Capa de RIDE 5

Review RIDE 5 (PC) – Velozes e furiosas

RIDE 5 é a quinta iteração do simulador de motociclismo criado pelos italianos da Milestone. É o primeiro título lançado depois que a franquia conquistou uma nova atenção graças a um viral no YouTube que demonstrava o quão realista o jogo é. Essa qualidade continua sendo mantida pelos desenvolvedores, já que a produção impressiona tanto por sua jogabilidade quanto em seus fatores técnicos, embora nem tudo seja perfeito.

Desenvolvimento: Milestone

Distribuição: Milestone

Jogadores: 1-2 (local) e 1-20 (online)

Gênero: Corrida, Simulação

Classificação: Livre

Português: Interface, dublagem e legendas

Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S

Duração: Sem registros

É difícil

Corrida em RIDE 5

O jogo não é simples ou amigável para novatos, e sim um simulador focado na imersão. Os controles são complexos e os pilotos são sempre impiedosos no decorrer das corridas, até no modo mais fácil de todos. Algumas pistas chegam a ser realísticas até demais, uma vez que os sistemas de colisão são extremamente sensíveis, sem um balanço satisfatório entre uma abordagem simulatória e arcade.

Porém, a desenvolvedora oferece diversas opções que simplificam a experiência. É possível configurar o funcionamento da IA dos competidores e desativar as batidas, além de poder rebobinar a jogatina e tentar novamente sempre que algo der errado durante as corridas. As funções de assistência à direção são robustas ao ponto delas permitirem a automação completa da jogabilidade, o que por consequência acaba tirando toda a graça da gameplay do simulador.

Vroom vroom

Iluminação de RIDE 5 é incrível

RIDE 5 possui um rico sistema de upgrades, possibilitando a plena customização dos visuais dos pilotos e das motos. Cada um dos mais de 200 veículos disponíveis podem ser tunados com peças melhores. Contudo, é preciso customizar as motos dentro de um número máximo de cilindradas, garantindo que elas se enquadrem nas categorias correspondentes de cada um dos circuitos, o que acaba limitando um pouco essa funcionalidade.

As principais fabricantes estão representadas no simulador, que tem à disposição modelos clássicos e modernos de marcas como Ducati, Honda, Suzuki e Yamaha. Desbloquear novas motocicletas é um processo simples, já que é preciso apenas completar corridas para acumular dinheiro o suficiente e adquiri-las na concessionária.

Múltiplos modos de jogo

Corrida endurance em RIDE 5

A principal novidade desta versão é a adição de um modo carreira, com uma turnê pelo mundo na qual é preciso vencer os eventos e disputar a primeira colocação no ranking global com os rivais. Sem um mundo aberto, RIDE 5 apresenta pistas licenciadas de autódromos conhecidos entre os entusiastas do automobilismo, como Interlagos e Daytona.

Cada autódromo oferece várias configurações distintas, evitando que os circuitos se tornem monótonos ao longo da carreira. Há modos que vão além da campanha para um jogador, como as corridas normais, que também são jogáveis em rede e com suporte ao crossplay, e provas de resistência, verdadeiras maratonas que podem durar horas de jogatina em tempo real.

Um show de imagens

Câmera em primeira pessoa de RIDE 5 é sensacional

Desenvolvido por meio da Unreal Engine, RIDE 5 tem uma performance sólida em sua versão para PC. Entretanto, existem alguns problemas que infelizmente impactam a experiência. Sempre que o jogo alterna entre condições climáticas e iluminações diferentes no decorrer de uma corrida, a taxa de quadros sofre uma queda brusca por alguns segundos, prejudicando a direção em momentos chaves dos percursos. Os filtros de anti-serrilhamentos empregados deixam um efeito fantasma na imagem, que resulta em um rastro feio e perceptível em torno dos pilotos e das motos. A compatibilidade com monitores ultrawide é inconsistente, funcionando apenas durante a jogabilidade propriamente dita, com barras pretas nos replays e menus.

Apesar dessas pequenas falhas, a apresentação do simulador é incrível, com gráficos sensacionais e fotorrealistas, embora os modelos de personagens sejam ruins e com animações esquisitas. É impressionante como todas as motos presentes em RIDE 5 são extremamente detalhadas, tanto visualmente quanto em seus aspectos sonoros. O áudio do título é espetacular, com sons de ventania que dão uma sensação única de toda a adrenalina proporcionada por um veículo correndo a 280 km/h. Os efeitos climáticos são espetaculares e muito bem executados, e os modos de câmeras disponíveis oferecem uma imersão singular, seja diretamente de dentro do capacete do piloto ou através da tradicional câmera em terceira pessoa.

Realistão

Com uma localização completa para o idioma brasileiro, RIDE 5 é, sem dúvidas, um dos melhores games dentro do gênero de simuladores para motos que, lamentavelmente, não possui muitos representantes. Contudo, para prestigiar o simulador sem se frustrar, é necessário investir um bom tempo configurando as assistências. A experiência poderia ser mais acessível para jogadores casuais, dado que os tutoriais existentes não explicam os controles e nem o funcionamento das complexas mecânicas de uma forma clara e sintetizada. A ausência de guias esclarecedores e de uma curva de aprendizado satisfatória faz com que um jogo incrível como esse não seja tão empolgante quanto deveria ser para grande parte do público.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

RIDE 5

8.5

Nota Final

8.5/10

Prós

  • Customização boa
  • Gráficos incríveis
  • Detalhes sonoros espetaculares
  • Modo carreira divertido

Contras

  • Mecânicas muito complicadas
  • Falta de tutoriais
  • Problemas de performance