TMNT Mutants Unleashed capa

Review TMNT: Mutants Unleashed (Xbox Series S) Diversão decente, falhas evidentes

Após alguns fracassos consecutivos, a franquia TMNT (Tartarugas Ninja) retorna com um jogo de beat ‘em up que mistura mecânicas de RPG e várias cutscenes que interrompem o ritmo da gameplay. Mas será que isso é bom ou ruim? Vamos descobrir nesta análise.

Desenvolvimento: AHEARTFULOFGAMES
Distribuição: Outright Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Aventura, Simulação
Classificação: 10 anos (violência fantasiosa)
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, PC
Duração12 horas (campanha)/17 horas (100%)

Uma história baseada no último filme das Tartarugas Ninja

Aqui, as tartarugas já estão indo à escola
Aqui, as tartarugas já estão indo à escola

Após um caos inevitável causado em Nova York por um grupo de mutantes chamado Mewbies, que invadiram a cidade depois de um vazamento do líquido Ooze no oceano, nossos quatro heróis saem em busca de respostas.

Cada vez mais nova-iorquinos estão iniciando protestos anti-mutantes, que explodem pelas ruas, como reportado nas notícias de última hora. As Tartarugas descobrem que Rocksteady e Bebop estão dispostos a cooperar com eles para localizar a raiz de toda essa confusão. O jogo serve, na prática, como uma sequência do filme Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem, lançado em 2023.

Mecânicas de jogo e combate

Upgrades marcam presença
Upgrades marcam presença

O gameplay é baseado em esmagar botões — X e Y no Xbox — para realizar combos e derrotar inimigos, que aparecem em ondas e, na maioria das vezes, são introduzidos por cutscenes. Também é possível desviar de ataques e usar golpes especiais, que permitem chamar seus irmãos tartarugas para ajudar com itens ou ataques de suporte que atingem a tela inteira.

Jogar no modo cooperativo com um segundo jogador é muito mais fácil do que tentar se proteger sozinho, o que frequentemente expõe o personagem aos ataques inimigos. Embora o modo cooperativo pareça ser a experiência desejada pelo jogo, jogar solo acaba sendo frustrante, já que os inimigos continuamente te acertam e derrubam sem trégua. Além disso, não há incentivo para usar os golpes desbloqueáveis, pois eles frequentemente deixam o personagem vulnerável.

Algumas falhas básicas

Jogar em co-op mostra os problemas da câmera terrível
Jogar em co-op mostra os problemas da câmera terrível

Entretanto, mesmo no cooperativo, a câmera é um grande problema. Ela constantemente perde o foco nos jogadores e “mata” quem sai da moldura, o que pode tornar a experiência, no mínimo, desagradável. O segundo jogador também é limitado em algumas ações, como interagir com elementos do cenário, abrir portas ou usar tirolesas.

Outro ponto negativo é a quantidade de cutscenes antes de quase todos os combates. Cada uma leva cerca de 3 segundos para começar a luta, o que se torna cansativo rapidamente. Pior ainda, elas não podem ser puladas, o que considero uma falha de UX bastante amadora.

Exploração e missões secundárias

Jogabilidade 3D de esmagar botões
Jogabilidade 3D de esmagar botões

Do ponto de vista do RPG, TMNT Mutants Unleashed incentiva a exploração da cidade e a interação com NPCs. Essas conversas desbloqueiam novas habilidades na lista de upgrades na base das Tartarugas. Esses movimentos e habilidades podem ser comprados com pontos de XP, adquiridos ao derrotar inimigos e cumprir missões na área de Desafios do Dojo. No entanto, os desafios não são tão divertidos quanto as missões principais, já que, no final, se resumem a sessões de ataque contra o tempo para eliminar o máximo de inimigos possível.

Reiterando o que foi mencionado acima, no modo cooperativo, apenas o primeiro jogador pode interagir com elementos do cenário, enquanto o segundo jogador fica limitado ao uso do smartphone durante os momentos de exploração. Apesar de ser uma prática comum em jogos, isso tira a importância do segundo jogador, reduzindo-o praticamente a um espectador.

Uma diversão mediana em um brawler abaixo da média

TMNT Mutants Unleashed é um beat ‘em up 3D capaz de proporcionar momentos de diversão, mas não se destaca em termos de jogabilidade ou inovação. E isso sem nem mencionar a péssima câmera no modo cooperativo, que não consegue acompanhar os dois jogadores simultaneamente. Os elementos de RPG são interessantes, mas já estão saturados na maioria dos jogos do gênero. O melhor jogo das Tartarugas ainda é Shredder’s Revenge, e acredito que será difícil superá-lo.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

TMNT: Mutants Unleashed

5.5

Nota final

5.5/10

Prós

  • Direção de arte bem feita
  • Upgrades com combos desbloqueáveis
  • Trilha sonora bacana

Contras

  • Pouca variação estrutura de cenários
  • Câmera terrível no co-op
  • Jogar sozinho parece injusto
  • Cutscenes a todo momento
  • Co-op apenas para 2 pessoas