metroid-dread-cover

Cinco curiosidades sobre Metroid Dread

Esta semana tivemos o Nintendo Direct como parte da E3 2021 e nele foi anunciado oficialmente o próximo jogo da franquia Metroid para o Switch. Com o título oficial de Metroid Dread, o jogo foi uma surpresa para muitos fãs da série, mas existem alguns fatos sobre ele que algumas pessoas podem desconhecer.

Jogo cancelado

Se você é um fã de longa data de Metroid, talvez ter visto o nome “Dread” no título do próximo jogo tenha sido um pouco familiar. Provavelmente o motivo para isso é o fato de que, originalmente, ele estava sendo desenvolvido para o Nintendo DS, com lançamento previsto para 2006.

Há uma menção ao Metroid Dread na revista Game Informer de junho de 2005. Houveram comunicados de imprensa mencionando-o para a E3 naquele ano, mas como o jogo não apareceu no evento em 2005, e também em 2006, acabou caindo no esquecimento.

Agora, 15 anos depois da janela de lançamento original, o produtor de Metroid, Sakamoto Yoshio, compartilhou que o título realmente estava em desenvolvimento naquela época e disse “desistimos da ideia na época porque sentimos que a tecnologia naquela época simplesmente não conseguia trazer o conceito de vida.

Referência em Metroid Prime 3: Corruption

O termo “Dread” também surgiu no Metroid Prime 3: Corruption (Wii – 2007). Na sala de processamento no Space Pirate Homeworld, um painel pode ser acessado pelo jogador e nele contém o seguinte texto: “Experiment status report update. Metroid project ‘Dread’ is nearing the final stages of completion”. (Atualização do relatório de status do experimento. O projeto Metroid ‘Dread’ está se aproximando dos estágios finais de conclusão). Posteriormente, um dos designers do Corruption admitiu que o texto foi incluído como uma piada.

corrupção dread do projeto metroid

19 anos sem um Metroid 2D original

A afirmação do Metroid Dread ser o primeiro Metroid com jogabilidade 2D e história original em 19 anos, feita durante a Nintendo Direct, pode parecer absurda, mas é verdade no final das contas.

Temos os seguintes jogos que poderiam desmentir essa afirmação: Metroid: Samus Returns (3DS – 2017). Porém, ele é um remake do Metroid II: Return of Samus (Game Boy – 1991). Já o Metroid: Zero Mission (Game Boy Advance – 2004) também é um remake, por sua vez, do Metroid original (Famicom Disk System – 1986). Dessa maneira, o último Metroid 2D original foi o Metroid Fusion (Game Boy Advance – 2002).

Primeiro Metroid em HD

Essa afirmação pode parecer um pouco estranha, pois essa resolução já se tornou padrão e foi superada há algum tempo pelos últimos consoles. Mas, de certa forma, Metroid Dread é o primeiro Metroid em Alta Definição.

Embora Metroid Prime Trilogy para Wii pudesse ser jogado no Wii U, ele nunca recebeu uma versão HD para Wii U ou Nintendo Switch. Até mesmo o Metroid: Samus Returns de 3DS também não é em HD.

Primeiro jogo Metroid com furtividade como uma “mecânica real”

No trailer de jogabilidade de Metroid Dread, há um trecho que podemos observar o que pode ser uma nova mecânica de furtividade. Neste momento do vídeo, Samus usa uma habilidade que a torna indetectável ao sensor do seu perseguidor.

Em jogos anteriores, como Metroid: Zero Mission e Metroid Fusion, há seções de stealth, mas não com a importância que o Metroid Dread parece requerer, já que escapar dos E.M.M.I. parece ser um dos temas principais do jogo.

Metroid Dread será lançado no Nintendo Switch em 8 de outubro de 2021. O game dará continuidade aos eventos de Metroid Fusion, quando Samus pousa no planeta ZDR para investigar uma misteriosa transmissão enviada à Galactic Federation.

Fonte: Twinfinite