Review TOEM Capa

Review TOEM (Switch) – Uma jornada fotográfica

TOEM é um carismático game em que devemos completar missões utilizando nossa câmera e criatividade para solucionar puzzles. O visual em preto e branco pode enganar, fazendo com que pareça que toda a experiência é simples e pouco proveitosa. Fui enganado por essa percepção inicial, mas a curiosidade me permitiu enxergar um mundo colorido onde há apenas duas cores dicotômicas.

Desenvolvimento: Something We Made

Distribuição: Something We Made

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura, Puzzle

Classificação: Livre

Português: Não

Plataformas: PC, PS5, Switch

Duração: 3 horas (campanha)/6 horas (100%)

A expedição de sua vida

Depois de muitos anos de espera, o dia finalmente chegou. Sua avó vive lhe dizendo de como TOEM é um fenômeno indescritível, e você ainda se questiona o que seria isso. Agora, é a sua hora de partir nessa expedição e descobrir por conta própria. Então, ela te dá uma câmera e pede para que você tire uma foto para emoldurar e, assim, você parte com essa “simples” missão.

No decorrer dessa jornada, você irá conhecer distintos lugares, e em cada um deles uma quantidade de emblemas será requisitada para trocar por uma passagem de ônibus gratuita. Então, indivíduos dos mais distintos irão fazer pedidos. Conforme esses pedidos são atendidos, emblemas são recebidos e um novo local é desbloqueado para, no final, descobrir o que é esse bendito TOEM. 

Fotos e algumas outras maluquices

A câmera em ação.

A principal ferramenta para a resolução dos problemas encontrados nessa jornada, e concluir os pedidos dos NPCs, é a câmera. Nem sempre será necessário tirarmos fotos, mas é o pedido mais recorrente. Todavia, às vezes, utilizar uma peça de roupa específica ou recolher algum objeto perdido também pode resolver. Mesmo assim, vamos focar nas fotos.

Por mais que TOEM seja um game em 2D com uma câmera isométrica, nos momentos em que utilizamos a câmera fotográfica a perspectiva se transforma em 3D. Então, é possível dar uma olhada geral no ambiente de uma forma diferente. Fora isso, também podemos tirar selfies e modificar a expressão do pequeno fotógrafo que controlamos.

Os pedidos que recebemos são muito variados, e alguns deles possuem pequenas histórias por trás, que se estendem até o final de TOEM. Por exemplo, em cada área há escoteiros que dão desafios de fotografia, em que é preciso tirar fotos de situações ou objetos para completar. De igual forma, há uma missão em que precisamos encontrar um indivíduo misterioso, e o mistério da sua identidade persiste até o fim. 

Esses pedidos normalmente são bem simples, visto que precisamos apenas encontrar o alvo requisitado no local em que estamos. No entanto, o desafio começa quando é preciso explorar diferentes locais para concluir apenas uma missão, semelhante ao leva e traz de itens visto em franquias clássicas como Resident Evil. Ainda assim, a experiência é bem curta. Há uma coleção de fotos de animais a ser completada, e é o que mais amplia toda experiência.

Nem um pouco colorido, e tá tudo bem

TOEM talvez não seja o experimento mais colorido, mas isso não exclui o seu charme. A cada novo local que o ônibus nos leva, a música reforça a individualidade que estamos prestes a explorar. Então, mesmo com pressa em descobrir logo o que era o fenômeno TOEM, em muitos momentos, me peguei admirando tudo o que ocorria naquele local. As personalidade ali presentes, ou até os eventos consequentes de nossos atos, transmitem a sensação de que o importante não é o objetivo, mas sim a jornada até ele. 

Por mais que o fenômeno TOEM seja algo surpreendente e único nesse mundo em preto e branco, toda a aventura até ele é muito mais marcante. Essa jornada deve ser memorável e relaxante, por isso os desenvolvedores possibilitaram a escolha de músicas compostas especialmente para essa experiência. No fim, TOEM não se trata de um fenômeno especial, pois ele sempre estará ali. Não, TOEM é mais profundo, pois é uma expedição que você gostaria de esquecer só para viver novamente.

One Shot

Existem alguns jogos que por conta de sua essência são fenômenos criativos e profundos, e TOEM é um deles. O charme e a proposta simples fazem da experiência nessa expedição incolor única, sendo dito como One Shot, que não se vivencia duas vezes. Normalmente, essas experiências possuem um defeito em comum: sua duração. Entretanto, acredito que isso poderia ter sido contornado de forma inteligente, mas, infelizmente, isso não ocorre em TOEM.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

TOEM

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Tirar fotos é divertido
  • Puzzles elaborados
  • Visual interessante
  • Missões finais

Contras

  • Curto
  • Coleção de fotos de animais