Potion Craft: Alchemist Simulator é um simulador de alquimia criado pela NicePlay Games, uma equipe independente de desenvolvedores russos. Com um nome que se explica por si só, o jogo distribuído pela TinyBuild está disponível para os assinantes do Xbox Game Pass e para os usuários de PC, por intermédio da Epic Games Store, Steam ou GOG. Versões para as duas gerações do PlayStation e para o Nintendo Switch estão sendo produzidas, com previsão de lançamento para o outono de 2023.
Desenvolvimento: NicePlay Games
Distribuição: TinyBuild
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulador
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5, Switch
Duração: 17 horas (campanha)/24 horas (100%)
Colhendo, criando e vendendo
Situada durante um período medieval, a narrativa de Potion Craft coloca o jogador na pele de um jovem alquimista que transformou uma casa abandonada em uma loja. Visando aprimorar suas capacidades alquímicas, o protagonista começa a efetuar serviços para a população por meio da venda de poções mágicas. Para isso, é fundamental ouvir o problema dos clientes e aprontar um elixir que possa resolvê-lo. É vital prestar atenção nos diálogos, já que fazer negócios com consumidores que pretendem usar as bebidas para causar danos a outras pessoas não é uma boa ideia.
O jogador conta com acesso a um quintal que possui diversos ingredientes naturais, que podem ser utilizados na cozinha da casa – equipada com água potável, um caldeirão, um fogão, um moedor e outros utensílios. Com uma gameplay de apontar e clicar, o desafio de Potion Craft está na descoberta da maneira correta de elaborar cada uma das 22 poções disponíveis, já que os momentos iniciais da jogatina funcionam completamente na base da tentativa e do erro. Embora o jogo tenha saído do acesso antecipado, os criadores planejam adicionar diversas atualizações ao título, que incluirão novas substâncias e um sistema de aprimoramento para o jardim.
Desafio dispensável
Apesar de Potion Craft aparentar ser um título simples e tranquilo, a experiência é mais complexa do que deveria ser, já que o time de desenvolvimento optou por acrescentar um contratempo desnecessário para o conjunto da obra. Para ter sucesso na fabricação das poções, é preciso desviar dos obstáculos presentes no mapa, que são capazes de cancelar todo o processo de preparo e destruir os componentes em uso.
Frustrante, a funcionalidade mostra ser inútil após pouco tempo, dado que é possível salvar as fórmulas das poções em um livro de receitas, que pode ser usado para fabricar todos os elixires de forma automática. Isso descomplica tudo e transforma o game em uma visual novel, na qual apenas a leitura e a interpretação de textos são necessárias para deduzir o pedido correto da vez e avançar.
A campanha progride ao concluir objetivos, que desbloqueiam novos conteúdos narrativos aos poucos. Cumprir missões e subir de nível ao encontrar poções liberam pontos que ajudam a melhorar as habilidades de criação e negociação do personagem principal, úteis para fabricar bons produtos e conseguir um bom lucro.
Apresentação incrível
A qualidade da produção é admirável. Charmoso, o jogo possui um estilo visual em sépia com animações extremamente detalhadas e fluídas. A trilha sonora é espetacular e a interface conta com um design sensacional, que se encaixa perfeitamente na direção de arte escolhida.
O roteiro é impressionante, pois tem uma quantidade alta de frases distintas para os NPCs que visitam a casa do protagonista nos dias da campanha. Com mecânicas ensinadas de uma maneira esclarecedora, a excelente localização em português preparada pelos responsáveis garante que todos possam entender plenamente o conteúdo do título sem grandes problemas.
Aguardar por mais é a melhor escolha
Preparar poções e mexer com alquimia é divertido, mas a execução realizada pelo pessoal da NicePlay Games falha em manter o interesse por um bom tempo, já que a automação proporcionada pelo livro de receitas acaba com boa parte da jogabilidade do título. Nós vivemos em uma geração em que os games nunca estão completos. Potion Craft já saiu do acesso antecipado e é uma experiência bem polida, mas ainda há muito por vir. O futuro promete ser melhor do que o que está sendo apresentado na versão de lançamento, e portanto, sugiro esperar até que o jogo esteja realmente finalizado por seus produtores.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong