Startup Company Console Edition (Switch) cover

Review Startup Company Console Edition (Switch) – Construindo um portal de fenômeno mundial

Jogos de gerenciamento e simulação são famosos desde sempre e com uma variedade bem grande do que pode ser administrado. Em Startup Company Console Edition você tem o dever de criar um site de sucesso, gerenciando todas as etapas e supervisionando toda sua empresa nos mais diversos segmentos da área. 

Desenvolvimento: Hovgaard Games

Distribuição: 2Awesome Studio

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Simulação, Estratégia 

Classificação: Livre

Português: Legendas e interface

Plataformas: Switch, PC, Xbox Series X/S, PS4, PS5

Duração: 13.5 horas (campanha)/27 horas (100%)

Criando um site de sucesso 

Seu dever primordial é criar um site do zero e fazer com que ele se torne um fenômeno no meio digital, além de sair do anonimato para se tornar o maior portal do mundo. Mas antes disso é preciso definir algumas coisas, como o nome da sua empresa, o nome do seu site, sua profissão, sua logo e o segmento de atuação. Ou seja, pra qual público será seu site. 

Nessa hora, existem várias opções que podem ser escolhidas e, ao mesmo tempo, já é mostrado algumas das empresas que serão suas concorrentes no meio que escolher. Muitas delas são trocadilhos com marcas famosas, sendo possível encontrar nomes como: Disk Chord, NetTix, Lime Video, Friendbook, TheTube, E-bae e muitos outros. 

Dado o pontapé inicial, é finalmente a hora de começar a gerenciar. Como de praxe, existe sempre um “assistente” que lhe dirá os objetivos que deve cumprir. A princípio são objetivos simples e fáceis de serem cumpridos, funcionando como um tutorial para introduzir minimamente as mecânicas do jogo. 

Aos poucos são desbloqueadas novas funções, devendo se alugar escritórios maiores para trabalhar e acomodar seus funcionários, ter galpões de hospedagem de servidores, e ainda é possível até mesmo investir em novos locais pela cidade. 

Praticamente tudo deve ser feito manualmente pelo jogador. Escolher quais peças serão feitas, gerenciar campanhas e contratos, benefícios que sua empresa oferecerá, melhorar os recursos do site, configurar servidores e muito mais. 

Aba mostrando o desempenho do site e as funções que ele possui.

É possível ainda negociar os salário e bônus oferecidos aos seus funcionários, negociar espaços de anúncios com outras empresas, e até mesmo comprar uma concorrente ou ter várias ações de variadas marcas. Falando assim é tudo lindo e cheio de flores, mas não se engane, pois se trata de um processo lento, trabalhoso e complexo, porém, satisfatório ao alcançar seu objetivo. 

Ao atingir suas metas, elas lhe rendem mais dinheiro para investimento, contudo, se a plataforma não estiver muito bem e precisar de tempo para conseguir alinhar as coisas, ainda é possível conseguir empréstimos dos bancos para tal fim. 

Existem 2 modos de jogo: o de carreira e o personalizado. Se optar por seguir uma carreira, tudo será progressivo, acompanhando seu desempenho dos 18 aos 67 anos enquanto administra sua empresa. 

Já se quiser se sentir mais livre para fazer o que bem entender, o modo personalizado te permite escolher as diretrizes em que irá jogar. Como o dinheiro que irá começar, sua idade, recursos disponíveis, etc. Infelizmente as metas ainda continuam as mesmas do modo carreira, e isso não muda e não podem ser tiradas para que você tenha uma maior liberdade de criação. A vantagem é que você já pode começar milionário e sem se preocupar com o dinheiro dos investidores, por exemplo. 

Complexo e desafiador

A simplicidade está fora dos padrões de qualquer título do gênero de gerenciamento e simulação, afinal, não se pode ir muito longe sem uma gama de complexidade e profundidade nos mecanismos. 

Se você não está familiarizado com esse tipo de jogo, levará até um susto ao iniciar sua gameplay e ver tantas interfaces complicadas, cheia de números, abas e informações. O motivo disso é para lhe dar a maior liberdade de gerenciamento possível, o que é bem bacana, mas, ao mesmo tempo, bem complicado. 

Aba de melhoria das funções do site

Existe uma assistente de metas, e ela informa o jogador de seu objetivo e de como ele tem que chegar até ele. Ou era pra ela fazer mais ou menos isso, só que, na prática, não é bem isso que acontece. Com o intuito de ser um tutorial, nossa assistente falha miseravelmente. Do início ao fim o jogo todo é muito mal explicado. Falta informação na aba de ajuda, por parte da assistente, nos próprios menus e afins. Muitos itens e interfaces não tem sequer uma informação de pra que servem. Nem um mísero texto dizendo que se mover algum dos cursores ou apertar algum botão qual será a consequência. Sem contar que a interface é bem complicada e nada intuitiva. 

Se já não fosse o bastante, a cor que escolheram para destacar o cursor é péssima, pois ela só dá um leve realce na cor que a aba ou o botão já tem, ou seja, bem difícil de saber onde ele está. Para os botões isso não ficou tão ruim assim, mas, nas abas, ficou péssimo! É quase impossível enxergar em qual aba você está, pois não muda quase nada! A alteração visual é praticamente nula. 

Aviso de falência

Startup Company foi produzido primeiramente para PC, ou seja, a navegação era toda feita pelo mouse, logo, você veria o cursor e onde ele estaria nas abas e botões. Infelizmente na hora de portarem isso para os consoles, ficou péssimo, já que não temos um cursor para movimentar, e isso é feito diretamente alternando entre os botões do menu em que estiver. Inclusive essa navegação é feita toda pelos analógicos, o que não é de forma alguma ruim, porém, como ficou mal aplicado, diversas vezes seus comandos não são reconhecidos, o que causa uma grande irritação ter que navegar entre os menus. 

Existem ainda muitos botões de valores, onde você precisa movê-los para configurar alguma coisa, como horários, filtrar visualizações, dinheiro investido e muito mais. Para pequenas quantidades como as horas, até que funciona bem. Mas quando é preciso mover grandes quantidades, o jogo não lhe dá a liberdade que deveria, já que você não consegue mover livremente o botão para aumentar e diminuir o que deseja. Muitas vezes, ao movê-lo, você esta preso a valores já pré determinados, que, infelizmente, costumam estar fora do que seria adequado para sua necessidade. 

Design e soundtrack 

visão padrão de sua sala

Com poucas músicas e uma grande repetição delas, porém sem serem chatas e irritantes, devo dizer que ficar nesse looping não é exatamente desagradavel, ou qualquer coisa do tipo. São trilhas simples,mas que agradam de um modo geral. 

Também não há grandes efeitos irritantes ou anúncios com vozes se repetindo a toda hora, e felizmente não há nenhuma dublagem. Quando se passa muito tempo fazendo a mesma coisa em um único jogo, ficar o tempo todo ouvindo anúncios ou chamadas sobre algumas das atividades é extremamente irritante. Como tudo fica no texto e no visual, não há esse risco. 

Com gráficos bem simples, com um design meio que padrão para esses tipos de jogos, Startup Company agrada bastante. Ele não é cheio de detalhes, texturas e decorativos, mas cumpre muito bem seu papel. Inclusive os gráficos devem ser a única coisa simples e minimalista nesse título, o que com certeza não é nada ruim. 

Dito isso, não espere grandes coisas de seus funcionários, pois eles não fazem nada além de sentar em suas mesas e trabalhar. Não há intervalos para o café, descanso ou qualquer coisa do tipo. Eles aparecem para trabalhar da mesma forma mágica que voltam para suas casas. 

Concluindo seu site

Com uma curva de aprendizado lenta e uma dificuldade elevada, Startup Company não é pra todos. Um iniciante nos títulos de gerenciamento certamente teria uma dificuldade bem alta para progredir. Considerando que o jogo te orienta bem mal, é bem provável que você irá falir algumas empresas antes de conseguir se consolidar. Mas como diria o mestre Yoda: “Grande professor o fracasso é”.

Felizmente, há uma gama bem alta de tudo que pode ser gerenciado manualmente e depois de entender como tudo funciona, então fica bem mais fácil administrar seu site e ter sucesso mas, ainda assim, é um teste de paciência. 

Dito tudo isso, meu ponto é: se puder jogar a versão de PC, faça isso, pois essa versão de console ficou pessimamente portada, e erraram bastante na hora de converter os comandos, o que irá te frustrar bastante.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Startup Company Console Edition

6

Nota Final

6.0/10

Prós

  • localizado em português
  • Sem efeitos sonoros e vozes irritantes

Contras

  • Porte para o console mal feito
  • Difícil de ver abas e botões selecionados
  • Péssimo tutorial e informações gerais nos menus e itens
  • Personagens sem ações