Super Mario Maker 2 chegou depois de muito tempo após a considerada morte do Wii U. O primeiro jogo, na época, foi lançado nas plataformas 3ds e Wii U e ficou preso por muito tempo nestes consoles. Finalmente, anos depois, os fãs receberam a segunda versão com várias melhorias, recursos e, infelizmente, um título que poderia ter sido bem melhor se não cometesse tantas falhas amadoras.
Desenvolvimento: Nintendo
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Plataforma, Ação
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 7 horas (campanha)/ 13 horas (100%)
O fazedor de Mario
Um dos maiores elogios dignos à franquia Mario sempre foi seu incrível level design, que ensina o jogador aos poucos através da própria fase. Os jogos 2D do encanador bigodudo sempre inseriram muito bem o jogador aos poucos em suas mecânicas, de forma que se torna possível aprender com seus erros rapidamente.
Por isso, um dos maiores desejos dos fãs do personagem mais famoso do mundo dos games provavelmente sempre foi ter a liberdade suficiente para construir seu próprio jogo do mascote da Nintendo.
Apesar disso ser genial, se torna falho se não for muito bem executado, e por isso talvez eu considere este jogo apenas um Super Mario Maker 1.5, e não uma sequência de fato.
Adições e melhorias
Em relação ao primeiro jogo, existem várias coisas que apenas somam ao fator diversão que Super Mario Maker 2 proporciona. A primeira e não tão “uau” foi a adição de Super Mario 3D World e seus elementos. Podemos criar fases com o estilo de gameplay (sim, a roupa de gatinho está presente também) e level design do jogo que fez sucesso no Wii U, porém tudo numa abordagem 2D. Considero um desperdício, visto que Super Mario 3D World era incrível e criações em 3D seriam revolucionárias se tivessem vindo neste segundo Mario Maker.
A segunda delas é o incrível – na teoria – modo online. Quantos jogos principais da franquia Mario você pode jogar através da internet até hoje? Os jogos Mario do Nintendo Switch online não contam já que não é um multiplayer simultâneo, portanto finalmente existe essa possibilidade em Super Mario Maker 2.
Apesar de ser uma novidade interessante e empolgante, em seu lançamento o jogo veio sem a possibilidade de jogar com amigos. Foram vários meses de espera para finalmente chegar o recurso através de uma atualização.
Mesmo depois de ser possível jogar com pessoas que você conhece em vez de apenas com estranhos pela internet, a conexão possui um lag absurdo. Acredite, é muito “oito ou oitenta” você conseguir jogar alguma partida de fato sem assistir uma apresentação de slides. Confesso que pude jogar algumas várias vezes sem problemas, mas curiosamente o jogo não tem uma inteligência que filtre o matchmaking por região ou um bom ping – ou pelo menos não está claro..
Chegada a atualização, pude jogar com amigos através da criação de salas, porém há uma grande limitação em apenas escolher um modo coop ou versus, que supostamente era para surgir fases com este marcador, o que não acontece e o jogo acaba te jogando em criações controversas. Outra limitação ficar por conta da falta de uma lista de fases para escolher, restringindo tudo à uma aleatoriedade na hora de jogar o multiplayer com amigos, sem uma pesquisa adequada.
Aliás, não se anime tanto. Se você, assim como eu, desejava este jogo porque queria se divertir com familiares de forma local ao mesmo tempo em que jogam com amigos no online, pode parar sua empolgação por aí. Como outros jogos da Nintendo, Super Mario Maker 2 curiosamente não permite que duas pessoas vão ao modo online no mesmo console.
O que chega a ser ridículo, já que games como Super Mario Kart 8 Deluxe fazem isso há vários anos muito bem. Até mesmo jogos indies possuem este recurso, e até vinculam o segundo jogador a um perfil existente no console.
Outro problema fica por conta de não ter como reportar pessoas com quem você acabou de jogar no online, então é comum se irritar com trolls que entram na partida apenas para atrapalhar e te jogar em buracos. Não existe um sistema de votos nem nada para expulsar o indivíduo, transformando a diversão numa grande bagunça.
Como um extra, recentemente também foi adicionado o Link de The Legend of Zelda como um elemento de powerup do jogo, onde o personagem pode pegar a Master Sword e se transformar no personagem. O gameplay sofre algumas variações, fazendo uso do ataque com a espada, um golpe se jogando de cima para baixo, e o arco e flecha que é útil para pegar moedas em locais complicados.
Atualização World Maker
Recentemente o jogo recebeu uma atualização que adiciona a possibilidade de criar mundos, com aspectos visuais semelhantes (no mapa) ao queridíssimo Super Mario World. A novidade atiçou muitas pessoas a se arriscarem comprando o jogo, e o recurso realmente é um ótimo chamariz, mas possui várias ressalvas.
Apesar de ser bastante interessante e dar um senso de progresso ao jogo – algo que não sentimos simplesmente jogando fases aleatórias -, persiste um sentimento de que aquilo nada mais é do que um apanhado de criações avulsas de um usuário, com uma interação através de mapas para maquiar a estrutura superficialmente criada.
Isso se deve ao fato de que há como criar fases de vários temas e gerações diferentes da série Mario, por isso é raro encontrar uma consistência nas criações alheias pela comunidade.
Não há mais uma vez a função de pesquisa, o que me faria querer jogar apenas mundos com o tema Mario Bros 3, por exemplo. Até encontrei criações bem fiéis ao level design dos jogos Mario, mas tive que procurar por conta próprio em fóruns do Reddit.
Também não é possível escolher o personagem preferido caso resolva optar pelo multiplayer local – na verdade, em nenhum modo além do single player.
Falando nisso, o recurso de criação de mundos parecer ter sido feito de forma bem às pressas, tendo apenas uma interface onde selecionamos ou atualizamos a lista de mundos aleatoriamente, sem opção de filtros ou qualquer coisa que o torne mais detalhado ou que tire essa cara de que falta polimento.
Ah, e também não há uma forma de baixar os mundos completos para jogar de forma offline. Descobri isso da pior forma possível: ficando sem internet por uma noite toda.
Pelo menos tem um modo história
Por fim, temos o modo história, algo provavelmente secundário na opinião da maioria. Em Super Mario Maker 2 precisamos dar uma mão aos Toads do reino do cogumelo a fim de construir novamente o palácio de Peach através das moedas adquiridas nas fases.
Tudo acontece de forma imersa na história, fazendo com que Mario se aventure em criações dos próprios desenvolvedores, passando por vários jogos do encanador de diferentes gerações.
O maior pecado aqui é a falta de um cooperativo, restringindo a história totalmente ao single player sem um motivo plausível. Fica sendo uma grande perda do apelo, já que New Super Mario Bros U Deluxe tem a mesma base de jogabilidade e permite até 4 jogadores na mesma tela.
A justificativa provavelmente seria que as fases foram criadas pensando em apenas um jogador, mas será que ninguém se lembrou de que dois ou mais personagens na mesma tela no modo história não seria mais cativante ou que o público desejaria isso? O recurso já existe há mais de anos, desde o Nintendo Wii. Por que retirar agora?
Um jogo só para alguns
Super Mario Maker 2 é um “fazedor de Mario”, como o próprio título deixa claro. A verdade é que nem todo mundo vai ter paciência para criar fases, por isso a preferência pode acabar sendo a mesma que a minha: modo história e o multiplayer com amigos.
Como estes dois não funcionam de forma tão inteligente ou que sustente completamente o gameplay, se você não for do tipo que gosta de ficar criando fases, pense bem antes de se arriscar em adquirir Super Mario Maker 2.
O jogo acaba sendo algo mais voltado para um nicho com força de vontade em criar coisas e mostrar ao mundo, mas sem um apelo tão grande em aspectos que deveriam ser óbvios ou funcionar melhor do que, no fim, funcionam por aqui. Felizmente, algumas atualizações melhorariam e muito o jogo como um todo, basta a Nintendo querer.
Além disso, parece que muitos elementos foram reaproveitados do jogo anterior, e muitos assets deixam a impressão de terem sido trazidos de forma pronta dos títulos existentes. Super Mario Maker 2 deixa um sentimento de algo requentado, com pouco esforço investido e muita falta de planejamento.
Esta review foi feita com uma cópia de Switch adquirida pelo autor
Revisão: Samuel Leão