Streets of Red: Devil’s Dare Deluxe é um beat ’em up recheado de referências à franquias famosas da cultura pop – até nos mínimos detalhes -, acompanhado de um humor muito bem localizado (estou falando do idioma) e com mecânicas de alta qualidade num estilo retro.
Um fato curioso: consegui contato através do Twitter com o tradutor do jogo, para nossa língua, chamado Ricardo Douglas, e fiz questão de parabenizar o rapaz pelo excelente trabalho de localização apresentado neste jogo.
Desenvolvimento: Secret Base
Edição: Secret Base
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Ação, Luta, Multiplayer
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4 e Switch
Duração: 1 horas (campanha)/5 horas (100%)
Um jogo corajoso
Quero começar dizendo que não faço a mínima ideia de como Streets of Red utiliza tantas propriedades intelectuais, mas sei que adorei! Algumas que consigo me lembrar agora são: Street Fighter, Legend of Zelda, Shovel Knight, Jason Vorhees, Mortal Kombat, etc.
O jogo é um prato não apenas cheio, mas lotado de qualidade para amantes do gênero de briga de rua e de humor pastelão. Um de seus maiores diferenciais fica por conta dos personagens selecionáveis.
São inicialmente 4 disponíveis para serem usados, com a possibilidade de mais liberar mais alguns posteriormente. Existem ataques e habilidades de todos os tipos, desde o corpo-a-corpo, o curta distância e até mesmo tiros com armas de fogo. Sempre será uma forma única de se jogar.
Já sobre os modos de jogo, podemos escolher entre o arcade e o sobrevivência. O primeiro é basicamente o modo história, já o segundo é justamente um modo onde o desafio é se manter vivo o máximo de tempo possível sem o uso de melhorias.
Também existe o menu de conquistas internas com as tarefas cumpridas, e uma oportunidade de entrar em alguma posição do ranking mundial na opção correspondente.
Diferenciais
É um cenário apocalíptico! Monstros de vários tipos estão invadindo a cidade e você precisa sobreviver. E é perigoso ir sozinho! Tudo pode acabar numa morte perpétua.
Streets of Red se destaca, em minha opinião, por causa de seu combate extremamente ágil e diversificado. São diversas combinações possíveis de serem feitas que nunca deixam a pancadaria cair na mesmice. Até mesmo um comando de dash a gente encontra aqui, e podemos atacar enquanto o movimento é executado criando vários combos diferentes.
Um dos pontos mais altos das mecânicas em Streets of Red é a barra azul chamada “pontos de alma”. Esta que possui várias utilidades relevantes, até mesmo para um parry de ataques inimigos – devolvendo um ataque com outro, consumindo tabletes.
Aliás, não economize nesta barra! O próprio jogo estimula com que ela seja usada sem dó, já que a mesma se recupera através de pontos de alma que caem no chão, se regeneram com ataques simples, morte de inimigos e até sofrendo dano.
A barra de almas também serve para atacar usando habilidades exclusivas do personagens, dentre as 3 disponíveis – defensiva, longas distâncias e a exclusiva. A jogabilidade nunca será a mesma, isso é garantido.
A cada fase sucedida, é possível adquirir vantagens para usar nos próximos cenários. Porém, nada vem de graça, e para conseguir estas habilidades extras é preciso desembolsar alguns cascalhos – prazer, capitalismo.
Este é realmente um jogo que estimula o jogador a gerenciar seu dinheiro. Morreu? Pague uma quantia para voltar ou seja eliminado pra sempre – sim, seu save desaparece. Não tem dinheiro pra gastar em habilidades? Então toma esse tesouro grátis e se conforme!
Outra mecânica divertidíssima é a do Fatality – mais referências. Quando um inimigo está com a vida baixa, surge uma mensagem acima dele escrita “finish him”. Este é o melhor momento para finalizar o inimigo usando golpes especiais a fim de ganhar mais dinheiro. Caso consiga fazer isso em um amontoado de monstros, o resultado é um “massacre”, que é o Fatality múltiplo – garantindo mais dinheiro e itens.
A liberdade de escolha
Na contramão da maioria dos beat ’em up, Streets of Red nao é um jogo linear onde você segue por um modo história e vai ligando os pontos. Algumas fases são fechadas em formato de arena, já outras seguem um caminho direto da esquerda para a direita como jogos já conhecidos do gênero.
Alguns locais são apertados e, às vezes, com obstáculos que podem matar o personagem. Depois de derrotar todos os inimigos da tela, surge um chefão do local com o qual você precisará bater de frente.
Para os que estão acostumados com a fórmula clássica de beat ’em up side scrolling, talvez os cenários fechados incomodem. Portanto, o aviso foi dado! Gostei da proposta justamente por criar essa alternância.
Quando vencemos uma fase, podemos escolher a próxima para onde seguir. Não existe uma sequência correta e obrigatória, então a liberdade deixa a escolha nas mãos de quem está jogando.
Ao fim da sequência de fases escolhidas e vencidas, você chega ao último cenário do jogo. Ou seja, seu caminho nunca precisa ser igual, e muito menos com um mesmo personagem.
Deslizes
Estranhamente não podemos pegar os itens no chão após matarmos o chefão. Por diversas vezes venci a fase e, após surgir o “victory” em minha tela, o personagem se mantém comemorando mas não é possível pegar nada ali.
Já no campo da acessibilidade, Streets of Red não é um jogo tão fácil se jogado sozinho. Até mesmo na dificuldade mais baixa ele pode ser consideravelmente desafiador, ainda mais com o sistema de morte permanente.
Apesar de haver um modo cooperativo, não existe uma forma de jogar online. Hoje em dia, vários indies menores – e menos polidos – possuem uma forma de jogar pela internet, então acho que não existe justificativa mais para a falta deste recurso.
Por fim, não há muito fator replay uma vez que você libera todos os personagens. Veja bem, eu especifiquei que é a partir do momento que você libera todos os personagens jogáveis. Por isso, até lá, você vai ter gastado boas horas com o jogo em si – confie em mim.
Ah, mas caso você seja alguém louco por conquistas, vai querer terminar o modo arcade (ou jogar o sobrevivência) várias vezes para completar o seu quadro de conquistas internas que o jogo oferece.
Qualidade, bom humor e referências
Streets of Red é um jogo completíssimo para até 4 jogadores. Tudo é bem polido, tem alta qualidade, um excelente bom humor e demonstra que foi feito por quem entende de videogames – principalmente por quem ama jogos do gênero beat ’em up.
Ainda me pergunto como foi possível encaixar tantas referências. É sério.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores