Review New Joe & Mac: Caveman Ninja (PS4) – Uma viagem pré-histórica

Uma dupla carismática que fez parte da infância de muitos jogadores dos anos 90 foi Joe & Mac. Os “ninjas das cavernas” precisavam resgatar as moças da sua tribo, que viviam fugindo dos neandertais. Para relembrar essa desventura, eles estão de volta no remake New Joe & Mac: Caveman Ninja.

Desenvolvimento: Mr. Nutz Studio

Distribuição: Microids

Jogadores: 1-2 (local)

Gênero: Aventura, Plataforma

Classificação: 10 anos

Português: Não

Plataforma: PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 30 minutos (campanha)/2 horas (100%)

Idade do gráfico polido

Pode não parecer, mas Joe e Mac já distribuem pauladas nos games há 30 anos

Por se tratar de uma versão toda baseada no primeiro jogo da franquia, New Joe & Mac manteve a estrutura geral da sua fonte, investindo em melhorias em outras áreas, como a visual e a sonora.

Os gráficos cartunescos e cores vivas combinam bastante com a identidade pré-histórica do ambiente, dos protagonistas e dos chefes. Isso traz aquela sensação de algo novo para quem está conhecendo Joe e Mac agora, e de nostalgia bem aproveitada para os fãs de longa data. A ideia de ser algo divertido e despretensioso é alcançada com louvor.

As batalhas contra os chefes podem ser bem tranquilas, se você estiver com o poder adequado

Um destaque especial vai para os chefes, que realmente são o ponto mais alto dessa repaginada que o remake trouxe. Se no original eles comumente só apareciam do pescoço para cima, aqui a maioria ganhou corpo completo e um visual bem mais caprichado.

A trilha sonora foi composta por Raphaël Gesqua, que optou por não remixar a trilha original de 1991. Ele criou melodias baseadas em tambores, com algumas pitadas que relembram as melodias de antes, mas de maneira bem sutil. As músicas são boas, mas parece que não causam tanto impacto durante a aventura.

A pré-história foi tão curta assim?

Os neandertais não são os caras mais amistosos da Pré-História e vão te atacar de todas as maneiras possíveis

Se a estética ganhou um trabalho bacana, o restante deixou um pouco a desejar. Os homens das cavernas só possuem os comandos de saltar e arremessar machadinhas. Outras armas podem ser encontradas pelo cenário, como bumerangues, dentes de dinossauro, rodas de pedra e bolas de fogo. Logo, nada muito complexo.

Entretanto, o ato de pular e atacar ao mesmo tempo parece ser um pouco travado, além do salto ter algumas variações que causam uma certa imprecisão na hora de calcular onde aterrissar. Virar de um lado para o outro também acontece com lentidão e, como aparecem inimigos de ambos os lados da tela, não é difícil ser pego desprevenido.

O caminho é longo, mas ao final de cada fase você resgata uma bela garota e ainda ganha um beijinho

Junte isso ao dano elevado que os inimigos causam e também à necessidade constante de coletar comida, já que nossa barra de energia vai esvaziando com o tempo, e tudo pode tornar-se frustrante rapidamente. Essa dor de cabeça aumenta na hora de tentar os dinossauros gigantes que estão no fim de cada fase e conseguem nos exterminar com dois ou três ataques.

Além disso, outra questão incômoda é que a campanha é curtíssima. Ela pode ser finalizada em apenas 30 minutos – ou menos, até -, por jogadores experientes. Isso se dá por conta das fases terminarem muito rápido. Platinar o jogo demorou menos de uma hora para mim, mesmo fechando a campanha duas vezes.

Os dinos não estão no caminho só para te atrapalhar. Em alguns momentos, eles até te dão uma carona

Há também um “Extended Mode”, que traz trajetos mais longos e até aumentam o fator replay um pouco, mas ainda assim, a identidade visual é mantida, de uma maneira que parece um repeteco da campanha principal, apenas com um novo padrão de inimigos. O que não faz sentido é os troféus/conquistas relacionados a esse modo contarem como DLC, mas não é nada que impacte fortemente a vida do jogador.

Após uma atualização recente, foram adicionados cinco níveis de dificuldade diferentes, para dar um refresco para quem estava com problemas com o nível padrão, que era muito punitivo. Ainda assim, quem coloca no Muito Fácil até consegue finalizar o jogo rapidinho, mas não é o bastante para pegar similaridade e tentar os níveis mais altos, que ainda apresentam uma escalada bem agressiva.

Só para quem gosta

New Joe & Mac: Caveman Ninja é um remake bacana no geral que presta uma ótima homenagem ao título original, mas que apresenta algumas falhas chatinhas, principalmente na resposta dos comandos. Vale jogá-lo pela nostalgia, mas talvez para os jogadores mais novos ele não seja tão atrativo assim.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

New Joe & Mac: Caveman Ninja

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Excelente trabalho visual
  • Os chefes foram redesenhados e ficaram bem bacanas
  • Boa trilha sonora no geral
  • Platina fácil

Contras

  • A jogabilidade é um pouco travada
  • Fases muito curtas
  • Os temas não parecem combinar com as fases
  • Extend Mode é a mesma coisa que a campanha, apenas com uma duração maior
  • A curva de dificuldade é bastante agressiva.