Worms-Rumble-foto-de-capa

Review Worms Rumble (Switch) – Essa mistura não deu certo

Worms é uma franquia conhecida pelo seu humor misturado à sua jogabilidade estratégica, colocando dois ou mais jogadores para se enfrentar em um mapa com o objetivo de eliminar o time adversário. Worms Rumble tenta fazer algo novo para a série, misturando as minhocas com a jogabilidade de um Battle Royale, um tipo de jogo que vem fazendo sucesso ultimamente. O resultado? Um game que não é tão bom quanto aqueles nos quais ele tenta se inspirar.

Desenvolvimento: Team17

Distribuição: Team17

Jogadores: 1-32 (online)

Gênero: Ação, Estratégia, Multiplayer

Classificação: 10 anos

Português: Não

Plataformas: Switch, PC, Xbox One, PS4

Duração: 30 horas (online)

Um Battle Royale diferenciado

Customize sua minhoca do jeito que quiser

Jogos como Fortnite, Call of Duty: Warzone e Free Fire, são sucesso absoluto no gênero dos Battle Royale. Oferecendo um ou mais mapas, esses games permitem que um grande número de jogadores se enfrentem com armas encontradas pelo local, e cada morte seja a final. Com partidas rápidas e permitindo jogar em grupos de amigos, tais games são perfeitos para uma jogatina descompromissada.

Worms Rumble tenta imitar o gênero da sua própria maneira sem tentar esquecer da base já criada pela franquia. Em vez de um grande mapa aberto, os combates são em arenas fechadas com uma jogabilidade 2D, o limite de minhocas é de 32 por embates, e armas e itens são baseados nos tradicionais armamentos da série. Skins e outros cosméticos são apenas acessórios que não modificam muito o modelo base das minhocas.

Contudo, a parte estratégica que fez os jogos anteriores ficarem conhecidos não está presente em Rumble. Com o intuito de agradar os fãs de Battle Royale, a Team17 retirou qualquer necessidade de se planejar o que fazer a seguir. Basta achar armas e partir para cima dos seus oponentes.

A jogabilidade 2D é similar aos clássicos

Infelizmente, por causa de certas decisões adicionadas ao design de Worms Rumble, ele sofre bastante tentando ser algo que a série não está acostumada a ser. Alguns problemas são: a decisão de manter a visão 2D tradicional, pouca resposta visual – ou sonora – de suas ações e exagero em certos efeitos que mais atrapalham a ação do que ajudam.

São poucos modos disponíveis para jogar, com eles sendo: Team Deathmatch, Standard Deathmatch, Last Squad Standing e Last Worm Standing. Desses quatro, apenas dois deles possuem o tradicional elemento de um Battle Royale, em que morrer uma vez significa o fim da partida, com outros agindo mais como tradicionais modos multiplayer ao competir pelo maior número de pontos em um certo limite de tempo.

Worms só que mais desengonçado

Isso é algo que o jogador verá bastante, principalmente no ínicio

Worms Rumble ainda se baseia na jogabilidade da franquia Worms, enquanto remove qualquer momento de pausa que estava presente na fórmula. As minhocas podem rastejar, pular e rolar como uma forma de acelerar sua movimentação. Saltar de uma longa altura ainda tem efeito de queda na animação dos personagens, e o pulo ainda é meio duro e reto.

Ademais, Worms Rumble adiciona algumas novas opções de movimentação para as minhocas. Agora é possível pular entre paredes, igual a jogos como Mega Man X, para, assim, escalar lugares mais altos.

O combate é em tempo real com jogadores atacando uns aos outros sem pausa. Além de possuir um ataque de curta distância, acessado pelo botão B, é possível adquirir armas e granadas e utilizá-las para atacar os oponentes.

O novo game tenta unir o estilo clássico com battle royale mas acaba falhando

Todo o armamento tradicional da franquia retorna aqui, e metralhadoras e lançadores de foguetes, por exemplo, podem ser adquiridos pelos jogadores. As armas mais esquisitas também voltam, como o disparador de ovelhas explosivas e a lendária granada sagrada. Os fãs ficarão felizes ao saber que cada item mantém o seu efeito sonoro clássico.

O maior problema dos armamentos é como são utilizados. Worms Rumble utiliza um sistema de mira manual bem simples, com um retículo indicando a direção que o jogador está apontando a arma. Tecnicamente, tudo que se encontra naquela direção é atingido pelos projéteis disparados. Contudo, não é bem isso que funciona, e muitas armas acabam sendo bem mais inútil que outras por causa disso.

Pistolas e metralhadoras, que disparam apenas um simples projetíl, acabam sofrendo pela falta de uma opção melhor para mirar. Assim que um inimigo pula ou está em uma superfície um pouco mais baixa que o jogador, ele se encontra seguro dos disparos. 

As armas clássicas retornam aqui

Já lançadores de foguetes e granadas são bastante úteis pois seus projéteis causam um bom dano em uma grande área. Como a maior parte das arenas apresentam locais apertados, mesmo se o jogador errar o tiro, a explosão resultante do impacto ainda conseguirá acertar qualquer oponente próximo.

As explosões continuam tendo efeitos bem grandes como nos games antigos da série. Infelizmente, por conta de toda a ação presente no título, elas, em maior escala, acabam atrapalhando bastante a jogabilidade, desnorteando jogadores e incomodando a visão que já é um pouco complicada em condições normais.

Cada personagem tem uma barra de vida que pode ser restaurada utilizando kits médicos. Além disso, é possível achar escudos que protegem contra foguetes e armadura para aumentar as chances de sobreviver.

Um jogo que sofre com decisões ruins de design

Quase não dá para enxergar as minhocas no meio da ação

Worms Rumble é um jogo 2D com visuais 3D bem simples e uma péssima opção de câmera. O espaço de visão é enorme mostrando bem a arena, contudo, os personagens ficam muito pequenos e muitas vezes é quase impossível enxergá-los e distinguir o que está acontecendo no meio da ação.

Os modelos das minhocas são bem simples e não parecem ser algo que você espera em um console novo. Worms Rumble oferece opções extras de design com cores, chapéus e óculos podendo ser adquiridos tanto comprando com moedas dentro do jogo ou com pacotes extras através da Nintendo eShop.

Os efeitos sonoros também são bem simples e muitos são reutilizados dos Worms anteriores. É possível alterar a voz do seu personagem e do comentarista, podendo até mesmo habilitar o antigo narrador da série como uma das opções.

Ao menos dá para desbloquear novas roupinhas

Não existem lobbies específicos no online. Só é possível se juntar a uma partida através da opção de busca, e infelizmente ela não funciona muito bem. Eu sofri com problemas para jogar partidas consecutivas, com o servidor tendo problemas de conexão sempre que eu tentava procurar outra batalha após terminar uma. O matchmaking também é bem ruim. Nas vezes em que joguei sem estar em sala cheia, que foram muitas, um dos times possuía bem mais personagens do que outro. O resultado foram partidas bem desequilibradas.

Contudo, nem tudo tem defeitos. Worms Rumble é um dos poucos jogos da plataforma que permitem crossplay com outros consoles e PC. A opção já vem ativada de início o que ajuda a conseguir partidas mais rapidamente, porém, é possível desativá-la caso queira ficar apenas enfrentando adversários do mesmo console.

Era melhor ter ficado da forma tradicional

Worms Rumble é uma tentativa de revitalizar a franquia Worms e buscar o público presente nos grandes sucessos do gênero Battle Royale. Apesar de receber atualizações constantes,  ele peca bastante no quesito diversão e acaba por bagunçar demais o que deveria ser algo simples e fácil de se fazer.

Fãs tradicionais da série com certeza se sentiram desapontados com o resultado final apresentado. Uma mistura da fórmula da franquia com uma pitada de elementos Battle Royale poderia funcionar se fosse bem investido pela Team 17. Infelizmente, este não é o caso aqui e Worms Rumble acaba se tornando apenas mais um game que tentou copiar o que fazia sucesso, sem saber como se diferenciar.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Worms Rumble

5

Nota Final

5.0/10

Prós

  • Humor da série continua presente
  • Jogabilidade simples

Contras

  • Camera terrível
  • Matchmaking péssimo
  • Falta dos elementos tradicionais da série deixam as coisas desapontantes
  • Problemas com o servidor são bastante comuns