Repose é um jogo de terror psicológico com foco em sobrevivência e exploração em ambientes opressivos em um estilo dungeon crawler. A estética minimalista e a jogabilidade tensa criam uma experiência atmosférica que, apesar de curta, deixa sua marca.
Desenvolvimento: Bozó Attila Bertold
Distribuição: Akupara Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 14 anos (violência)
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: 2 horas (campanha)
Cada passo conta

A jogabilidade de Repose é um dos seus maiores destaques. Com movimentação em grade, visão limitada e administração de estamina, é obrigatório pensar antes de cada passo. Qualquer movimento em falso pode significar o fim, o que reforça o clima de tensão constante.
A atmosfera claustrofóbica é bem construída: a exploração labiríntica dentro de uma instalação misteriosa faz com que o jogador se sinta constantemente acuado. A proposta se torna mais envolvente quando se entende o conceito de sobrevivência extremo que o jogo propõe.
No entanto, a curva de aprendizagem acaba sendo rápida, na medida em que os labirintos são pequenos, logo, o jogador consegue passá-los no tentativa e erro.
Além do mais, Repose é bastante curto. É possível completar o jogo em cerca de duas horas, o que pode deixar um gosto de “quero mais”, especialmente para quem se conecta com o universo apresentado.
Opressão em 1-bit

Visualmente, Repose aposta em uma estética 1-bit marcante. Tudo no jogo é representado por traços monocromáticos que evocam a era dos computadores antigos e dos jogos minimalistas dos anos 80 – mais especificamente os dungeon crawlers. A escolha estética é ousada, e funciona de maneira exemplar para o tipo de experiência proposta.
A paleta de cores, embora limitada, pode ser personalizada. O jogador pode escolher entre diferentes combinações de contraste, o que ajuda a adaptar a visibilidade e, ao mesmo tempo, altera sutilmente a ambientação. Mesmo assim, qualquer que seja a paleta, o resultado é o mesmo: um mundo visualmente desconfortável e sufocante, que contribui diretamente para o clima de desorientação e medo.
Mistério subterrâneo

A narrativa de Repose é misteriosa e fragmentada. No controle de um funcionário solitário, o jogador deve coletar tanques de oxigênio de corpos espalhados por uma instalação subterrânea. Mensagens deixadas por Aaron, um ex-funcionário que se comunica por meio de sonhos, e interações com outros personagens dão as pistas sobre o que está realmente acontecendo.
Mais do que entregar uma trama direta, o jogo propõe reflexões sutis sobre opressão, alienação e o peso das rotinas corporativas, tudo embrulhado em um enredo que remete a produções como Severance ou clássicos do sci-fi psicológico.

A experiência sonora é minimalista, mas precisa. Repose usa o som de forma contida, pontuando momentos de tensão com ruídos ambientais e efeitos sutis que colaboram para a imersão. Em vez de trilhas melódicas tradicionais, o jogo opta por deixar o silêncio dominar, o que amplia a sensação de solidão e desconforto.
Fim do turno
Repose é uma experiência curta, mas impactante. Sua estética 1-bit, jogabilidade focada em sobrevivência e narrativa enigmática se combinam para criar um título único dentro do cenário indie. Não é um jogo para todos, mas para quem aprecia atmosferas densas, tensão constante e uma boa dose de mistério, vale cada minuto.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro