Stikbold! é o famoso jogo de queimada, onde consiste acertar os adversários com a bola para figurativamente “queimá-los” e eliminar todos da partida.
Com um formato levemente diferente do que conhecemos em territórios brasileiros, o jogo se concentra num campo circular e não possui os queimados em modo de espera fora do campo. Confira abaixo nossa análise da versão Deluxe para Nintendo Switch.
Desenvolvimento: Game Swing
Edição: Game Swing
Jogadores: 1-6 (local)
Gênero: Esporte, Party, Multiplayer
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: 1.5 horas (campanha)/ 11 horas (100%)
O ponto forte
Se tem algo que adoro saber que existe num jogo deste gênero é uma campanha multiplayer cooperativa. Adoro jogar um modo história com alguém me ajudando, e Stikbold! me surpreendeu ao oferecer essa possibilidade. Normalmente jogos deste estilo tem um modo com amigos, porém apenas versus e afins.
Ah, e se você tiver prestado atenção na ficha técnica ali em cima vai perceber que está descrito um suporte para até 6 jogadores – inclusive com joycons destacados na horizontal no Switch. Sim, eu disse SEIS JOGADORES. Você vai precisar de uma galera pra conseguir este feito, mas garanto que a bagunça vale a pena. Preciso também dizer que esta quantidade de jogadores está disponível exclusivamente para a versão deluxe de Stikbold.
Humor pastelão
O bom humor que existe em Stikbold é sem igual, as histórias são contadas por linhas de diálogo, fazendo uso de caretas, gesticulações e gemidos, e tudo funciona extremamente bem.
Cada “quadra” para travar as batalhas também são bastante temáticas e contextualizam com a história. Em certos momentos você vai jogar queimada na beira da praia contra motoqueiros, já em outros nas plataformas em alto mar contra uma gangue de baleeiros. Além de cenários visualmente diferentes, muitos deles possuem jogabilidades únicas com objetos para se esconder atrás ou elementos do ambiente que tentam se intromoter no jogo.
Diversão sem fim
Alguns modos adicionais estão presentes no jogo como um extra e cumprem muito bem o trabalho de prolongar a diversão usando o gameplay já existente.
Um destes modos é o Wheel of Rumpus, um tipo de “Roda a Roda Jequiti”. Cada local da roda apresenta um desafio a ser cumprido, o que torna o jogo mais competitivo com o objetivo de arrecadar pontos para ganhar a partida no final.
Ja no Quick Match temos o Time Contra Time, modo Cada Um Por Si e os minigames. Dentro destes minigames existe o Handyball, um jogo de queimada com gols, o Pop pop, onde você precisa manter sua bola de praia segura sem estourar, Crate Escape, que também exige fazer gols mas empurrando as caixas do cenário as usando como bola, e Rainbow Rumpus, uma quadra cheio de perigos onde vence quem ficar vivo. Todos estes modos felizmente podem ser jogados com bots ou amigos.
Decisão estranha
Apesar de tantos elogios o jogo infelizmente faz uma separação entre jogar sozinho e cooperativo no modo história, mantendo o segundo jogador vinculado ao slot de salvamento que você iniciou jogando com ele.
Ou seja, você precisa ter uma campanha exclusivamente iniciada com 2 ou mais jogadores, e não pode continuar ela sozinho quando desejar. Se quiser mudar e continuar o progresso – como single player – a partir de onde estava com seus amigos, pode esquecer.
Em relação à história, ela é bem curta se não se preocupar com todos os objetivos secundários nas fases além da vitória. Portanto, se você simplesmente deseja terminar o modo principal e conhecer o enredo, levará nada menos do que de 2 horas.
Um jogo praticamente obrigatório
Stikbold é sensacional, indicado para quem quer jogar sozinho ou com amigos. É realmente difícil encontrar algum defeito com tanto conteúdo disponível em um título do gênero esporte.
Porém, o pior defeito de Stikbold é também seu maior acerto: o modo para 6 pessoas. É divertido pra caramba, mas bastante difícil reunir tanta gente ao vivo. Quem sabe um dia não possam incluir um modo online?
Este review foi feito usando uma cópia para Switch cedida pela Game Swing