Review-StarWarsSurvivor-1

Review Star Wars Jedi: Survivor (PS5): Uma jornada espetacular

Star Wars Jedi: Survivor é a continuação direta de Star Wars Jedi: Fallen Order, lançado em 2019. Survivor expande o que deu certo em Fallen Order, aparando as arestas, refinando mecânicas e adicionando novidades pontuais enquanto amplia os cenários e incentiva ainda mais a exploração, em uma experiência memorável para os fãs da franquia de George Lucas.

Desenvolvimento: Respawn Entertainment
Distribuição: EA Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 14 anos
Português: Legendas, Interface e Dublagem
Plataformas: PS5, Xbox Series X/S, PC
Duração: 19 horas (Campanha)/59 horas (100%)

Jedi: Sobrevivente

Cal Kestis observando a imensidão árida

Star Wars Jedi: Survivor acompanha as aventuras de Cal Kestis e seu fiel robozinho companheiro, BD-1, que agora lutam contra o Império por diversas localidades da galáxia. Com novas companhias, como o caçador de recompensas Bode e sua personalidade canastrona, Cal e Bd-1 devem decidir se seguem seus instintos a mantêm-se convictos de sua luta, ou se buscam distanciar-se da guerra e ter um breve momento de paz.

O ponto mais positivo da história de Survivor está em seus personagens. Cal evoluiu muito desde Jedi: Fallen Order, e se mostra um Cavaleiro Jedi poderoso, corajoso e impetuoso, muito diferente do jovem Padawan do jogo anterior. BD-1 continua uma graça, e é a melhor companhia disparado. Mas outros personagens também retornam com novas facetas, como Cere Junda e a bruxa Merrin.

A figura vilanesca principal aparece um pouco depois do início da jornada de Cal, mas, para evitar spoilers, serei breve: sua presença é marcante, tanto por sua força quanto por seus diálogos.

Postura de Jedi

Cal Kestis enfrentando um poderoso Rancor

Muitos ajustes e incrementos foram feitos na jogabilidade de Star Wars Jedi: Survivor para que a experiência se tornasse nova, mas mantendo a familiaridade e os pontos altos do jogo anterior.

Uma grande novidade é a presença das Posturas, que governam a forma como Cal empunha seu sabre de luz. A princípio, são três estilos disponíveis: manejo simples, lâminas duplas e sabres duplos. Há outras a serem desbloqueadas no decorrer da aventura, mas não irei mencioná-las para não estragar as surpresas.

Cada Postura possui sua própria árvore de habilidades e golpes, que podem ser adquiridos com os pontos de habilidade acumulados ao derrotar inimigos e subir a barra de experiência. A variedade de movimentos é imensa, o que torna o combate de Survivor prazeroso. Além disso, as animações de batalha parecem mais fluídas, e os golpes finalizadores são mais variados também, e isso tira a repetitividade das batalhas, algo presente em Jedi: Fallen Order.

Durante os duelos, Kestis pode usar poderes da Força para afastar, puxar para perto e atordoar inimigos. Mesclar o uso do sabre de luz e da Força é fundamental para conseguir alcançar a vitória, especialmente na batalha contra os chefes.

A evolução de um Jedi

Cal e BD-1 observando um rochedo imponente

Star Wars Jedi: Survivor utiliza cenários muito mais abertos do que seu antecessor. Explorar os diversos planetas e biomas disponíveis é uma experiência repleta de novidades e segredos. Cal desbloqueia habilidades novas como um gancho para beiradas, impulso da Força ao pular e impulso da Força para levantar ou descer objetos rapidamente. Parece pouco, mas são habilidades muito comuns em jogos de Star Wars e que aqui são novidades muito bem vindas.

Como recompensa ao explorar, Cal pode encontrar novos materiais para personalizar seu sabre de luz, bem como novas roupas, penteados e estilos de barba. E uma outra novidade aqui é a presença de Rumores, que funcionam como missões secundárias simples que desbloqueiam personagens extras e novos diálogos na base segura de Cal Kestis e companhia.

Embora seja um jogo focado nas batalhas de Cal contra tropas imperiais, incursores do caos e monstros selvagens, Jedi: Survivor utiliza muito bem as habilidades do herói Jedi na implementação de quebra-cabeças que, na maioria das vezes, são bem intuitivos com progressão natural.

O preço da beleza

Paisagem belíssima de Star Wars Jedi: Survivor

Star Wars Jedi: Survivor é um dos jogos mais bonitos da atual geração, com efeitos de iluminação de ponta, nível de detalhes de texturas altíssimo e modelagem de personagens impecável, especialmente nas expressões faciais de seres humanóides. Tudo isso a um preço, porém.

Embora rode a 30 quadros por segundo na maioria esmagadora do tempo, há momentos em que Survivor sofre com problemas de desempenho, sendo algo mais visível em áreas com muita folhagem e em cutscenes.

Uma experiência Star Wars imperdível

Star Wars Jedi: Survivor é uma aventura obrigatória para os fãs da franquia. A história do jogo é emocionante e memorável, os combates são variados e impactantes e os visuais são dos mais belos já vistos na atual geração.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Star Wars Jedi: Survivor

9

nota final

9.0/10

Prós

  • Evolução de Cal Kestis como Jedi e BD1 segue sendo o melhor droide de Star Wars
  • Sistema de posturas traz variedade aos combates
  • Cenários amplos e repletos de segredos
  • Visualmente impecável

Contras

  • Desempenho poderia ser melhor, principalmente nas cutscenes