reverie-knights-tactics-capa

Review Reverie Knights Tactics (PS4) – Um bom jogo de estratégia

Desde moleque eu me aventurei por Arton, mundo de RPG da Tormenta, um dos cenários mais populares do gênero no Brasil. Em Reverie Knights Tactics, nós controlamos uma Clériga de Tanna Toh que parte em uma aventura em busca da cidade dos elfos, Lennórien, que caiu nas mãos de perigosos goblinóides. Se você algum dia já jogou RPG de mesa, a jogabilidade aqui será bem fácil de ser dominada. 

Desenvolvimento: 40 Giants Entertainment

Distribuição: 1C Entertainment

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura, RPG, Tático

Classificação: 10 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Switch

Duração: Sem registros

Combate

Imagem do combate de Reverie Knights Tactics
O cenário de Reverie Knights Tactics deve ser explorado, principalmente quando houver muitos inimigos

Como todo jogo de estratégia, o combate é o ponto alto. Os mapas podem ter pontos para serem explorados, como espinhos que causam dano, poças de veneno, lava e muitos outros. Além disso, é preciso ficar de olho também nos demais elementos que podem te ajudar a atrapalhar unidades inimigas, como criar pontos de lava com uma bomba, derrubar uma pilastra que pode fazer com o que o inimigo dê uma volta maior, e por aí vai. 

Adicionalmente, é durante o combate e ao quebrar certas árvores ou “matinhos” que pegamos itens que são usados para criar outros, especialmente para recuperar pontos de vida e de mana. Reverie Knights Tactics não tem uma lojinha que te ajuda quando acabam os itens, exceto para equipamentos. Outra forma de conseguir itens é passando por cima de baús que podem aparecer no mapa, e geralmente encontramos poções e outros que ajudam bastante. 

Sobre a luta efetivamente dita, cada unidade pode fazer até duas ações, tudo de acordo com a vontade do jogador. Se você quiser ignorar os adversários e andar duas vezes a quantidade normal de casas, fique à vontade, mas saiba que fazendo isso não poderá atacar. Ou então se quiser usar um item, seja de cura ou uma bomba, e depois atacar, fique à vontade também. Ainda é possível usar ataques com os parceiros, e usar uma magia ou um item: as possibilidades são praticamente infinitas.

Essa gama de opções dadas deixa a parte estratégica bastante complexa e divertida. Desde o começo os inimigos vão pra cima do seu time e, caso não esteja preparado, a derrota será certa. Ou seja, dominar bem quais suas habilidades, seu alcance e trabalhar em conjunto faz toda a diferença.

Ainda durante a luta, precisamos cumprir alguns desafios para ganhar pontos de experiências extras e Cogni, que pode ser usado para comprar equipamentos no acampamento. Os desafios servem mais ou menos como parâmetro de qual a sua missão dentro daquela fase.

A queda de Lenórienn

combate de Reverie Knights tactics
As magias são poderosas, e precisam ser usadas com sabedoria.

A história de Reverie Knights se passa em um dos capítulos mais sombrios de Arton. Lenórienn sucumbiu perante os goblinóides, e com isso o conhecimento dos elfos poderia ser perdido para sempre. Tentando impedir que isso aconteça, a Ordem de Tanna Toh recebe ordens para montar uma expedição rumo àquele território inóspito. Contudo, nada sai conforme o esperado, e a expedição acaba perdendo contato com a Ordem.

Isso faz com que a Ordem monte uma nova expedição, seja para encontrar os sobreviventes da primeira aventura, ou recuperar suas memórias com todo o conhecimento obtido. 

No decorrer da jornada, nosso grupo cresce, ficando com 4 membros. Cada um deles com uma classe especial e um tipo de uso diferente no combate. Além disso, há um sistema de escolhas, que afetam diretamente o desenrolar da jornada. Aurora, nossa protagonista, por mais que queira salvar o seu pai que participou da primeira expedição, também é uma clériga de Tanna Toh e precisa agir como tal. Ou não: tudo depende das suas escolhas. E elas são repercutidas pelos personagens do jogo. 

É importante sempre voltar pro acampamento para produzir novos itens e ver algumas interações novas entre os personagens. Alguns diálogos são hilários e muito bem escritos, e a história como um todo tem um bom desenvolvimento. Considero esse um dos pontos altos aqui.

Vitória

Reverie Knights Tactics é excelente e extremamente divertido. O combate é desafiador e pode ser punitivo para quem não aprender bem as regras do jogo. O desenvolvimento dos personagens é muito bem feito e ganhar novas habilidades e pontos de atributos mudam tudo dentro da batalha. Como é baseado na Tormenta, que é um cenário brasileiro de RPG, temos também a opção de jogá-lo no nosso amado idioma. Espero sinceramente que as vendas animem a produtora 40 Giants Entertainment ou alguma outra a contar outras histórias desse universo riquíssimo.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Reverie Knights Tactics

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Combate divertido
  • Em português
  • Diálogos engraçados e com bom desenvolvimento

Contras

  • Mesmo acelerando o turno dos inimigos, se forem muitos, vai demorar bastante tempo.