Raccoo Venture capa

Review Raccoo Venture (Switch) – Uma decepção brasileira

Raccoo Venture tenta capturar a magia dos clássicos jogos de plataforma dos anos 90, se inspirando em nomes famosos como Banjo Kazooie e Mario 64. Além de falhas, a versão para Nintendo Switch deixa muito a desejar, resultando em uma experiência frustrante e decepcionante. Te conto nesta análise.

Desenvolvimento: Diego Ras
Distribuição: QUByte Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma, Aventura
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 10 horas (campanha)

Falta de variedade

Cenários mudam, mas jogabilidade não
Cenários mudam, mas jogabilidade não

O game coloca você no papel de um guaxinim aventureiro, coletando relíquias mágicas e enfrentando inimigos em um mundo colorido que remete aos anos 90. Embora a premissa seja interessante, a execução é monótona, apresentando controles básicos de um plataforma e mecânicas simples demais.

As fases se repetem rapidamente em seu escopo, através de um foco excessivo em coletar itens e resolver quebra-cabeças simples e nada originais, fora a execução das mecânicas de plataforma serem bastante “flutuantes” e imprecisas. No mais, a falta de variedade nas tarefas dentro de fases torna o jogo cansativo, especialmente quando comparado a outros títulos de plataforma como Super Mario 64 e Banjo-Kazooie.

Temos partes com água, sim
Temos partes com água, sim

Além disso, o desempenho técnico do jogo no Switch é um dos seus maiores problemas. A resolução é baixa, tanto nos menus quanto durante o jogo, resultando em gráficos borrados e performance longe dos 60 fps. Isso também é notado nos controles que são meio atrasados.

Os gráficos de Raccoo Venture no Switch não são impressionantes. O visual parece datado, com uma estética que lembra mais um título dos anos 2000 (no mau sentido) do que um game moderno. A paleta de cores e animações também não são muito bacanas, parecendo algo bastante amador. Embora o estilo artístico tente se manter fiel às raízes dos games de plataforma clássicos, a execução técnica deixa muito a desejar e não te faz sentir no domínio dos controles.

Level design fraco que deixar a desejar

Lutas com chefes são maçantes e não tão boas
Lutas com chefes são maçantes e não tão boas

A ausência de um sistema de checkpoint mais eficiente é particularmente frustrante também, forçando você a repetir longas seções após uma morte – que geralmente não é sua culpa. O design de fases em Raccoo Venture é outro ponto fraco. Os cenários são lineares em sua maioria e carecem de criatividade, muitas vezes se resumindo a tarefas de coleta sem qualquer profundidade, sem mencionar os puzzles muito simplórios. Além do mais, a trilha sonora é bem repetitiva em alguns momentos e acaba sendo irritante, sendo essa a pior parte de longe.

A narrativa, que poderia ter sido um ponto forte, é superficial e mal desenvolvida. Os personagens são unidimensionais e pouco memoráveis, e a história falha em engajar você de maneira significativa. Alguns minigames surgem aqui e ali pra quebrar o ritmo das coisas, mas acabam não adicionando muito à jogabilidade ou narrativa. Jogar com o pombo Pru acaba sendo a parte mais divertida do que o próprio protagonista, já que as coisas se transformam um pouco e precisamos planar pra continuar vivos.

Não espere muita coisa

Raccoo Venture é uma oportunidade perdida. Apesar do potencial inicial e da premissa interessante, a falta de polimento, a repetitividade e os problemas técnicos tornam difícil recomendá-lo. O game BR precisa de melhorias significativas para se destacar em um mercado repleto de opções de alta qualidade. A menos que o desenvolvedor Diego Ras façam mudanças drásticas e melhorias significativas, é difícil ver este game se tornando algo mais do que uma nota de rodapé.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Raccoo Venture

5

Nota final

5.0/10

Prós

  • Personagem minimamente carismático
  • Jogabilidade com o pombo é bem-vindo
  • Skins desbloqueáveis
  • Alguns segredos nas fases

Contras

  • Controles horríveis
  • Level design não interessante
  • Trilha sonora repetitiva
  • Visuais meio datados
  • Jogabilidade não evolui praticamente nada