciam, a câmera tremia de maneira bizarra mesmo após desativar a opção no menu e alguns arremessos e passes simplesmente não aconteceram.

Contudo, o pior problema que NBA 2K22 apresentou foram crashes severos. Nunca esperaria ter que reiniciar o jogo múltiplas vezes por conta disso. E tais crashes foram completamente aleatórios, e alguns casos que me lembro foram quando tentei entrar em partidas ou mover-me pelo menu. É uma pena, pois apesar de eu ainda ter conseguido me divertir com o título, os erros apresentados deixaram um gosto amargo na minha boca.
Um ponto que pode desanimar os veteranos da franquia é que NBA 2K22 no PS4 recicla bastante assets dos NBA2K anteriores. Placares, NPCs da história e até mesmo certas animações são retiradas diretamente de versões passadas.
Ainda é o melhor no que faz
NBA 2K22 é uma experiência perfeita para os amantes do basquete. Com bons modos, um online que oferece partidas rápidas entre jogadores e uma boa apresentação, o game será excelente para os fãs do esporte.
Contudo, é evidente que a 2K tem um lado ganancioso que pode acabar sujando o que seria, de outrora, a forma certa de se fazer a recriação virtual de esportes nos videogames. Junto com os bugs, glitches e a necessidade de ter que ficar online para aproveitar alguns dos modos, NBA 2K22 ainda tem o que melhorar se quiser continuar agradando novatos e veteranos.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong
NBA 2K22
Prós
- Excelente recriação da NBA dentro das quadras virtuais
- Modo carreira é divertido e tem uma boa história
- Jogabilidade Sólida
Contras
- Necessidade de ficar online para aproveitar o modo carreira
- Microtransações para melhorar o personagem atrapalham bastante no equilíbrio das partidas online e na experiência do modo carreira
- Crashes estragam a experiência