Out of Space: Couch Edition Capa

Review Out of Space: Couch Edition (Xbox Series S) – Amor e ódio

Numa leva de party games inspirados em Overcooked e cia., foi criado Out of Space, da brasileira Behold Studios. Originalmente lançado para PC em 2020, Out of Space: Couch Edition traz uma versão que, infelizmente, como o nome deixa claro, remove o modo online e restringe o jogador ao co-op de sofá, em um divertido simulador de limpeza de espaçonave. Saia da casa da sua mamãezinha e vá para seu próprio cafofo com até 3 amigos, antes, porém, livre-se de todos os aliens e elementos que deterioram sua navezinha.

Desenvolvimento: Behold Studios
Distribuição: Wales Interactive‬
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Party, Multiplayer, Simulador
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4 e PS5
Duração: Sem registros

Livre-se dos aliens

Personagens antropomórficos

Out of Space nos permite escolher entre alguns animais antropomórficos, todos com as mesmas habilidades e formas de jogar. Independentemente da criatura escolhida, aqui você inicia em uma nave pequena, sendo possível habilitar outros tamanhos depois de finalizado o cenário atual. O objetivo é simples: energize todos os cômodos com uma bateria no núcleo de energia dali. Parece fácil, mas a dor de cabeça é bem maior do que você poderia imaginar.

Inicialmente, temos alguns itens para instalar nos cômodos que são bastante úteis a fim de começar o trabalho duro: um cultivo de abóboras, que serve como refeição, podendo ser simplesmente devorada ou cozida em um microondas e aumentar a eficácia; e um reciclador que tritura lixos, aliens e qualquer outra coisa que você desejar, resultando em moedas ao seu inventário.

Compras de itens

As moedas são a única fonte de dinheiro daqui e são usadas para adquirir itens gerais no catálogo de compras. Existem dois tipos de itens: comuns e elétricos. Os primeiros são elementos que podem possuir características únicas, como aumentar a eficiência de equipamentos elétricos no mesmo cômodo ou acelerar a velocidade que uma cama tira seu sono, por exemplo. Já os elétricos demandam energia da bateria para funcionar, mas são primordiais na missão de limpar a nave e manter seu bem estar enquanto faz tudo. Existe também uma bicicleta de exercícios que produz moedas quando você pedala nela, mas aumenta o sono e a fome.

Os personagens possuem duas necessidades fisiológicas bem básicas: fome e sono. Para manter a fome em um nível baixo, precisamos cozinhar aliens ou comer abóboras, a fim de satisfazer nosso estômago. Já o sono é combatido facilmente deitando-se em um sofá ou, de forma mais eficiente, em uma cama. Porém, também é possível acabar ficando sujo por entrar em contato com aliens e sujeira alienígena, causando uma grossa camada de sujeira espacial em seu corpo, que exige um bom banho ou um balde d’água para resolver. Caso você não dê atenção a isso, jogando em mais de uma pessoa, pode acabar virando um casulo de sujeira que precisa ser ajudado e finalmente voltar ao normal.

Após terminar os 3 tamanhos disponíveis de espaçonave, o pequeno, médio e grande, é liberado o modo Challenges, em que somos colocados em cenários específicos para realizar tarefas pré-definidas em situações pré-estabelecidas – e até mesmo aleatórias. Trata-se de uma forma de dar sobrevida ao game já que, após finalizar todo o jogo principal, não há muito o que ser feito. Porém, ainda é possível trabalhar em prol das conquistas internas existentes aqui, que libera novos personagens e itens a serem adquiridos no catálogo de compras, transformando levemente a jogabilidade e o nível de desafio.

Sujeira por todos os cantos

Limpe a nave

Seu maior problema e benção, ao mesmo tempo, serão os aliens. Eles têm diversas espécies, um mais resistentes do que os outros contra elementos como água e até mesmo a vassoura. Normalmente, o inimigo (alien) mais comum é desnorteado apenas com um golpe da vassoura ou com um balde de água, possibilitando seu cozimento ou trituração no reciclador – caso opte pela segunda ação, você recebe moedas em troca, como dito acima. Sem falar que também é possível cozinhá-los, colocá-los como comida para o cachorro e transformá-los em matéria-prima com o objetivo de criar uma nova bateria.

Esses monstrinhos surgem constantemente caso um cômodo fique fechado por muito tempo ou, adivinhe, sem energia. E como resolver isso? Sim, instalando uma bateria. Porém, os inimigos também podem comer a bateria, que é necessária para manter as portas do local aberto. São várias coisas que precisam de atenção em toda a espaçonave e, caso você dê alguma brecha, mais cedo ou mais tarde uma bolha de pus alienígena pode estourar e dar vida a mais criaturas nojentas. Porém, sempre tenha em mãos um balde com água para murchar essas bolhas ou conte com a ajuda de um bot limpador.

Também existem tubulações posicionadas em algumas paredes, que cospem sujeira espacial em intervalos de tempo. Isso pode sujar o chão e deixar ele propenso a criar novas bolhas que dão vida às criaturas ou infestar o local da bateria com sujeira, causando sua remoção. Por isso, é importante dar uma olhada no catálogo e posicionar tapetes, o que impede que o local seja contaminado por sujeira. Ah, e é bom instalar também uma TV, que mostra constantemente promoções no catálogo de compras, permitindo adquirir itens em uma generosa promoção.

Nem tudo é perfeito, mas ainda é divertido

Out of Space é bastante irritante e mais extenso do que deveria ser se jogado sozinho, principalmente na questão de gerenciamento. Como o jogo carece de um mapa ou uma visão geral da nave, é impossível prestar atenção em tudo o que está acontecendo, algo que é amenizado em duas ou mais pessoas, já que cada um pode se ater a um cômodo longe o bastante do primeiro jogador.

Em termos de posicionamento de itens, todos eles podem ser remanejados para serem instalados em outros lugares da nave, menos o tapete. E isso atrapalha bastante a estratégia, já que um tapete posicionado em um local errado pode impedir a instalação de outro no canto em que deveria ter sido instalado o primeiro.

Por último, mas não menos importante, fica claro a necessidade de existir um co-op online por aqui. Infelizmente não existe um prazo para que as versões de console sejam atualizadas e incluir este modo online, e acredito que nem esteja nos planos da empresa em fazer isso, dado o nome Couch Edition. O que é uma pena, porque é complicado encontrar mais 3 pessoas para trazer em casa nos dias de hoje a fim de jogar videogame.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Out of Space: Couch Edition

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade bem amarrada
  • Desbloqueáveis
  • Modo challenges com regras diferentes
  • Co-op divertidíssimo

Contras

  • Single player cansativo
  • Sessões muito longas de jogo sem interrupção
  • Modo online faz falta