Review-Jajamaru-1

Review Ninja JajaMaru Collection (PS4) – Uma viagem ao passado

Ninja JajaMaru Collection é uma coletânea especial que traz diversos títulos da franquia japonesa original JajaMaru-kun ao ocidente. Repleto de carisma, esse pacote é um registro histórico divertido das aventuras de um ninja em um mundo cheio de perigos.

Desenvolvimento: City Connection
Distribuição: ININ Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: RPG, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, Switch
Duração: 4 horas (Campanha)/14 horas (100%)

Derrotando inimigos em turnos

JajaMaru se aventurando em uma planície

Em Ninja JajaMaru and the Lost RPGs, é possível experimentar duas aventuras do gênero RPG, ambas da década de 80. A jogabilidade e o visual desses títulos são extremamente datados. As batalhas são por turnos mas, dadas às limitações da época, os ataques de JajaMaru e dos inimigos são ilustrados somente com efeitos de luzes simples.

A exploração dos cenários é simples e direta, mas oferece variedade de elementos na medida do que era possível, bem como uma boa diversidade de personagens para conhecer, conversar e descobrir mais sobre a história.

Atirando shurikens e praticando acrobacias

JajaMaru contra yokais perigosos

Com Ninja JajaMaru: The Great Yokai Battle, o jogador tem a chance de experimentar seis jogos de plataforma e aventura da série, com títulos que vão da década de 80, lançados para NES; até a década de 90, no SNES. JajaMaru é um ninja especialista em atirar shurikens e pular para desviar dos Oni, inimigos demoníacos que infestam seu mundo e ameaçam seu grande amor, a Princesa Sakura.

Cada jogo mostra uma evolução visual e prática sutil, sendo um aspecto mais acentuado na versão de SNES, que conta com sprites de personagens e mundo visualmente mais detalhados e coloridos, graças à capacidade do hardware do console.

JajaMaru na busca pela maior pontuação

Em geral, essas aventuras de JajaMaru são bem divertidas. O pico do desafio está na dificuldade acentuada, típica de jogos clássicos oitentistas e noventistas, com morte certa do protagonista ao receber um ou dois ataques. Inimigos aparecendo sem parar e atacando de diversas formas complementam o pacote, exigindo reflexos rápidos de quem joga para sobressair aos obstáculos e alcançar a pontuação mais alta.

O grande destaque da coletânea fica por conta de Ninja JajaMaru: The Great Yokai Battle +Hell, que é uma versão visualmente clássica, mas com jogabilidade e precisão de controles modernos. Aqui, o protagonista deve acabar com inimigos de forma rápida e frenética com suas shurikens, coletando as moedas que surgem e aumentando sua pontuação para desbloquear itens exclusivos, como trilhas sonoras em 8 e 16-bits clássicas, itens de galeria de arte e novos personagens jogáveis.

Oportunidade para ocidentais

Falando de forma honesta, a coletânea JajaMaru, incluindo os RPGs, é um saudosismo que tem valor histórico e que resgata uma série previamente pouco conhecida no ocidente. Especialmente para colecionadores e para curiosos, que desejam conhecer mais sobre o passado dos videogames e seus jogos, Ninja JajaMaru Collection é uma excelente pedida.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Ninja JajaMaru Collection

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Diversidade de títulos disponíveis
  • Uma viagem pelo tempo e pela história bem divertida
  • he Great Yokai Battle +Hell é divertido e viciante

Contras

  • Apresentação da coletânea poderia ser mais caprichada
  • Pacote possui mais valor histórico do que "prático"