Capa de Redfall

Review Redfall (PC) – Desastroso

Redfall representa uma mudança no que os estúdios da Arkane costumam criar, já que os produtores trocaram seus tradicionais simuladores imersivos em favor de uma aventura cooperativa ao estilo de Far Cry. No entanto, a busca por novos horizontes resultou em um shooter esquisito, que falha não apenas em seus aspectos multijogador, mas também em elementos básicos de um videogame.

Desenvolvimento: Arkane Austin

Distribuição: Bethesda Softworks

Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)

Gênero: Tiro

Classificação: 18 anos

Português: Interface, dublagem e legendas

Plataformas: PC, Xbox Series X/S

Duração: 11 horas (campanha)/29 horas (100%)

Mordendo de volta?

Gameplay de Redfall

Redfall é situado em uma cidade totalmente dominada por vampiros e um culto de humanos que os adoram. O objetivo é recuperar o controle das regiões do mapa, derrotando as ameaças e realizando missões para ajudar os cidadãos refugiados. Os personagens jogáveis possuem habilidades especiais e opções de upgrade que criam um combate divertido, mas que não atinge seu potencial por conta da inteligência artificial dos oponentes que é patética e mal feita. A jogabilidade abre espaço para diferentes abordagens a cada tarefa, o que é diretamente incentivado pelos menus do jogo – que constantemente atrapalham a experiência ao poluir a interface com muitas informações distintas. 

Completamente dublada em português, a narrativa não é interessante, apesar da boa temática e do elenco carismático, desperdiçando a ideia de um apocalipse vampiresco com missões maçantes, que não contam sequer com um sistema de checkpoints ou de respawn. Interromper o foco na campanha para liberar novas casas seguras acaba sendo uma tarefa vital para conseguir prestigiar Redfall sem precisar voltar repetidamente para o mesmo lugar. Muito tempo é perdido caminhando por lugares irrelevantes do mundo aberto, evidenciando que Redfall seria um título melhor se tivesse áreas lineares ao invés de um grande vazio.

Online indefensável

Cena da campanha de Redfall

Durante meu tempo com Redfall, uma dúvida surgiu em minha mente: será que os desenvolvedores da Arkane já jogaram algum título online? O shooter decepciona porque os responsáveis não implementaram nem a criação de partidas, o básico. Não é possível completar o time com pessoas aleatórias, e o modo solo é péssimo, pois não há bots preenchendo o papel da equipe. O jogo não é balanceado para um herói, e é necessário jogar com outros players para progredir com tranquilidade. 

Só que o principal problema do cooperativo é a inexistência de incentivos para se jogar em equipe. Apenas o anfitrião da sala tem o seu progresso salvo, enquanto o resto do time só perde tempo. Redfall ainda sofre ao requerer uma conexão aos servidores da Arkane, mesmo durante a jogatina solitária. A exigência põe uma data de validade no título e deixa Redfall a mercê da Bethesda, uma vez que não é possível acessar o menu do título sem estar conectado. 

Performance horrível

Elementos do mapa de Redfall não carregam direito

O desempenho de Redfall é tão bizarro quanto seu modo em rede. O jogo tem quedas bruscas na taxa de quadros durante os confrontos e no decorrer da navegação da cidade, além de travamentos em momentos aleatórios. Faltou muita otimização, pois o título consome processamento demais, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência que não justifica o uso de tantos recursos. Nem ferramentas de upscaling como a super resolução do Fidelity FX fazem com que Redfall tenha uma performance minimamente tolerável em sua versão para computadores. 

Estilizados, os gráficos possuem ótimos efeitos de iluminação que são prejudicados por falhas na renderização das sombras e luzes. As texturas e modelos da ambientação estão em baixa qualidade, e até nas configurações mais altas possíveis existem vários problemas na visibilidade dos objetos que compõem os cenários. O trabalho de animação feito é terrível, visto que os personagens e inimigos visivelmente deslizam pelo chão. Redfall é um notório desleixo por parte da Arkane, que já produziu verdadeiros espetáculos audiovisuais. 

Pavoroso

O título criado pela Arkane em Austin não passa de um shooter ruim, que não vale um download no Xbox Game Pass. O grande lançamento da Microsoft e da Bethesda para o primeiro semestre deste ano é uma piada bem infeliz, porque nada em Redfall funciona como deveria. É óbvio que o jogo não foi devidamente finalizado por seus produtores, e as inevitáveis atualizações com as correções necessárias dificilmente resolverão os problemas estruturais do título – e elas certamente não farão as pessoas retornarem ao game, pois a primeira impressão é a que fica.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Redfall

5.5

Nota Final

5.5/10

Prós

  • Combate diversificado
  • Temática legal

Contras

  • Single player mal feito
  • Modo online ruim
  • Performance tosca
  • Inteligência artificial tenebrosa