Desenvolvimento: Autumn Pioneer
Distribuição: Autumn Pioneer
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Educativo
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, Switch
Duração: Sem registros
Saque sua câmera e aponte pra todo lado
O conceito de Shashingo é bastante simples: você caminha por algumas ruas de uma típica, mas fictícia, cidade japonesa com uma câmera em mãos e, ao fotografar qualquer coisa, aparece o seu nome em japonês, incluindo a escrita e pronúncia. Podem ser fotografados objetos, elementos da natureza, itens em lojas, comidas, entre vários outros itens e conceitos.
Claro que apenas isso seria um pouco sem graça e, principalmente, pouco efetivo para o aprendizado. Assim, o game fornece algumas ferramentas para fazer você relembrar as palavras e treinar sua memória. Temos dois modos: quiz e procurar. No modo quiz, algumas das fotos que você tirou são sorteadas e três verbos relacionados são listados e você deve tentar acertar o que cada um quer dizer. Já no modo procurar, palavras de coisas que fotografou anteriormente são apresentadas e você deve percorrer a cidade, encontrar esse objeto e tirar uma foto novamente – ou seja, é preciso saber o que a palavra significa.
Repetição é o segredo
Essas mecânicas emulam um SRS (software de repetição espaçada), como o popular Anki, que são sistemas utilizados para memorizar coisas, especialmente úteis no aprendizado de idiomas. A repetição espaçada é uma técnica que tem sua eficiência bem embasada cientificamente, principalmente no quesito de adquirir vocabulário em um novo idioma. Ou seja, no modo quiz cada foto funciona como um flashcard, com a imagem, sua escrita e pronúncia de um lado, e exemplos de palavras relacionadas do outro.
Ambos esses sistemas são personalizáveis. Você pode escolher se as palavras são aleatórias, focadas em um tema ou local, as mais novas, as que você mais erra, entre outras opções. É possível escolher a quantidade de palavras e, no modo quiz, quantas vezes pode errar. Isso é interessante para você ir no seu ritmo e focar no que quer aprender naquele momento.
Há outros guias para aprender
Outro elemento de jogabilidade é a possibilidade de comprar filtros para a câmera usando moedas que você ganha ao acertar palavras nos modos quiz e procura. Não é nada demais, mas é um pequeno incentivo a se dedicar mais ao jogo – e aprender, por consequência.
O game também inclui elementos para iniciar no aprendizado no idioma, para quem nunca teve nenhum contato com a língua japonesa, ainda que eu ache que não seja o ideal começar do zero diretamente no jogo. Há um guia com frases básicas e explicações de fundamentos do idioma e inclui guias de hiragana e katakana, dois dos alfabetos do japonês (o terceiro é o kanji).
Para quem quiser ser trilíngue
Um problema para nós em Shashingo é que o jogo não está disponível em português, o que cria uma barreira adicional para o aprendizado. Assim, se você já não fala inglês, não irá aproveitar completamente o conteúdo oferecido. Portanto, é importante levar isso em conta ao pensar em adquirir o game. Por fim, o desenvolvedor está sempre ouvindo o feedback da comunidade e aprimorando o jogo, então espere novidades aparecendo no futuro.
Aprender brincando, um clássico da educação
Shashingo: Learn Japanese with Photography é um pequeno e agradável jogo voltado para aqueles que queiram adquirir vocabulário na língua japonesa de uma forma mais lúdica do que estudar com livros e outros materiais. Definitivamente, não é o suficiente para você se tornar fluente no idioma, mas pode servir como um bom incentivo para quem estiver iniciando essa jornada.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro