De um tempo pra cá, vêm sendo lançados vários jogos cooperativos sem o foco no online, ou seja, quando dois ou mais jogadores ficam no mesmo ambiente. Isso se dá principalmente por conta do lançamento de Overcooked, um grande clássico do gênero desenvolvido pela Ghost Town Games e distribuído pela Team17, aclamada empresa no meio dos jogos indies. Alguns desses lançamentos acabam sendo bastantes relevantes, mas outros não, que é o caso de Shakes on a Plane.
Desenvolvimento: Huu Game
Distribuição: Assemble Entertainment
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Arcade, Party, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataforma: Switch, PS4, Xbox One, PC
Duração: Sem registros
Isso me lembra alguma coisa
Existem diversas temáticas dentre os chamados cooperativos de sofá como construção, mudança, faxina, e como é o caso do jogo nessa review. A temática é a culinária, assim como em Overcooked, logo esse será aquilo que usarei como base para comparação. Shakes on a Plane é praticamente igual o jogo da Team17, e em ambos os casos é necessário servir pratos de comida para os clientes de um restaurante nada convencional, quebrando vários obstáculos e utilizando personagens fora do comum.
Com isso, a engine é praticamente a mesma, exceto pela falta de fluidez de movimentos e o ambiente bastante diferente. Shakes on a Plane se passa o tempo todo dentro de um avião, os jogadores assumem um papel de comissário de bordo e devem servir diversos tipos de pratos para os passageiros ali embarcados. Fo final de cada nível, é dada uma classificação de zero a três estrelas para o jogador de acordo com a velocidade com que serviu a refeição.
Mesmas mecânicas de forma diferente
Durante toda a partida, os passageiros quando terminam de comer deixam um lixo, que se torna necessário de retirar o mais rápido possível e isso atrapalha bastante o fluxo entre o comissário de bordo e a cozinha, já que vão surgindo novas tarefas de acordo com o tempo. Essas tarefas, quando acumuladas, acabam complicando o jogador na hora de decidir o que fazer primeiro. Em Overcooked, essa mecânica é bem parecida com lavar os pratos, outra mecânica que acaba se repetindo é o das caixas que se movimentam. Durante a gameplay o avião enfrenta algumas turbulências, que acaba jogando algumas coisas para o alto e dificultando o jogador de se movimentar para o lado contrário.
Contudo, existem algumas mecânicas interessantes também, como o fato de alguns passageiros levantarem de suas poltronas, atrapalhando o fluxo, sendo necessários levá-los até a poltrona novamente, já que em um avião de verdade é necessário se manter sentado o tempo todo. Em alguns níveis, vão existir bandejas espalhadas pelo avião, que te permite pegar o lixo de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, facilitando a tarefa, porém isso também pode atrapalhar já que um mesmo passageiro pode pedir mais de uma coisa ao mesmo tempo, tornando necessário mais tempo de preparação.
Tudo depende da sua biblioteca
Por fim, Shakes on a Plane com certeza vai trazer diversão durante os 81 níveis disponíveis, além disso, é possível repetir o jogo caso não tenha completado as fases com três estrelas, o que não é muito difícil, e em alguns lugares surgirão dificuldades, mas assim que o jogador se acostuma com o obstáculo a curva de dificuldade cai bastante. Durante a jogatina, tudo travou uma vez, mas fora isso não tive nenhum problema, tanto no Dockquanto no modo portátil. Além disso, os controles são bem simples, sendo de fácil aprendizado até mesmo para os que não tem muito costume com consoles.
Na presente data, Shakes on a Plane está custando 20 dólares na eShop americana, o mesmo preço de Overcooked Special Edition e um pouco mais barato que Overcooked 2, o segundo jogo da série para Switch, publicado em 2018. Caso não tenha jogado algum outro local co-op, vale muito a pena esperar e jogar os clássicos antes, visto que o nível de aprendizado e de diversão será muito maior. Mas, caso seja um fã assíduo de cooperativos e já tenha vários outros e sua biblioteca já esteja praticamente completa de jogos do gênero, Shakes on a Plane com certeza será uma boa opção.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisado por Jason Ming Hong