Depois de desenvolver diversos jogos das franquias Worms e The Escapist, a Team 17 lançou a sua mais nova empreitada: Thymesia. O game mistura o combate do Soulslike, mas elimina a barra de stamina, enquanto exploramos uma ambientação muito bem feita. Isso acontece já que jogo tem um mundo envolto em caos e desespero e, cabe a Corvus, um herói desmemoriado, desvendar o que aconteceu ao Reino de Hermes.
Desenvolvimento: OverBorder Studio
Distribuição: Team17
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: 12 anos
Português: Nao
Plataformas: PS5, Xbox Series X/S e PC
Duração: 16 horas(campanha)
O Reinado de Hermes

No Reino de Hermes, a alquimia estava ao alcance de todos, desde os mais pobres aos mais ricos. Isso fez com que o reino prosperasse. Contudo, com o passar do tempo, o uso sem freio da alquimia cobrou o seu peso, levando aquele rico reinado a uma situação de desespero e calamidade. Uma estranha infecção tomou conta do local, trazendo consigo uma série de monstros.
Nosso herói é Corvus, o qual infelizmente não possui memórias. Ele pode pode usar os poderes da infecção em sua jornada para desvendar as verdades sobre o seu passado, e também salvar o reinado.
Durante a jornada, podemos encontrar alguns personagens que podem nos auxiliar em nossa missão, mas em sua grande maioria descobrimos os segredos através de diversos itens espalhados pelos mapas. Eles podem ser anotações em cadernos, pedaços de papéis perdidos no meio do lixo, mesas, e muitos outros. É dessa forma também que encontramos informações sobre receitas e outras informações.
Uma coisa bastante legal é que há muitos lugares escondidos para explorar. Seja escondido atrás de uma pilha de coisas que podem ser destruídas, ou então paredes falsas, portas que precisam de chave, e muitos outros. Por fim, preciso confessar aqui que alguns ambientes me deixavam com um frio constante na espinha, um sentimento ruim, e não sei explicar.
O poder da Praga

Corvus é o nosso grande herói. E apesar de não ter uma barra de stamina, similar à que vemos na franquia Souls, a própria descrição do game diz que ele é um Soulslike. E, pelo menos para mim, isso faz bastante sentido. Os inimigos comuns são razoavelmente fáceis, mas, entre os chefões e os mini-chefes, existem adversários únicos.
Por exemplo, há um lanceiro que me tirou a vida diversas vezes, mas depois de aprender o seu esquema, e seu alcance, finalmente consegui destruí-lo. Como recompensa,ganhei itens únicos, como aqueles usados para aumentar o número de poções, entre outros. Alguns inimigos podem derrubar também “pedaços de armas”, que podem ser usados para adquirirmos uma arma nova, como uma faca, ou aumentar os seus poderes.
Nosso espadachim consegue usar, basicamente, dois tipos de ataques: um com sua espada, o golpe normal, e um com uma garra, que “suga” a praga do inimigo. Ao dar pancadas, é possível ver o sangue caindo e uma barra colorida ficar ativa atrás. Quando damos o golpe forte, nossa garra pega essa energia e recupera os pontos de magia, por assim dizer. Além disso, com os pedaços de armas podemos criar novos equipamentos e ir equipando conforme a necessidade. Há facas, lanças, machados, e muitos outros.
Para subir de nível é necessário alcançar um ponto de descanso, e lá podemos adquirir uma série de talentos que podem ser mudados conforme a necessidade. Ou seja, se montarmos as habilidades de Corvus de um jeito, mas elas não estão funcionando direito, basta resetar tudo e distribuir novamente.
Um bom Soulslike
Thymesia é divertido. Seus ambientes são muito bem feitos e a vontade de explorar é constante. A não existência da barra de stamina durante o combate, pelo menos pra mim, foi um acerto imenso, já que ele ainda é desafiador. Os poderes são variados e ajudam bastante. Os gráficos não são os melhores da nova geração, mas os controles são maravilhosos e funcionais. Se você já é fã de Soulslike, dê uma chance para Thymesia.
Cópia de Xbox Series X cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong