Como uma edição comemorativa após muitos anos sem dar as caras no mundo dos games, Super Monkey Ball retorna através do nome Super Monkey Ball Banana Mania para marcar uma nova geração de jogadores. O quanto esses macaquinhos fofos conseguem cativar a nova legião de fãs?
Desenvolvimento: Ryu Ga Gotoku Studio
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Plataforma, Arcade, Party, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataforma: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 6 horas (campanha)/20 horas (100%)
Coletáveis e obstáculos
Caso você não seja familiar com a série, Super Monkey Ball se trata de um jogo com foco em coletáveis e, de certa forma, corridas com macacos dentro de bolas gigantes, as quais servem como veículos para que os animais saiam rolando até o objetivo. A missão principal é chegar até o portal de ponto final da fase em questão, além de coletar o máximo de moedas no cenário. Ambas ações nos recompensam com mais dinheiro interno do jogo para ser gasto na lojinha, a fim de comprar itens cosméticos e até mesmo personagens icônicos da SEGA como Sonic e, recentemente, o incrível Kazuma Kiryu de Yakuza.
No menu principal encontramos alguns modos de game, e dentre eles o principal que é o Main Game. Aqui, existe um submenu com vários outros modos internos, como o Story Mode que conta com cerca de 100 fases ambientadas nos mais diversos cenários; os Challenge Mode que nos colocam em cenários do Super Monkey Ball 1 e 2, além de permitir a seleção de dificuldade da pista; o Practice que serve para treinar sua habilidade na bola; e finalmente o Special Mode que apresenta modos únicos que podem ser desbloqueados na lojinha, como o DX Mode com fases de Super Monkey Ball Deluxe, Reverse Mode e suas fases invertidas, fora filtros visuais e uma função de pulo – que transforma completamente a jogabilidade.
E falando em loja, lá também há personalização para todos os personagens selecionáveis do jogo, além de diferentes esferas para comprarmos, contendo variações malucas como bola de futebol e basquete. Infelizmente, os personagens especiais comprados não podem ser usados nos modos extras disponíveis, mas apenas nas opções debaixo do Main Mode. Isso é uma pena, já que os minigames são sensacionais e seria muito bacana ver Sonic e outros jogando contra os macaquinhos.
Modos adicionais incríveis
Apesar do jogo principal ser bastante divertido e desafiador, certamente o que roubou a cena para mim foi o Party Games. Nele, podemos disputar com até três amigos no mesmo console entre os mais variados tipos de jogos rápidos e descontraídos, sendo os seguintes: Monkey Race, basicamente uma corrida; Monkey Fight, em que usamos uma máquina de soco para arremessar adversários para fora do ringue; Monkey Target, no qual flutuamos para coletar itens utilizando nossa esfera que se abre e se torna uma espécie de asa; Monkey Billiards, um jogo de sinuca; Monkey Bowling, que é um boliche com a possibilidade de movimento a bola; Monkey Golf, para dar uma de Tiger Woods; Monkey Boat, que é a canoagem no rio; Monkey Shot, para atirar em inimigos que surgem na tela; Monkey Dogfight, uma batalha em céu aberto; Monkey Soccer, em que jogamos futebol dentro das bolas; Monkey Baseball, o famoso beisebol americano; e Monkey Tennis, cujo nome fala por si só.
Com todos esses insanos modos adicionais que podem ser jogados em até 4 pessoas com regras totalmente personalizáveis, a diversão será expandida absurdamente e garantirá várias horas de diversão. Vale dizer também que todos esses minigames suportam o Joy-con destacado na horizontal, então apenas dois pares são o suficiente para fechar um grupo completo. Porém, é importante ressaltar que apenas os seis personagens principais estão disponíveis nesses modos.
Uma nova mania
Super Monkey Ball Banana Mania é um produto bastante único e carismático, que foca num modo bastante inusitado de coletar itens dentro das fases enquanto rolamos dentro de uma esfera com macacos. Mesmo que o game principal seja o principal atrativo, definitivamente o Party Mode e seus 12 minigames são o ponto mais alto de diversão. Mesmo assim, isso depende do seu gosto ou apego à franquia, a qual agora retorna para marcar mais uma geração de jogadores e cativar seus antigos fãs. Quanto a mim, agora me tornei um apreciador dessa série de macaquinhos.
Cópia de Switch cedida pelos produtores