Estão prontas, crianças? Diretamente do abacaxi, nos juntamos a Patrick, Sandy e o esponjoso Bob, em uma épica batalha em defesa da Fenda do Biquíni!
Desenvolvimento: Purple Lamp Studios
Edição: THQ Nordic
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS4, Xbox One , PC e Switch
Duração: 8 horas (campanha)/13 horas ( 100%)
Surfando na onda
SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom surfa na onda crescente de remakes e remasters que ocorre na indústria de videogames nos últimos tempos.
Desenvolvido pela Purple Lamp Studios e publicado pela THQ Nordic, o jogo traz para a atual geração um clássico collectathon de plataforma 3D, no qual percorremos diversos níveis enquanto coletamos todos os itens colecionáveis que conseguirmos encontrar ao longo dos cenários que os fãs do desenho certamente reconhecerão, como o Campo de Águas Vivas, o Centro da Fenda do Bíquini e o Balde de Lixo.
A aventura do jogo tem início quando um novo plano de Plankton para derrotar o Sr. Sirigueijo e tomar posse do Siri Cascudo sai do controle, e os robôs aterrorizam toda a Fenda do Biquíni. Cabe a Bob Esponja, ajudado por seus fiéis escudeiros Patrick Estrela e Sandy Bochechas salvar a Fenda do Biquíni do domínio dos robôs maléficos.
Bebendo na fonte de recentes remakes como Spyro:Reignited Trilogy e Crash Bandicoot N’sane Trilogy, Battle for Bikini Bottom: Rehydrated recria fielmente o clássico de 2003, com gráficos atualizados e o visual cartunesco característico da série animada.
Busca pelas Espátulas Douradas
Como todo bom collectathon, a exploração minuciosa dos níveis é essencial, pois onde menos se espera podemos achar os Objetos Brilhantes, as Meias do Patrick e, principalmente, as cobiçadas Espátulas Douradas. À medida que coletamos Espátulas Douradas temos acesso aos novos níveis, e os Objetos Brilhantes também podem ser trocados por Espátulas Douradas com o Sr. Sirigueijo – além de abrirem segmentos especiais nas fases.
No início do jogo, o único personagem controlável é o próprio Bob Esponja, mas em determinados momentos podemos trocar de personagem e jogar com Patrick ou Sandy. Cada personagem tem habilidades específicas: Bob Esponja usa sua rede de apanhar águas vivas para bater nos inimigos e lança ataques de bolhas, Patrick pode apanhar Tikis e Frutas e jogar nos inimigos ou empilhá-los para alcançar lugares altos, e Sandy pode usar golpes de karatê nos robôs e planar longas distâncias fazendo uso de seu laço.
Contando com essa variedade de habilidades, aqueles que buscam coletar todos os colecionáveis terão que retornar à algumas localidades com outros personagens, cuja habilidade específica é necessária para resolver algum puzzle. Em Battle for Bikini Bottom: Rehydrated os puzzles são bastante simples em sua maioria, não exigindo muito do jogador para solucioná-los.
O mesmo infelizmente não pode ser dito do quesito plataforma do jogo. Em alguns momentos a dificuldade oscila para os extremos, temos segmentos nos quais algo que deveria ser mais desafiador se torna muito fácil, e de forma muito mais frequente ocorre o oposto, e alcançar uma simples plataforma exige uma precisão absurda na movimentação e controle do personagem.
Um milésimo de segundo de hesitação e lá vai a esponja afundar na lagoa de Goo. Não foram poucas as vezes que errei a plataforma por um triz, e tive que voltar ao último checkpoint.
Fiel aos problemas
Outros problemas que existiam no jogo original e infelizmente foram trazidos para a geração atual são as numerosas telas de loading – que demoram um pouco mais do que é aceitável em títulos recentes, e algo que é bastante característico das limitações dos consoles mais antigos: as paredes invisíveis.
Em Battle for Bikini Bottom: Rehydrated, os cenários são abertos e convidativos à exploração exigida do gênero, mas infelizmente o jogador se depara com inúmeras barreiras invisíveis que fazem com que uma mão humana apareça na tela e carregue o seu personagem – é a tela de game over, e Bob Esponja volta do último checkpoint.
Era uma opção de level design plenamente compreensível em 2003, mas não tanto assim em 2020 e confesso que me irritei algumas vezes com a existência de paredes invisíveis em locais onde não havia nenhuma necessidade, simplesmente porque buscava um caminho alternativo ao oferecido pelo jogo.
O modo multiplayer foi divulgado como a novidade mais significativa da versão Rehydrated do jogo e, embora eu não tenha testado o multiplayer local, não me diverti muito com o online. Neste modo os jogadores precisam derrotar hordas de inimigos em diferentes ilhas. Ganha quem tiver feito mais pontos no final. Embora seja um adicional interessante, principalmente para os adeptos da jogatina co-op de sofá, o maior atrativo de Battle for Bikini Bottom: Rehydrated é a campanha single player.
Estou pronto!
SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é um jogo extremamente divertido e contagiante. Confesso que nunca fui a maior fã do desenho animado, mas assisti muitos de seus episódios e, diversas vezes durante a jogatina, tive a sensação de estar em um episódio da série animada.
Seja pelas interações de Bob Esponja com diversos personagens da série como Lula Molusco e Senhora Puff, como também pelos diálogos que trazem o mesmo humor simples e juvenil do desenho, Battle For Bikini Bottom passa a sensação de ser um episódio jogável, colorido e empolgante como os melhores episódios da série, apesar de não termos a inconfundível dublagem brasileira no jogo – o que pode entristecer alguns fãs.
De maneira geral, o jogo é muito competente no que se propõe a ser, um ótimo collectathon de plataforma 3D, cheio de fases coloridas e desafiantes, com um bom número de itens colecionáveis e o ótimo humor característico da animação. Passei muitas horas divertidas com Bob Esponja e seus amigos lutando pela Fenda do Bíquini e pretendo ainda passar muitas mais.
Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming
SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated
Prós
- Visual cartunesco parece saído da animação
- Diálogos repletos do humor característico da série.
- A troca de personagens traz variedade ao gameplay
- Trilha sonora remasterizada é contagiante
- Coletar todos os itens é um desafio e tanto
Contras
- Não é dublado em português do Brasil
- Apresenta alguns deslizes no level design
- Dificuldade fica desbalanceada em poucos momentos