capa-out-of-space-switch

Review Out of Space: Couch Edition (Switch) – Faxinar nunca foi tão divertido… e complicado

Out of Space: Couch Edition é a mais recente criação da empresa Behold Studio, um estúdio brasileiro que desenvolveu o divertidíssimo Chroma Squad, e o clássico Knights of Pen and Paper. Sua história é bem simples, o jogador é um personagem do espaço que acabou de se mudar para uma nova nave espacial e precisa realizar uma faxina completa.

Desenvolvimento: Behold Studio
Distribuição: Plug in Digital
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Estratégia
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataforma: Xbox One, PS4, PC e Switch
Duração: Sem registro

Mercado de jogos brasileiro

Atualmente, no Brasil, estão surgindo mais empresas de criação e desenvolvimento de games. Sendo assim, o surgimento de jogos como Dandara e Bem Feito são cada vez mais comuns, além disso podemos fazer uma menção honrosa à Celeste, que tem participação também de uma companhia brasileira. Out of Space não é diferente e possui ótima qualidade, é divertido e extremamente desafiador.A jogabilidade tem uma curva de aprendizado baixa, lembrando muito Overcooked – aclamado cooperativo de sofá. Porém, a dificuldade é alta e isso se deve ao comportamento da sujeira. Quando ela está no mesmo lugar por muito tempo, o lixo se espalha por todo o cômodo. Logo, se o jogador não tiver velocidade e estratégia, provavelmente ficará em um loop infinito de limpeza, sendo necessário limpar o mesmo local repetidamente.

Tá faltando alguma coisa

Os dois jogadores na nave e os objetos iniciais
Início de uma partida cooperativa

Out of Space para Switch foi lançado com a proposta de ser um cooperativo de sofá, logo não será possível jogar online com os amigos e muito menos com algum desconhecido. Além disso, acredito que essa funcionalidade não será implementada nesta versão. Contudo se você tem alguém para jogar presencialmente, a jogatina é extremamente agradável e divertida mesmo com apenas duas pessoas.
Durante a jogatina com mais de um jogador, a câmera pode atrapalhar um pouco caso ambos os jogadores estejam separados, ela se distancia o suficiente para atrapalhar a visão de pelo menos um jogador, visto que a tela não é em split-screen. Em naves maiores, essa dificuldade aumenta, uma vez que os jogadores vão estar em uma distância maior por mais tempo. Além disso, no jogo não se tem a possibilidade de correr, como em Overcooked, o que dificulta caso seja necessário andar longas distâncias no menor tempo.

Gameplay estratégica

Jogador um jogando um balde d'água no jogador dois
Jogador limpando a sujeira de outro

Para jogar, é necessário muita destreza, estratégia e sincronia. Ao iniciar uma partida sua nave será gerada proceduralmente de acordo com o tamanho escolhido. Existem três tamanhos de naves: pequenas, médias e grandes. É necessário completar uma nave pequena para desbloquear uma média e assim por diante. Entre os tamanhos disponíveis, a dificuldade só aumenta, no entanto, mesmo com a nave pequena, o nível da jogatina não é fácil. No início da partida, o jogador recebe alguns itens iniciais, um esfregão para limpar o chão, um balde para encher de água que pode ser utilizado de diversas maneiras e alguns móveis que criam habilidades passivas nos cômodos, como por exemplo o tapete, que impede o chão se sujar no local. O objetivo do jogador vai além de limpar toda a nave, energizar as tomadas com baterias faz com que certos móveis funcionem como, por exemplo, o chuveiro, sendo possível limpar a sujeira grudada no personagem ou encher um balde ao utilizá-lo.

O que dificulta a faxina é a capacidade da sujeira se espalhar. Se um cômodo estiver sem sua bateria acoplada, as portas não se mantêm abertas, logo elas também ficarão sujas. Com lixo em excesso, criam-se novos alienígenas, esses ovos só podem ser derrotados com o balde d’água e, quando eles nascem, as baratas intergaláticas deixam um rastro de sujeira pelo caminho e devem ser derrotadas com um esfregão. Para além disso, a dificuldade do jogo aumenta ainda mais por conta das necessidades básicas do personagem, ao utilizar alguns utensílios como o esfregão, o jogador fica cansado e é necessário descansar no sofá, poltrona ou até na cama, ainda é necessário se alimentar e perder os status significa que o jogador vai perder a partida. Caso esteja jogando em duas pessoas, é possível que um jogador alimente o outro já desmaiado.

Tenha paciência

Jogador encostado na porta e distribuição de cômodos na nave
Distribuição de cômodos da nave

Out of Space é um excelente cooperativo de sofá, podendo se tornar um jogo relaxante e divertir-se por longas horas. Por mais que seja difícil, ele se torna desafiador a ponto de estimular o jogador a passar de fase. Contudo, Out of Space exige muita paciência e eficiência durante as atividades, já que será necessário fazer o maior número de atividades economizando tempo o suficiente para a sujeira não se espalhar e ter um retrabalho para limpar tudo novamente. Ao jogar sozinho, não é adquirido a experiência completa, o jogo vai ficando mais fácil à medida em que se adicionam novos jogadores.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Out of Space: Couch Edition

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Jogo brasileiro de qualidade
  • Divertido
  • Excelente curva de aprendizado

Contras

  • Sem online
  • Câmera pode atrapalhar