Capa Noobe - The Factionless

Review Noob: The Factionless (Switch) – Vivendo um MMORPG em 2 mundos

Noob – The Factionless é um RPG de turnos baseado no universo da websérie francesa Noob, lançada em 2008 e que ainda é exibida atualmente, estando em sua décima temporada.

Desenvolvimento: BlackPixel Studio, Olydri Games

Distribuição: Olydri Studios e Microids

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG

Classificação: Livre

Português: Não 

Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5, Switch

Duração: 35 horas (campanha)/60 horas (100%)

Vivendo no mundo real e em um MMORPG

Max contando da Guilda Noob

Marty, um jovem entusiasta de E-Sports que sonha em entrar para o meio, convence seu melhor amigo, Adam, a se juntar a ele em uma aventura no jogo Horizon, um MMORPG. Eles tem que chegar ao level 100 antes do lançamento da expansão 5.0, para que possam se tornar jogadores profissionais. 

Com essa premissa básica, mas totalmente diferenciada, Noob te coloca na pele de Baster (Marty) e Drek (Adam) no mundo de Olydri para atingirem seu objetivo. Como sozinhos eles não conseguirão ir muito longe, May e Logs, que são Sarah e Leo no mundo real, se juntam a aventura para formarem a Guilda Rush. Dividindo tarefas entre o mundo real e o mundo virtual, seguimos as aventuras dos 4 jovens para conseguirem alcançar seus objetivos e serem como as grandes guildas do jogo.

Marty e Adam comprando o jogo Horizon

O fato dos personagens saberem que estão em um jogo torna tudo muito mais interessante e divertido. Não é como se fosse um isekai (quando o personagem é transportado do mundo real para algum outro fantasioso), então eles conversam entre si como pessoas que estão de fato jogando um jogo, combinando horários e dias para jogarem juntos, logando e deslogando seus usuários e voltando a sua vida cotidiana ocasionalmente. 

A maior parte de Noob se passa em Horizon, mas as partes em que eles não estão jogando torna a aventura tão interessante quanto, embora tudo que se faça no mundo real ainda esteja interligado de alguma forma com o jogo.

RPG versão Chibi

Batalha

Todo o design lembra muito os JRPG da era PS1 e PS2, com personagens em formato chibi (pequenos e cabeçudinhos), tudo muito colorido e chamativo, e com combate em turnos. Apesar de simples, é bem agradável esse universo de Noob, que confesso me pegou de jeito, por adorar tudo o que eles referenciam, principalmente os JRPGs de antigamente. O combate é fácil e intuitivo, apesar de ter mecânicas mais profundas para lhe oferecer uma melhor estratégia. 

Existem subclasses que podem ser alternadas a qualquer momento para melhor atender as necessidades do jogador. Os personagens podem aprender ofícios que melhoram ao serem usados, mas eles servem apenas para interação nos cenários, para coletar determinados materiais e fabricá-los também. Apesar de não haver personalização livre para os personagens, eles “trocam de roupa” sempre que seus equipamentos são alterados, ficando visível em seus avatares. Vale ressaltar que existe ainda uma ótima trilha sonora para acompanhar a aventura dos 4 heróis. 

Mat falando que chegaram ao subchefe da dungeon

Infelizmente, Noob ainda conta com alguns pontos bem negativos, como a falta de descrição das missões e orientação no mapa. Apesar de marcar alguns comerciantes e as saídas das áreas, ele não faz mais nada, sendo praticamente inútil, te fazendo perder muito tempo procurando o local de sua missão.

Faltam pontos de viagem rápida, e o mapa mundi é tão ruim quanto o mapa das áreas. Apesar de marcar os lugares, ele não é preciso e quando se acessa uma área por ele, nem sempre é possível retornar pelo mesmo lugar, tendo muitas vezes que dar uma volta enorme para chegar na área que lhe fornece o acesso novamente ao mapa.

Ao encontrar um inimigo a tela toma esse efeito de trincado

Outro ponto negativo é o fato de que o idioma escolhido não fica salvo. Toda vez que fechar o jogo, o idioma voltará ao padrão. Felizmente a mudança pode ser feita a qualquer momento in game mesmo, sem precisar estar no menu principal para isso. 

O que nos leva a outro ponto importante, que pode ser visto como negativo ou não. Como old gamer, isso não me incomodou tanto, mas aos jogadores mais novos, talvez a opção de só haver salvamento manual e em lugares pré definidos seja um problema. Pelo menos, os pontos não costumam ficar muito longe uns dos outros. 

Do level 0 ao 100!

Com uma proposta diferenciada dos RPGs convencionais, ao menos em seu enredo, Noob – The Factionless te convence pelos personagens carismáticos e história bem humorada, com excelentes referências a cultura pop e também a websérie de que foi derivado. 

Suas mecânicas simples, mas satisfatórias, fazem o jogo ser atrativo para qualquer idade e principalmente para um público novo ao gênero do RPG. Apesar de uns tropeços em sua jogabilidade como um todo, é inegável que Noob irá te divertir por algumas boas horas. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro


Noob - The Factionless

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Mecânicas simples, mas que também podem ser aprofundadas para jogadores menos casuais.
  • Visual chibi
  • Personagens divertidos e carismáticos
  • História com proposta diferenciada dos RPGs tradicionais

Contras

  • Péssimos mapas, nada úteis
  • Carece de pontos de viagem rápida
  • Pouca informação para instrução das missões