Review-PacManWorldSW-1

Review Pac-Man World Re-PAC (Switch) – bolinhas amarelas e muita nostalgia

Pac-Man World Re-PAC é um remake do jogo homônimo lançado para PS1 em 1999 repleto de cores e com visual repaginado. Embarque nessa aventura e ajude Pac-Man a salvar sua família do terrível Toc-Man.

Desenvolvimento: NOW PRODUCTION Co, Ltd.
Distribuição: Bandai Namco
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma, Aventura
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Duração: 5 horas (campanha)/7 horas (100%)

As aventuras de Pac-Man

O terrível Toc-Man

Após fantasminhas maldosos sequestrarem todos da sua família a mando de um robozão gigante chamado Toc-Man, o protagonista amareludo Pac-Man parte em uma aventura para resgatá-los.

Pac-Man World é dividido em 6 áreas bastante distintas entre si. O protagonista se aventura e come bolinhas em praias piratas, circos assombrados, áreas industriais e até mesmo em estações espaciais fora do planeta. Cada fase se destaca com um visual repleto de cores vibrantes, o que casa muito bem com o tema cartunesco do jogo.

As fases oferecem uma boa dose de desafios de plataforma que colocam as habilidades de Pac-Man para teste, seja acelerando para se atirar em uma rampa, correndo para ativar plataformas móveis enquanto passa por canhões atirando e canos cuspindo fogo, ou até mesmo pulando e batendo seu bumbum com tudo no chão para derrotar inimigos.

Embora curtos em sua maioria, os níveis de Pac-Man World são cheios de segredos e itens para coletar. Frutas permitem que Pac-Man abra portões e pressione botões especiais que dão acesso a novas áreas. Essas áreas podem conter novos itens para coletar que aumentam a pontuação na fase, bem como chaves para salvar os membros da família do protagonista e até mesmo portais que levam a fases especiais cujo design e jogabilidade são embasados nos labirintos clássicos dos jogos tradicionais da franquia Pac-Man.

A bolinha amarela e seus inimigos formidáveis

O chefão da área dos piratas

Pac-Man pode utilizar de sua batida de bumbum no chão e de sua aceleração e investida rápida para derrotar inimigos. Poucos oferecem real desafio, embora alguns sejam irritantes, como uma espécie de maçarico na área industrial que move sua chama para cima e para baixo para impedir com frequência os dois ataques principais da bolotinha comilona.

Por outro lado, as batalhas contra chefes são bastante criativas. Cada área possui um inimigo poderoso em sua fase final, com desafios únicos que utilizam todas as habilidades de Pac de forma criativa e orgânica. Há, inclusive, a adoção de mecânicas únicas em ao menos dois dos chefes, que surpreendem ao oferecer jogabilidades completamente diferentes das fases tradicionais, mas que são igualmente divertidas.

Nostálgico na medida certa 

Pac-Man pulando obstáculos perigosos

As melhoras visuais de Pac-Man World Re-`PAC são extremamente notáveis. No que concerne às texturas de cenários de modelagem de personagens, ele é praticamente um jogo novo, especialmente quando se tem em mente os gráficos de baixa resolução poligonal do jogo original lá no PlayStation 1. Tudo é impressionante e dá uma vida ainda maior ao game.

Essa nova versão repaginada oferece doses altas de nostalgia, seja em sua jogabilidade e desafios simples e diretos, na estrutura de fases e chefes em cada final de área; ou na câmera excessivamente próxima do personagem e que pode atrapalhar em alguns pequenos momentos durante a aventura. Esse é um título que remete a tempos mais simples, o que contrasta bem com jogos do mesmo gênero que Pac-Man World em tempos atuais, que pregam por fases mais amplas e exploráveis para aumentar sua duração.

Um remake de qualidade

Pac-Man World Re-PAC é um pacote modesto, mas nostálgico na medida certa e nos pontos certos. A variedade de fases, desafios de plataforma e batalhas contra chefes criativas tornam essa aventura cheia de carisma e cores uma excelente opção para quem deseja uma jogatina descompromissada e divertida.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Pac-Man World Re-PAC

8

nota final

8.0/10

Prós

  • Visuais belos e coloridos
  • Batalhas contra chefes são bastante criativas
  • Variedade de fases
  • Fases repletas de segredos e itens para coletar

Contras

  • A câmera é excessivamente próxima do personagem em algumas fases