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Review The Mobius Machine (PS5) – Metroidvania com potencial mas acaba escorregando

The Mobius Machine é um metroidvania ambientado em um planeta inóspito onde sua nave caiu – um tema familiar nesse gênero. Apesar de ter uma jogabilidade e combate bem feitos, o level design e ritmo do jogo podem comprometer a diversão.

Desenvolvimento: Madruga Works
Distribuição: Madruga Works
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, aventura
Classificação: 12 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series S/X
Duração: 18 horas

Atirar e explorar

Os monstros também possuem poucas variações

Em The Mobius Machine, o jogador controla um astronauta que busca uma forma de escapar de um planeta habitado por criaturas e robôs que querem te matar. A história é bem minimalista e contada por algumas cenas muito esporádicas, sendo a gameplay claramente o foco aqui.

Ao sair da sua nave e iniciar a exploração, você conhece suas habilidades básicas. A principal é sua arma laser, que pode ser disparada em qualquer direção, controlado pelo mouse ou pelo analógico direito. Novos tipos de tiros vão sendo adquiridos ao longo da exploração e você pode equipar dois simultaneamente, cada um disparado por um dos botões de gatilho. Como todo metroidvania, novas habilidades são adquiridas ao longo do caminho, permitindo alcançar novos lugares e abordar os inimigos de diferentes formas. Você também pode pular e vai adquirindo outras habilidades, como um dash e a capacidade de nadar.

Ritmo e level design problemáticos

Não há também um controle da porcentagem já explorada
Mapa é grande mas faltam coisas básicas como uma legenda

Temos um grande mapa interconectado para ser explorado, mas aqui começam os problemas do game. O mapa não é muito bem “encaixado”, o que faz com que a exploração não seja divertida em vários momentos, obrigando o jogador a refazer diversas áreas para ir até alguma outra e torcer para que o próximo passo para avançar na campanha esteja lá. Você acaba andando muito, de forma repetitiva, pelos mesmos cenários. Por várias vezes, você pode morrer muito longe do último save point, tendo que repetir diversos momentos, incluindo seções de plataforma nas quais é muito fácil cair e ter que refazer um caminho enorme – e você precisa voltar lá, pois o game tem a mecânica de seu dinheiro ficar no local em que você morre.

Algumas vezes, eu encontrei uma nova área e segui pelo mapa, mas, após momentos divertidos de exploração, acabei chegando em uma área que já tinha visitado antes, apenas conectando o mapa e sem conseguir de fato avançar. Isso é bem frustrante, ocorre com alguma frequência e fica ainda pior, dado que os pontos de transporte rápido são extremamente escassos.

Habilidades divertidas, mas mal distribuídas

Mas só se tornam boas mesmo após a obtenção do dash submarino
Partes na água são interessantes

O ritmo do jogo também não é bem calibrado. Você adquire algumas habilidades no começo da campanha, mas passa várias horas sem encontrar nenhuma nova, enquanto anda pelo mapa procurando onde pode explorar novas áreas. Esses problemas são amenizados na metade ou terço final do jogo, quando a experiência se torna legitimamente boa, mostrando que o game tem mais potencial do que foi entregue. Mas senti que é preciso uma persistência para chegar lá, que não deveria ser necessária.

Boa apresentação e itens para se buscar

As habilidades especiais são adquiridas após vencer os chefes
São poucos chefes mas as batalhas são boas

Os gráficos são simples mas bonitos e as animações são boas, mas é uma pena que os cenários variam muito pouco, sendo basicamente um enorme mapa se passando no mesmo ambiente com poucas variações, salvo algumas exceções. Espalhados pelo mapa, temos dois tipos de itens: recursos que criam e melhoram suas armas e habilidades (colete 3 para fazer um upgrade) e a moeda do jogo, que é utilizada junto com os itens para realizar os upgrades.

Em resumo, é um metroidvania simples mas divertido, dado que você tenha certa paciência. Faltam elementos de qualidade de vida de jogos de maior orçamento (o mapa sequer tem legenda!), mas o time de desenvolvimento se esforçou para entregar um jogo com algumas variações interessantes no gênero, como não haver um pulo duplo e outras habilidades clichês, incluindo algumas diferenciadas como o impulso na escada e o nado rápido.

Poderia ser melhor, mas vale para entusiastas do gênero

The Mobius Machine busca trazer novidades para o gênero metroidvania com um combate e exploração que podem ser divertidos, em volta de um level design que deixa a desejar. Para fãs do gênero, vale experimentar, já que você pode encontrar um jogo divertido se não se incomodar com alguns percalços.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Habilidades diferentes das tradicionais do gênero
  • Bons gráficos e animações

Contras

  • Ritmo ruim, principalmente no começo
  • Pode ser necessário repetir algumas áreas muitas vezes
  • Exploração não é recompensadora por vezes